Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-10-2019
    Dia do Professor
    Cremesp presta sua homenagem aos professores de Medicina
  • 15-10-2019
    Emendas à MP 890
    CFM e Cremesp alertam sobre os riscos da flexibilização do Revalida para a sociedade
  • 11-10-2019
    Resíduos sólidos
    Prazo para cadastro de PJs que geram lixo na cidade de São Paulo se encerra no dia 31 de outubro
  • 09-10-2019
    Palestra em Sorocaba
    Causa básica da morte é item fundamental na Declaração de Óbito, observa presidente do Cremesp
  • Notícias


    03-05-2016

    Mauro Aranha

    A saúde em situação


    “Zelar pela assistência médica universal, integral e distribuída
    de forma equânime por todo o Estado é uma das mais
    relevantes missões deste Conselho”

     

    Amigo(a) médico(a), conforme prevê o regimento do Cremesp, acabamos de realizar novo rodízio na diretoria eleita para o período 2014-2018. Em votação direta, o corpo de conselheiros indicou meu nome para responder pela presidência nos próximos 15 meses.

    É uma honra e também um desafio representar você e os demais médicos de São Paulo à frente do Cremesp. Por esse motivo, faço questão de explicitar alguns compromissos que levarei adiante, em conjunto com a nova diretoria, para a valorização dos médicos, da Medicina e a qualificação do sistema de saúde e da assistência aos cidadãos.

    É prioridade manter e incrementar esforços por uma Medicina inclusiva, com acesso universal e igualitário, conforme os princípios do SUS. Exigimos e cobraremos das autoridades responsáveis planejamento e ação qualificada para a consolidação de um sistema eficiente e digno.

    Lamentavelmente, desde 2010, mais de 15 mil leitos públicos foram fechados no País. Como reflexo, vemos hospitais superlotados, com intermináveis filas de espera. Tal cenário afronta a dignidade humana e o direito social à Saúde, inviabiliza diagnósticos precoces e a aplicação de medidas preventivas e terapêuticas adequadas.

    Aliás, a gripe H1N1 volta a assolar o País. Enquanto no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, houve 141 casos graves relacionados ao vírus, até 26 de março de 2016 já tínhamos 440 quadros notificados. É preocupante a eclosão deste novo surto, num país já assolado pela crise crescente do financiamento de sua Saúde Pública.

    Zelar por, e garantir, uma assistência médica universal, integral e distribuída de forma equânime por todo o Estado é uma das mais relevantes missões deste Conselho. No âmbito da ética clínica, entendemos que o exercício médico deve ser pautado em boas práticas e no atendimento diligente e acolhedor. E que a intervenção profissional não deve se restringir ao tratamento da enfermidade, mas garantir a escuta e o cuidado ao sofrimento da pessoa por ela acometida.

    A Medicina é ciência da vida concreta. Os médicos, seus artífices, para exercer com excelência esse papel, necessitam de respaldo e reconhecimento. Faltam-nos ambos no Brasil de agora, crivado de intempéries políticas e escândalos de corrupção em todos os níveis e agravos econômicos e sociais, que nos dividem a todos e nos fragilizam enquanto nação.

    O Cremesp jamais aceitou situações semelhantes e não será desta feita que o faremos. A nova diretoria deixa aqui sua palavra de que trabalhará todos os dias, incansavelmente, pelo justo equilíbrio entre Medicina e sociedade. Aquela é patrimônio milenar da cultura humana; e esta, sua maior razão de ser.

     

    Mauro Gomes Aranha de Lima é presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

     

    Tags: saúdeSUSdignidadesistema de saúdeassistênciacidadãoinfluenza.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 41 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 489 usuários on-line - 41
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior