Luna Filho (ao microfone): "Este Conselho tem tradição em apoiar os
movimentos sociais, principalmente desencadeados por médicos"
Um grupo de 1 mil residentes se reuniu na Praça da Sé, por volta das 14 horas deste dia 15 de dezembro, para reivindicar melhores condições de trabalho, qualidade de atendimento no SUS e reajuste salarial. Os médicos vieram em passeata pelo centro da Capital paulista até a sede do Cremesp, onde foram recebidos pelo presidente, Bráulio Luna Filho, e pelos conselheiros Marcos Boulos e Nívio Moreira, que acompanhou o grupo por todo o trajeto.
Em frente ao prédio do Conselho, Moreira ressaltou que a plenária do Cremesp deu apoio irrestrito ao movimento, que julgou legítimo, ético e digno. Paulo César Rozental, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp), lembrou a situação do residente no contexto da “realidade de um sistema falido por incompetência e corrupção, que não privilegia a qualificação dos profissionais do SUS para o atendimento da população”, enfatizando que o movimento não se encerra nesta passeata.
Movimento Nacional
Rosental explicou que o ato faz parte do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica, fruto da associação da Ameresp com a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). “Agradeço aos residentes por este momento histórico, que contou com a presença de representantes da Capital e Interior do Estado na luta por melhorias nas condições da formação médica e de trabalho, sempre visando o atendimento dos pacientes”, disse. O movimento nacional respeita uma escala mínima de 30% do quadro nas unidades de urgência, emergências e UTIs, além dos plantões de intercorrências nas enfermarias.
Durante a reunião com os residentes, Luna Filho destacou que o Cremesp tem tradição de apoiar os movimentos sociais, principalmente desencadeados por médicos. Ele relatou sua trajetória como secretário do Sindicato dos Médicos de São Paulo, na presidência da Sociedade Paulista de Cardiologia e como professor livre docente da Unifesp, “sem jamais deixar de lutar pelas boas condições técnicas e de trabalho no atendimento à Saúde”.
Além do presidente da Ameresp, estiveram na reunião com o Cremesp, os diretores da Ameresp, José Carlos Arrojo Júnior e Lucas de Oliveira Serra Hortêncio; o presidente da ANMR, Arthur Danila; o delegado do Cremesp e ex-presidente da Ameresp, Diego Ferreira de Andrade Garcia; e os residentes que participaram da passeata.
Conheça a pauta de reivindicação dos residentes no site da ANMR
A seguir, imagens da manifestação desta terça-feira (15/12/2015)
Fotos: Cremesp
Tags: residentes, greve, passeata, reivindicações, residência médica.
|