Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    20-04-2015

    Mobilização

    Passeata no Dia Mundial da Saúde reúne profissionais pela qualidade do atendimento no SUS


    Mobilização pelo SUS reuniu representantes de entidades de saúde
    no centro da capital paulista


    A Frente Democrática em Defesa do SUS uniu profissionais da saúde, centrais sindicais e população em uma mobilização pela qualidade do atendimento à Saúde. A passeata saiu da sede da Associação Paulista de Medicina (APM) e seguiu até a Praça da Sé. A manifestação, realizada na manhã deste 7 de abril – Dia Mundial da Saúde –, que envolveu cerca de 1.000 pessoas, reivindicou melhorias no atendimento universal, destinação de 10% da receita bruta da União para o SUS e contra a privatização da saúde.


    Praça da Sé: soltura de balões brancos pelo atendimento humanizado
    e digno na saúde pública 


    A manifestação incluiu representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), APM, Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Academia Paulista de Medicina, Associação das Mulheres Médicas de SP, conselhos regionais de odontologia (Crosp-SP), enfermagem (Coren-SP) e fisioterapia (Crefito-SP), sociedades de especialidades (ginecologia, oftalmologia, geriatria, angiologia e cirurgia vascular, neurologia, cirurgia craniofacial), Fecomércio, União Nacional de Aposentados e centrais sindicais, entre outras entidades. Representando o Cremesp estiveram o vice-presidente, Mauro Aranha; a diretora 2ª secretária, Sílvia Mateus; e os diretores das delegacias regionais da capital e do interior, Aizenaque Grimaldi e Paulo Mariani, respectivamente.
     


    Diretores do Cremesp participaram ativamente do ato público
    pela saúde de qualidade


    O Brasil investe apenas 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em Saúde, enquanto nos demais países que possuem atendimento universal este percentual gira entre 8% e 10%. "Essa é a principal causa da baixa qualidade no atendimento. Saímos às ruas para protestar e dar o alerta, afinal o SUS é a principal conquista que garante o atendimento à saúde da população”, disse Florisval Meinão, presidente da APM.
     


    "O SUS é uma garantia de Saúde universal e equânime, a qual todos lutamos” -
    Mauro Aranha, vice-presidente do Cremesp

     

    A questão do subfinanciamento do SUS foi lembrada por Eder Gatti, presidente do Simesp. “Estamos em defesa de um de nossos maiores bens dos brasileiros, que é o SUS. O sistema vive hoje atrofiado por falta de recursos e a população, sem a assistência adequada, vê a dengue atingir níveis cada vez mais preocupantes”.

    Durante a mobilização, foram distribuídos adesivos, sacolas de lixos para carro e o Guia Saúde Popular – Conheça seus direitos, de utilidade para a população.



    Abraço simbólico


    Catedral da Sé: abraço simbólico pela dignidade humana no Brasil


    Ao final da passeata, os manifestantes fizeram um abraço simbólico à Catedral da Sé por volta das 12 horas. “A Catedral é um símbolo da dignidade humana no Brasil. Não podemos deixar que a Saúde seja terceirizada para empresas internacionais comprometidas com o lucro e não com a saúde de brasileiros que não podem pagar. O SUS é uma garantia de Saúde universal e equânime, a qual todos lutamos”, afirmou Mauro Aranha. 

     

    Fotos: Osmar Bustos e Isabela Tellerman

    Tags: mobilizaçãosaúdeSUSmédicosentidadespasseatadia mundial da saúde.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 34 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 344 usuários on-line - 34
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.