Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-01-2025
    Guarulhos - prerrogativas
    Cremesp enfrenta novamente políticos que invadem hospitais e violam prerrogativas médicas e se reúne com médicos para adoção de medidas
  • 09-01-2025
    Serviços cartoriais
    Cremesp leva Unidade Móvel aos médicos dos hospitais de São Paulo
  • 09-01-2025
    Cerimônia
    Cremesp realiza primeira entrega de carteiras médicas em 2025 aos recém-formados
  • 08-01-2025
    CAMPINAS E REGIÃO
    Cremesp responde a abuso do poder público contra médicas em Campinas
  • Notícias


    10-01-2016

    Antirretrovirais

    Com aumento da adesão aos medicamentos, Brasil já atinge meta de supressão viral em 91% dos brasileiros adultos


    Em 2015, o Brasil registrou recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e Aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar, um aumento de 13% em relação a 2014. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Em seis anos o país praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais.

    Outro avanço importante é a supressão viral: 91% dos brasileiros adultos em tratamento há pelo menos 6 meses, já apresentam carga viral indetectável no organismo. “Isso significa que essas pessoas não mais transmitem o vírus para outras, e que os antirretrovirais fizeram efeito. É um grande avanço em termos de saúde pública, embora o uso da camisinha continue sendo preponderante para prevenir a contaminação”, frisou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita.

    Esses resultados comprovam que o Brasil já atingiu uma das três metas de 90-90-90, pactuadas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), que têm como objetivo testar 90% das pessoas vivendo com HIV e Aids, tratar 90% destas e que 90% tenham carga viral indetectável até 2020 em todo o mundo.

    “O número de pessoas em tratamento representa um recorde histórico. Nunca tanta gente começou a se tratar em um só ano. Isso significa que a campanha realizada pelo Ministério da Saúde no último ano, a #PartiuTeste, funcionou, assim como a campanha do Dia Mundial e as ações que desenvolvemos no âmbito do Programa Nacional de DST, Aids e Hepatite Virais”, comunicou Fábio Mesquita.
     


    CARNAVAL: Deixe a Camisinha Entrar na Festa

    A campanha de Carnaval deste ano, veiculada entre os dias 27 de janeiro e 6 de fevereiro, tem como slogan Deixe a Camisinha Entrar na Festa. Ela reforça o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e Aids, trabalhando a mensagem de prevenção nas ações pré-carnaval e durante as comemorações. A campanha ganhou diversas formas de circulação, entre elas: filme, jingle para rádios e versão estendida da música para os trios elétricos e carros de som. No total, foram investidos cerca de R$ 14 milhões na iniciativa.

    No filme, um ator fantasiado de camisinha (Homem Camisinha) ajuda seus amigos em situações icônicas de Carnaval, como ser convidado para uma festa e apresentar uma paquera. A ideia é mostrar que a camisinha faz a diferença e, assim, incentivar os jovens a se protegerem contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis em suas relações sexuais e lembra-los sobre a importância do uso de preservativos. Para as redes sociais, serão produzidos pequenos filmes registrando a atuação in loco do Homem Camisinha ao longo das comemorações.

    A partir da quarta-feira de Cinzas, serão distribuídos folhetos nos postos de saúde e outdoors sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Dessa forma, no período pós-Carnaval, o Ministério continuará incentivando a testagem e o tratamento para os casos de sorologia positiva.
     


    PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP)

    A PEP é um procedimento que evita a proliferação do vírus HIV, caso o medicamento seja tomado em até 72 horas após a exposição ao vírus, como por exemplo, nos casos de sexo desprotegido. O ideal, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, é que seu uso seja feito nas primeiras 2 horas após a exposição. Ao todo, são 28 dias consecutivos de uso dos quatro medicamentos antirretrovirais previstos no novo protocolo.

    Durante todo o ano de 2015, foram ofertados 42,3 mil tratamentos para PEP em todo o país, um crescimento de 48,7% em relação ao ano de 2014, quando foram dispensados 28,4 mil tratamentos.

    A partir desta quinta-feira, 28/01, entra no ar, no site do Departamento de DST, Aids e hepatites virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, uma nova área sobre Profilaxia Pós-Exposição (PEP) com informações customizadas para o usuário do SUS, profissionais de saúde e gestores estaduais e municipais. O conteúdo incluirá a lista das 515 unidades de saúde que ofertam a PEP.
     


    PRESERVATIVOS

    Em 2015, o Ministério da Saúde distribuiu 574 milhões de preservativos (552 milhões masculinos e 22 milhões femininos), superando os 443,8 milhões distribuídos em 2014. Desde novembro, o Ministério emitiu comunicado para que os estados se preparassem para o carnaval e por isso, foram encaminhados, apenas nos meses de novembro e dezembro, 123 milhões de camisinhas. Em janeiro deste ano, uma nova remessa com 31 milhões foi encaminhada.

    Durante o carnaval haverá distribuição de 5 milhões de preservativos em ações especiais nos blocos, em cidades como Recife, Olinda, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Ouro Preto. Também serão enviados a bares selecionados, dispensers com preservativos e cartazes para sinalização dos pontos de distribuição gratuita.
     


    A DOENÇA

    Atualmente a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,7 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 40 mil casos novos ao ano. Desde o início da epidemia de Aids no Brasil – em 1980 –, até junho de 2015, foram registrados no país 798.366 casos de aids.

     

    Fonte: Ministério da Saúde

    Tags: AidsHIVantirretroviraiscamisinhacampanhaCarnaval.

    Este conteúdo teve 34 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 476 usuários on-line - 34
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.