|
O conselheiro do Cremesp Marcos Boulos, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo fará uma exposição, no dia 23 de março (segunda-feira), sobre a dengue.
Em Catanduva, o encontro acontece no Anfiteatro da Unimed (Rua Rio Preto 438 - Centro) e terá início às 11h. Coordenação: Sidney Moreno Gil (Delegado do Conselho na cidade).
Em S. José do Rio Preto, a palestra de Boulos tem início às 19h30 e será realizada na Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. José do Rio Preto (Alameda Oscar de Barros Serra Dória, 5661 - Jd Panorama). Coordenação: Paula Fialho Saraiva Salgado (Delegada Superintendente do Conselho na cidade).
Informações através dos telefones: (17) 3212-7917/3212-7999 ou e-mail: drsjo@cremesp.org.br
Ambos eventos estão sob a supervisão do conselheiro Pedro Teixeira Filho.
Dengue supera total de casos de 2014 em 1/3 do Estado de SP
Um terço das 645 cidades paulistas registrou em apenas dois meses de 2015 mais casos de dengue do que em todo o ano passado. A lista dos 218 municípios nessa condição é composta principalmente por cidades do noroeste do Estado e do entorno de Campinas e de Sorocaba, áreas mais afetadas pela doença.
As estatísticas mostram ainda que 118 cidades paulistas já vivem uma epidemia, com taxa de incidência superior a 300 ocorrências por 100 mil habitantes. E em dezenas desses municípios o índice de crescimento do número de casos e da taxa de incidência entre o ano passado e o primeiro bimestre deste ano é maior que 1.000%.
Desde janeiro, o Estado de São Paulo confirmou a contaminação de 56.959 pessoas. Contando os casos que ainda estão em investigação, o número chega a 123.738 registros, 692% a mais do que o número notificado no mesmo período de 2014. Com a alta, São Paulo já responde por 55% dos casos suspeitos de dengue registrados no País.
O maior aumento porcentual tanto no número de casos quanto na taxa de incidência é observado no município de Salto de Pirapora, na região de Sorocaba. Em todo o ano passado, a cidade teve apenas dois casos de dengue. Entre janeiro e fevereiro deste ano, os registros já chegam a 559. A taxa de incidência passou de 4,8 para 1.322 casos por 100 mil habitantes, alta equivalente a 27.555%.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que existem 500 técnicos atuando em parceria com os municípios no combate ao Aedes, priorizando as cidades com alta incidência de casos com o envio de equipes e máquinas para combater o vetor transmissor da dengue.
Fontes:O Estado de S. Paulo e Secretaria Estadual da Saúde
Tags: dengue, jornadas, Boulos, Catanduva, S. José do Rio Preto.
|