
Bráulio Luna entre o grupo que contribuiu para edição
do novo Código de Ética
"A apresentação desta edição revisada do Código de Ética do Estudante de Medicina acontece em um momento único, demonstrando a preocupação deste Conselho com a formação ética das novas gerações de médicos que devem obter a graduação nos próximos anos". Com esta mensagem, Bráulio Luna Flho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) deu início à solenidade de apresentação da publicação, na tarde desta sexta-feira, 11 de dezembro de 2015.
Segundo o presidente do Cremesp, é preciso resgatar a relação do médico com seu paciente. "O dia a dia de trabalho cada vez mais estressante, com pouco tempo para a consulta, que deve ser rápida para atender um número maior de pessoas, favorece o distanciamento dos profissionais de seus pacientes, e o médico pouco pode interferir no dia a dia do paciente", afirma.
"Gostaríamos de estabelecer uma estratégia de colaboração com os acadêmicos de Medicina e o lançamento deste Código revisado é uma inciativa para que essa interação, Cremesp e Estudantes, aconteça, estimulando um debate constante sobre seu conteúdo", lembrou Luna Filho.
Para Roberto Lotfi Junior, conselheiro da Casa que representou a Associação Paulista de Medicina (APM) no evento, a revisão tem o compromisso de preparar o estudante de Medicina para o exercício da profissão com ética e humanismo.
Já Paulo César Rozental Fernandes, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp), enfatizou que os estudantes desejam melhorar seus programas de residência alinhando ética e moral para o exercício pleno da Medicina.
Para Flávio Taniguchi, diretor da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo e Delegado do Cremesp, "esta é uma grande oportunidade para que todas as universidades discutam com seus acadêmicos o conteúdo desta publicação, um norte para oferecer uma formação de excelência visando o atendimento do paciente cm qualidade."
Luiz Antônio da Costa Sardinha, coordenador da Comissão de Pesquisa e Educação Médica (Copem), explicou que os 8 capítulos da publicação estão focados no atendimento ético do paciente, preservando a base humanista da formação médica.
Nívio Lemos Moreira Júnior, conselheiro e coordenador da Câmara Temática do Médico Jovem da Casa afirmou que este é principalmente um código moral, um guia para ser discutido com alunos e as instituições de ensino. "É preciso levar questionamentos e deliberações dos estudantes junto às universidades, junto ao corpo docente, e o Cremesp estará cooperando com os acadêmicos nessa tarefa", finalizou.
A solenidade também contou com a presença de diretores e conselheiros da Casa; de Felipe Scalisa Oliveira, representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, além do grupo de acadêmicos e colaboradores que tornaram a obra possível.
O Código de Ética do Estudante de Medicina será distribuído para todos os alunos dos cursos de Medicina do Estado de São Paulo, gratuitamente.

ACESSE O CÓDIGO DE ÉTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA,
NA ÍNTEGRA, AQUI.
Fotos: Osmar Bustos
Tags: código de ética, acadêmicos, estudantes, lançamento, solenidade.
|