Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2025
    Fórum
    Cirurgiões plásticos debatem técnicas controversas em evento promovido pelo Cremesp
  • 11-04-2025
    Defesa das Prerrogativas e Ato Médico
    Cremesp se reúne com secretários da pasta de segurança do Governo de SP para iniciar projeto Muralha Médica e proteger o médico de agressões
  • 10-04-2025
    Formação médica
    Cremesp defende urgência em aprovação de projeto que torna obrigatório o exame de proficiência em Medicina
  • 04-04-2025
    RQE INTOCÁVEL! DECISÃO NACIONAL
    Cremesp derruba Resolução da AMB e garante validade do título de especialista
  • Notícias


    15-03-2016

    Recomendação

    Médicos devem orientar para realização de exames de hepatite B e C, sífilis e HIV


    Rosenthal e a jornalista Christiane Pelajo nos estúdios da Globo News
     

    Em entrevista ao programa Globonews, levado ao ar nesta terça-feira, 15/03/2016, Caio Rosenthal, infectologista e membro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), falou sobre a importância da recomendação aos médicos para incluir o teste de detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV a toda a população, já que estas doenças podem ser silenciosas.

    Para o especialista, os exames devem ser recomendados – nunca exigidos – a toda a população. “Temos que contar com o SUS e com os planos de saúde, além dos convênios médicos, para que entrem nesta luta”.

    Sobre a orientação para a detecção das doenças, Rosenthal ressaltou a posição do Conselho. “O Cremesp já fez esta recomendação em 2000 para a detecção de gestantes com HIV. Hoje, no Brasil, é obrigatório que todas as gestantes façam o exame de HIV. Esse procedimento é muito importante para os dois lados, tanto para a mãe quanto para o bebê”, explica.

     

    ASSISTA À ENTREVISTA DE CAIO ROSENTHAL,
    NA ÍNTEGRA,
    AQUI.
     

    Foto: Globo News


     

    Recomendação CFM nº 2/2016


    Com o objetivo de ajudar no diagnóstico precoce de doenças infectocontagiosas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) sugere, através da Recomendação nº 2/2016, que médicos orientem seus pacientes a realizarem os exames para detecção dos tipos de hepatite B e C, de sífilis e HIV.

    “No Brasil, cerca de 25% dos casos de HIV são diagnosticados quando o paciente já apresenta contagem de linfócitos CD-4 abaixo de 200 células por mm3, o que significa estado avançado de imunossupressão. É necessário facilitar a realização desses exames para aumentar a detecção em tempo oportuno dessas infecções, o que possibilitará a indicação do tratamento adequado rapidamente. Isso terá forte impacto na qualidade de vida daqueles que forem diagnosticados, contribuirá na diminuição do risco de transmissão e ajudará na prevenção contra o contágio direto”, argumenta o médico  infectologista Dirceu Greco.

    Nos Estados Unidos e na Comunidade Europeia, os serviços de saúde também orientam seus médicos a oferecerem testagem especial para o HIV.

    A Recomendação nº 2/2016, proposta pela Câmara Técnica de Bioética do CFM, é dirigida a todos os médicos. Entretanto, em nenhuma circunstância a realização dos exames será compulsória. Quando alguma dessas infecções for detectada, deverá ser feita notificação à Secretaria Estadual de Saúde, respeitando e garantindo, sempre, a privacidade, o sigilo e a confidencialidade.

     

    VEJA ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

     

    Tags: éticabioéticaprevençãosífilisHIVhepatiterecomendaçãoCFM.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 250 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 468 usuários on-line - 250
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.