O presidente do Cremesp durante a exposição dos dados do Exame
aos membros da COREME da Santa Casa de São Paulo
Na manhã deste 30 de julho, Bráulio Luna Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) esteve na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para ministrar uma palestra aos membros da Comissão de Residência Médica (COREME) da instituição.
Durante sua exposição, Luna Filho abordou temas como qualidade da graduação em Medicina, formação profissional e avaliação de desempenho e conhecimento dos acadêmicos. Também enfatizou a importância do Exame do Cremesp como critério balizador para a seleção de candidatos à Residência Médica.
A COREME da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, representada na ocasião pelo seu presidente Rodolfo Alexander Scalia, demonstrou receptividade em considerar a avaliação do Conselho como indicador da qualidade do ensino oferecido pelos cursos de Medicina.
Estavam presentes ao encontro o diretor geral da Faculdade de Medicina da Santa Casa, Valdir Golin, e diretor do curso de Medicina, José Eduardo Lutaif Dolci, além dos conselheiros da Casa Adamo Lui Netto e Carlos Alberto Herreria de Campos.
Diversas instituições de ensino e de saúde do Estado de São Paulo (veja abaixo) reconhecem que a avaliação instituida anualmente pelo Cremesp é fundamental para o acompanhamento da qualidade dos cursos de Medicina oferecidos no Estado e, consequentemente, da formação acadêmica de qualidade para o pleno exercício da Medicina.
Adesão ao exame é crescente
Em 7 de julho, o provedor e os diretores da Santa Casa de São Paulo receberam a visita do presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, e apoiaram o Exame do Conselho como critério de seleção de candidatos ao programa de Residência Médica e da inserção de profissionais no mercado de trabalho.
Em 6 de julho, o Complexo Hospital das Clínicas-Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) de Ribeirão Preto entrou no grupo de instituições que vão utilizar o Exame do Cremesp como critério de pontuação para a Residência Médica. No mesmo dia, a Unimed de Ribeirão Preto se comprometeu a valorizar o Exame do Cremesp entre os critérios para seleção de novos cooperados.
E mais: a Secretaria Estadual de Saúde de SP e as faculdades de Medicina da USP, Unifesp, do ABC e a PUC de Campinas, também sinalizaram o interesse em incluir o Exame Cremesp entre os critérios de residência. Hospitais de notória excelência em São Paulo, como Albert Einstein e Sírio-Libanês, e a Unimed Campinas são outras que devem considerar o desempenho no exame para contratação e credenciamento de médicos para o seu quadro de funcionários.
Veja também:
Exame do Cremesp
Avaliação ganha valor de mercado para hospitais e planos de saúde
Fotos: Osmar Bustos
Tags: exame do Cremesp, avaliação, residentes, Residência Médica, Santa Casa, palestra, aula, resultados.
|