Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 01-11-2024
    Fórum de tecnologia
    Cremesp debate utilização de IA e desafios éticos de sua aplicabilidade em Medicina
  • 30-10-2024
    Pioneirismo
    Cremesp debate ética médica com estudantes de Medicina ao sediar, pela primeira vez, o CONASP
  • 24-10-2024
    Conversa com o Cremesp
    Sextanistas da Unicid recebem orientações do Cremesp sobre a ética médica
  • 24-10-2024
    Nota de Pesar
    Cremesp lamenta o falecimento do Prof. Marcelo Pustiglione, livre docente em Homeopatia
  • Notícias


    15-12-2015

    Greve

    Residentes realizam passeata por melhores condições de trabalho e são recebidos pelo Cremesp


    Luna Filho (ao microfone): "Este Conselho tem tradição em apoiar os
    movimentos sociais, principalmente desencadeados por médicos"

     

    Um grupo de 1 mil residentes se reuniu na Praça da Sé, por volta das 14 horas deste dia 15 de dezembro, para reivindicar melhores condições de trabalho, qualidade de atendimento no SUS e reajuste salarial. Os médicos vieram em passeata pelo centro da Capital paulista até a sede do Cremesp, onde foram recebidos pelo presidente, Bráulio Luna Filho, e pelos conselheiros Marcos Boulos e Nívio Moreira, que acompanhou o grupo por todo o trajeto.

    Em frente ao prédio do Conselho, Moreira ressaltou que a plenária do Cremesp deu apoio irrestrito ao movimento, que julgou legítimo, ético e digno. Paulo César Rozental, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp), lembrou a situação do residente no contexto da “realidade de um sistema falido por incompetência e corrupção, que não privilegia a qualificação dos profissionais do SUS para o atendimento da população”, enfatizando que o movimento não se encerra nesta passeata.


    Movimento Nacional
    Rosental explicou que o ato faz parte do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica, fruto da associação da Ameresp com a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). “Agradeço aos residentes por este momento histórico, que contou com a presença de representantes da Capital e Interior do Estado na luta por melhorias nas condições da formação médica e de trabalho, sempre visando o atendimento dos pacientes”, disse. O movimento nacional respeita uma escala mínima de 30% do quadro nas unidades de urgência, emergências e UTIs, além dos plantões de intercorrências nas enfermarias.

    Durante a reunião com os residentes, Luna Filho destacou que o Cremesp tem tradição de apoiar os movimentos sociais, principalmente desencadeados por médicos. Ele relatou sua trajetória como secretário do Sindicato dos Médicos de São Paulo, na presidência da Sociedade Paulista de Cardiologia e como professor livre docente da Unifesp, “sem jamais deixar de lutar pelas boas condições técnicas e de trabalho no atendimento à Saúde”.

    Além do presidente da Ameresp, estiveram na reunião com o Cremesp, os diretores da Ameresp, José Carlos Arrojo Júnior e Lucas de Oliveira Serra Hortêncio; o presidente da ANMR, Arthur Danila; o delegado do Cremesp e ex-presidente da Ameresp, Diego Ferreira de Andrade Garcia; e os residentes que participaram da passeata.

    Conheça a pauta de reivindicação dos residentes no site da ANMR


    A seguir, imagens da manifestação desta terça-feira (15/12/2015)

     

     

    Fotos: Cremesp

     

    Tags: residentesgrevepasseatareivindicaçõesresidência médica.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 139 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 511 usuários on-line - 139
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.