Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-09-2024
    Eleições das Comissões de Ética Médica
    Inscrições de chapas começam em 18 de setembro com a publicação do edital pela Comissão Eleitoral da respectiva instituição de saúde
  • 06-09-2024
    Atesta CFM
    Conselho Federal de Medicina lança plataforma online para emissão de atestados médicos
  • 06-09-2024
    Encontro inédito
    Cremesp participa de reunião entre os Conselhos Regionais, de diferentes profissões, e o governo do Estado de São Paulo
  • 05-09-2024
    Empresas Médicas
    Fórum do Cremesp tem proposta de mesa com MP e TCM  para aperfeiçoar fiscalizações em OSs
  • Notícias


    19-11-2015

    Avaliação

    A exemplo de São Paulo e Rondônia, CRM do Piauí vai adotar exame para recém-formados em Medicina


    Paulo Matheus e Luna Filho: parceria na aplicação
    das provas entre SP e PI

    Mais um Conselho de Medicina do País passará a aplicar exame aos recém-formados em Medicina. O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) deve adotar avaliação da formação dos profissionais já a partir de 2016. Com a adesão do Piauí, serão três os CRMs do País que aplicarão provas aos novos egressos de escolas médicas. Desde 2005 o Cremesp avalia recém-formados e Rondônia realizou neste ano de 2015 a sua primeira edição do Exame. O Piauí conta com cinco escolas médicas, sendo duas federais, uma estadual e duas  privadas. Dessas, quatro funcionam em Teresina e uma em Parnaíba. Estão previstas a abertura de mais três faculdades no Estado.

    De acordo com o conselheiro e coordenador da fiscalização do CRM-PI, o geriatra Paulo Matheus, a decisão baseou-se na experiência do Cremesp, que  há 10 anos aplica o Exame  no  Estado de São Paulo, com resultados que apontam um alto índice de reprovação e evidenciam a má qualidade do ensino oferecido pela maioria das escolas médicas. Outro motivo para o Piauí adotar o Exame é o fato de muitos recém-formados daquele Estado virem fazer Residência Médica (RM) em São Paulo. Como importantes Programas de RM de São Paulo passaram a considerar a participação no Exame do Cremesp entre os critérios para seleção de candidatos, os recém-formados de outros Estados começaram a ter interesse na avaliação. Os programas de RMs de São Paulo são mais disputados porque  o Estado concentra os maiores hospitais de ponta.

    Matheus reuniu-se com o presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho,  nesta quinta-feira 19/11, em São Paulo, para buscar conhecimento e discutir uma possível parceria na aplicação das provas entre SP e PI, a exemplo do que foi feito com o Estado de Rondônia.  

    Exame simultâneo em SP e RO

    O Cremesp e o CRM-RO realizaram simultaneamente o Exame de recém-formados em de 2015, no dia 18 de outubro.  Os alunos que fizeram o Exame CRM-RO ganharam o direito de inscrições primárias em São Paulo, com os benefícios extensivos aos processos seletivos para Residência Médica no Estado. Cerca de 3.300 recém-formados em Medicina participaram da 11ª edição do Exame do Cremesp nos municípios de Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté. O Exame CRM-RO 2015 foi realizado apenas em Porto Velho, com a participação de 111 estudantes do sexto e 12º períodos dos cursos de medicina.

    “O Exame vem se tornando, cada dia mais, um importante fator para o jovem médico ingressar no mercado de trabalho e nos melhores programas de Residência”, afirmou  presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho. “ A abertura novos cursos de Medicina, de qualidade cada vez pior, exige ações dos Conselhos, a exemplo do fazem hoje São Paulo, Rondônia e Piauí”, completou Luna Filho.  

    O Brasil possui 256 escolas de Medicina. Entre 2010 e 2015 foram criadas mais 36 instituições em todo o País. De acordo com Luna Filho, os maiores problemas das escolas médicas são corpo docente insuficiente e sem qualificação, ausência de hospitais-escolas, turmas com grande número de alunos e falta de estrutura, tais como biblioteca e equipamentos.  Além disso, segundo o presidente do Cremesp, os programas de RMs são limitados ou inexistem para algumas áreas, especialmente naquelas cidades de menor porte que passaram a ter cursos de Medicina.      

    Exame e Residência Médica em SP

    As Faculdades de Medicina da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto, a do ABC, a da Santa Casa de São Paulo, a Unifesp, a PUC de Campinas, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) estão entre as instituições que incluirão o desempenho na prova em seus processos seletivos à Residência.

    Hospitais de notória excelência em São Paulo, como Albert Einstein e Sírio-Libanês, a Unimed Campinas, a Unimed Fesp Alta Mogiana (que inclui as cidades de Orlândia, Tales Oliveira, Nuporanga, São Joaquim da Barra, Morro Agudo e Ipuã) estão entre as instituições que passarão a considerar o desempenho no Exame do Cremesp para contratação e credenciamento de médicos. A Unimed de Ribeirão Preto também se comprometeu a valorizar o Exame entre os critérios para seleção de novos cooperados.

    Fotos: Gabriela Miranda

     

    Tags: exameavaliaçãograduandosrecém-formadosPiauíCRM-PI.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 8 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 555 usuários on-line - 8
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.