Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    22-10-2015

    Dia do Médico

    Mesmo sem condições de trabalho, muitos profissionais conseguem salvar vidas em situações inacreditáveis

    Dentro das comemorações que marcam o Dia do Médico, 18 de Outubro,  os Conselhos Regionais e Federal de Medicina lançaram a campanha de  valorização do médico, que, mesmo sem condições para trabalhar, muitas vezes consegue salvar vidas em situações inacreditáveis.

    Com peças baseadas em fatos reais – a exemplo do caso do Maranhão, no qual o médico embalou a criança em um saco plástico por falta de incubadora –, a campanha destaca a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho ao médico, para que ele possa cumprir seu papel. Confira no portal http://portal.cfm.org.br/diadomedico/ a luta diária dos médicos pela vida e as dificuldades que enfrentam no exercício da Medicina.

    No Brasil, existem mais de 400 mil médicos formados ou que aqui tiveram seus diplomas legalmente revalidados. Há mais de dois séculos esses profissionais se dedicam à saúde dos cidadãos nas grandes e pequenas cidades, nas capitais e no interior. São milhões de consultas, exames e cirurgias realizados todos os dias.

    “Para salvar vidas, médicos brasileiros fazem de tudo com quase nada. Mas eles não querem ser heróis. São profissionais que querem condições dignas para cuidar da saúde das pessoas. Porque essa é a missão de todo médico”, enfatiza uma das peças da campanha. A mensagem foi abraçada pela rede de conselhos e outras entidades – como associações médicas, sociedades de especialidades e sindicatos médicos.

    Mídia espontânea – Ao longo do mês de outubro, serão desenvolvidas várias ações na mídia, como anúncios em outdoors, revistas e jornais de grande circulação. Um vídeo institucional também será exibido em intervalos de programas nacionais de rádio e TV. Além dessas inserções, foram produzidos cartazes, folders e postais para distribuição em eventos e pontos de grande circulação.

    Tradicionalmente, os Conselhos de Medicina também têm desenvolvido uma série de ações para alertar a população, por meio da imprensa brasileira, sobre as condições com as quais os profissionais precisam lidar na busca pelo acesso à saúde de qualidade. Nesta terça-feira (10), por exemplo, o CFM divulgou pesquisa encomendada ao instituto Datafolha a respeito da percepção dos brasileiros sobre o atendimento na área da saúde.

    Dentre os resultados, o estudo mostrou que 93% da população concorda com a ideia de que os médicos precisam de estrutura para trabalhar. Além disso, para 86% dos entrevistados os médicos merecem ser valorizados

    Enquete

    Ainda dentro da Campanha do Dia do Médico, o Cremesp abriu em seu site a enquete  “O que vocâ faz pelo bem-estar de seu paciente que superou a consulta ou o tratamento?”. Nesse espaço, o médico pode relatar se já superou os limites do atendimento clínico de uma consulta-padrão e/ou de um tratamento, beneficiando seu paciente independente de suas condições de trabalho.

    Garantimos sigilo sobre a autoria dos e-mails recebidos. Envie seu relato para editoria@cremesp.org.br e coloque no assunto Atendimento Humanizado.


    Fontes:  Cremesp/CFM



    Veja também:

    Sessão solene
    Cremesp homenageia médicos do interior paulista com 50 anos de profissão exercidos com ética e competência

     

    Tags: DiaMédicoConselhoRegionalFederalMedicinavalorização.

    Veja os comentários desta matéria


    O sentimento que temos é de gratidão a esses profissionais pela dedicação e pelo cuidado que eles tem com cada paciente. Merecem ser reconhecidos e valorizados! Parabéns a todos os médicos!
    Fernanda

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 72 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 401 usuários on-line - 72
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.