Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 07-02-2023
    MasterClass
    Cremesp promoverá debate sobre não especialistas na UTI e Emergência e limitação de cada profissional no trabalho em equipe
  • 07-02-2023
    Fiscalização
    fiscalização
  • 07-02-2023
    Evento FMUSP
    Ministra da Saúde fala aos médicos e à comunidade acadêmica
  • 07-02-2023
    Momento Cremesp
    Cremesp tratará sobre prerrogativas médicas, piso salarial e honorários e pagamento de Anuidade com os médicos de Campinas
  • Notícias


    01-12-2015

    Informe Técnico

    Nordeste recebe atenção especial para hipótese de ligação dos casos de microcefalia com Zika vírus

     

    A situação epidemiológica da microcefalia no nordeste do Brasil é considerada emergencial e de importância nacional, segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, considerando o aumento expressivo no número de casos de nascimentos de bebês com essa anomalia.

    O Ministério da Saúde identificou a presença do Zika vírus em exames de líquido amniótico coletados em dois fetos com microcefalia, no Estado da Paraíba. Os resultados indicam uma íntima relação entre o aumento súbito de casos e o contato das mulheres com o vírus, que entrou no País no início deste ano, provocou uma grande epidemia no Nordeste e já está presente em 14 Estados, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi comunicada sobre os resultados dos exames, e convidou cientistas brasileiros e estrangeiros para estudos na comprovação da causa e efeito - uma eventual relação entre a infecção por zika e o aumento no número de casos de microcefalia em recém-nascidos.

    Até o momento, foi registrado no País o nascimento de 399 bebês com a malformação. Os casos foram notificados em Pernambuco (268), Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), Ceará (9) e Bahia (8). A maior parte dos casos ocorreu nos últimos três meses.

    De acordo com o grau da doença, a criança pode apresentar deficiência mental, problemas de visão e auditivos, convulsões e dificuldades de locomoção.

    Segue, abaixo, link com Informe Técnico para profissionais da saúde, divulgado pelo governo do Ceará neste 17 de novembro de 2015, com orientações quanto à detecção, notificação, investigação e conduta frente aos casos de microcefalia.
     

    MICROCEFALIA - INFORME TÉCNICO

    Veja também:
    Microcefalia: Ministério da Saúde divulga boletim epidemiológico

     

    Fontes: Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará

     

    Tags: microcefaliaZica vírusNordestegestantesInforme Técnico.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 839 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 221 usuários on-line - 839
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.