Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 20-07-2024
    Movimento do Ato Médico
    Cremesp vence ação civil promovida contra clínica farmacêutica que realizava procedimentos estéticos
  • 19-07-2024
    Evento
    Cremesp realiza entrega de carteiras e honrarias a médicos em São José do Rio Preto
  • 18-07-2024
    Defesa da população
    Cremesp oficia MP e Polícia Civil sobre anúncios divulgados nas redes sociais com atores que se passam por médicos para venda de medicamentos
  • 17-07-2024
    Evento inédito
    Cremesp realizará 1º Simpósio de Acupuntura, que discutirá as patologias tratadas pela especialidade e as novas perspectivas de tratamento
  • Notícias


    08-06-2015

    Estado de SP

    Secretário reúne entidades médicas e propõe criação de comitê de crise na saúde


    Luna Filho (1º à dir.): proposta do secretário de Saúde será levada
    à diretoria e ao plenário do Cremesp para avaliação

     

    O secretário estadual da Saúde, David Uip, convidou os representantes das principais entidades médicas de São Paulo para uma reunião, nesta terça-feira, 2/06, na qual propôs a criação de um comitê de crise no setor. Uip solicitou a participação do Cremesp, da Associação Paulista de Medicina (APM) e do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) nesse comitê, para discutir e buscar saídas para a crise.

    Pelas entidades médicas participaram os presidentes do Cremesp e do Simesp, respectivamente, Braúlio Luna Filho e Eder Gatti Fernandes; além de Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional Adjunto da APM.

    De acordo com o secretário, o setor está à beira do colapso por problemas relacionados à falta de recursos, à judicialização das ações de saúde, à organização do sistema e à utilização inadequada dos serviços por parte da população – como, por exemplo, a sobrecarga de prontos-socorros por demandas que deveriam ser resolvidas pela atenção primária. Uip lembrou também que, embora a crise seja do sistema, os médicos acabam sendo vistos, injustamente, com “antipatia” pela população.

    Na ocasião, o presidente do Cremesp falou sobre o levantamento de casos de violência contra médicos que vem sendo feito pelo Conselho. “Parte dessa violência é reflexo de uma situação em que se prometeu muito para a população em termos de saúde, mas sem atender às expectativas criadas”, afirmou Luna Filho. Para ele, também é necessário rever os efeitos da municipalização dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil fez o contrário de outros países, que centralizaram o sistema para que os níveis de serviços fossem melhor organizados regionalmente. É preciso reconhecer que a municipalização fracassou em alguns aspectos. Deixar a organização da atenção secundária e terciária da saúde a cargo dos municípios é um equívoco”, afirmou Luna Filho.

    O presidente do Simesp destacou que falta, aos municípios, capacidade técnica para administrar o setor dentro do sistema integrado de saúde. Eder Gatti apontou a necessidade de uma melhor qualificação da atenção primária por parte dos municípios. Tanto Luna Filho como Gatti defenderam a reformulação da Residência Médica, de maneira que ela seja a porta de entrada do profissional no sistema de saúde.

    O presidente da APM sugeriu que o Governo do Estado faça uma campanha, nos meios de comunicação, no sentido de esclarecer à população de que a utilização inadequada de prontos-socorros, por demandas como consultas de rotina, sobrecarregam os serviços e representam desperdícios de recursos.  

    A reunião contou com a participação do secretário Adjunto da Saúde, Wilson Pollara; do coordenador de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano; da coordenadora  de Planejamento de Saúde, Silvany Portas; e da assessora do Núcleo Técnico de Humanização, Eliana Ribas, entre outros técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.  

    De acordo com Luna Filho, a proposta do secretário, de participação no comitê de crise, será levada à diretoria e ao plenário do Cremesp para avaliação. 
     


    Representantes de entidades médicas reunidos na Secretaria
    Estadual de Saúde

     

    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: saúdecomitêcrisereuniãosecretaria.

    Veja os comentários desta matéria


    Discordo integralmente do Dr. Bráulio Luna Filho. Sou médica, há 30 anos, do serviço público municipal e há 5 anos na área de gestão (Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste). Há competência do município para administrar a rede de atenção primária, assim como a secundária e terciária - lembrar que as principais redes de atendimento terciário estão sob gestão estadual. A descentralização é um dos pilares na construção do SUS. Para que o modelo dê certo, faltam: financiamento adequado do sistema, educação permanente para gestores e maior integração entre Estado e Município.
    Solange Maria de Saboia e Silva

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 341 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 569 usuários on-line - 341
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.