Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    22-06-2015

    Diagnóstico

    “Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia”: nova técnica da Fmusp para investigação de morte natural


    Fmusp realiza autópsias por meio de imagens

    Desenvolver técnicas de diagnóstico por imagem pós-morte é um dos objetivos do projeto “Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA)”, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de São Paulo (FMUSP), inaugurado neste ano, que possibilita a investigação de causas de morte natural, através de técnicas minimamente invasivas.

    Esse é o primeiro equipamento de ressonância magnética para corpo inteiro com campo de 7 Tesla na América Latina. É utilizado principalmente no estudo de cadáveres recebidos pelo Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC), mantido pela USP.

    “No mundo forense, essa técnica já existe há algum tempo, a novidade é a possibilidade de utilizá-la em mortes naturais”, explicou Edson Amaro Júnior, professor do Departamento de Radiologia da Fmusp e presidente do Comitê Executivo deste projeto. “Uma ideia  interessante é que os hospitais que tenham equipamentos de imagem possam fazer a biópsia guiada por imagens e ter informações que envolvem diretamente a qualidade da prática médica”, destacou.

    De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, quando se compara o prontuário médico com os resultados da autópsia, em até 16% dos casos o paciente não recebeu o tratamento adequado. “Se você confronta esses dados, qualifica melhor o atendimento prestado ao paciente. O projeto foi criado para ajudar os vivos, estudando os mortos”, completou o professor, explicando que o novo método não deve substituir o convencional, mas que ambos devem ser complementares em algumas condições.

    Na aquisição do equipamento, foram utilizados recursos da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Faculdade de Medicina.


    Vantagens do projeto

    A possibilidade de realizar autópsias preservando o corpo é uma das principais vantagens da plataforma PISA, visto que muitas religiões não permitem a violação do cadáver.

    Apesar do crescimento das novas tecnologias, o uso de cadáveres durante o curso de Medicina é fundamental. “Apenas 5% dos óbitos passam por autópsia. Nos hospitais universitários, o número é um pouco superior”, disse Amaro, explicando a viabilidade da plataforma, que é mais barata e gasta menos tempo no procedimento.

    Os alunos de Medicina têm acesso a imagens tridimensionais e interativas, que, muitas vezes, são criadas por programadores. O PISA possibilita o aumento do banco de dados de imagens, garantindo diversidade e variação de órgãos, quanto ao tamanho, intensidade e espessura, e todas são imagens reais, segundo Amaro.

    Para ele, apesar de o mercado ainda estar em fase de crescimento e ser restrito, essa será uma nova forma de atuação médica. Isso porque a interação com a imagem não ocorre da mesma maneira com pessoas vivas e mortas, e o médico deverá ser treinado para interpretar as imagens pós-morte. “Na nova reforma curricular da Fmusp, vários cursos já passaram a utilizar esse projeto de alguma maneira”, esclarece.

    Tags: autópsiatécnicaimagemcausa mortisprojetoFmusp.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 55 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 290 usuários on-line - 55
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.