O Hospital Oswaldo Cruz irá incorporar o Exame do Cremesp, a partir deste ano, para contratação de médicos em seu corpo clínico e como critério para seleção na Residência Médica. O acordo foi formalizado no dia 6 de maio, na sede da instituição, durante reunião de Bráulio Luna Filho, coordenador do Exame do Cremesp e diretor 1º secretário do Cremesp, e Joaquim Edson Vieira, professor de Anestesiologia da FMUSP, e membro da Câmara Temática de Avaliação dos Estudantes e Egressos do Curso de Medicina do Cremesp, com Paulo Vasconcelos Bastian, superintendente executivo; Mauro Medeiros Borges, superintendente médico; e Marcelo Sampaio, diretor clínico do Hospital Oswaldo Cruz.
O Exame, realizado há 11 anos, ganhou valor de mercado a partir de 2015, quando importantes instituições passaram a exigir a prova para ingresso em seus quadros de funcionários. Em concurso realizado em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo passou a exigir, dos médicos formados a partir de 2015, no Estado de São Paulo, a declaração de participação no Exame do Cremesp. Também utilizam o exame como um dos critérios de seleção de profissionais a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, as Unimeds de Ribeirão Preto, Santos, Jundiaí, Presidente Prudente, Botucatu, Bauru, Alta Mogiana (Orlândia, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Nuporanga e Ipuã) e Norte Paulista (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis), os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e outros membros da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
A prova também passou a integrar os critérios de avaliação para as seleções de Residência Médica nas faculdades de Medicina da USP (de São Paulo e de Ribeirão Preto), Unifesp, ABC, Santo Amaro (Unisa), PUC-Campinas, São José do Rio Preto, Santa Casa de SP e Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).
Recentemente, o secretário municipal de Saúde de Campinas, Cármino Antonio de Souza, manifestou apoio ao Exame do Cremesp durante encontro com o ex-presidente e atual 1º secretário do Cremesp, Bráulio Luna Filho, em 1º de abril de 2016. Na ocasião, Cármino destacou ser importante que a rede municipal de saúde adote a comprovação de participação no Exame do Cremesp como pré-requisito para a inscrição de concursos de seleção de novos médicos.
Foto: Cremesp
Tags: Exame do Cremesp, avaliação, Hospital Oswaldo Cruz, concurso, seleção, Residência Médica.
|