
Nova diretoria da Ameresp quer conhecer as estruturas das Residências Médicas e colher sugestões para auxiliar os jovens médicos
A diretoria da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) quer conhecer as estruturas do programa de Residência Médica – acadêmica e administrativamente –, e colher sugestões de como auxiliar os jovens médicos. Para isso, vem realizando visitas aos hospitais, instituições de ensino e redes minicipais que possuem Residência Médica, em todo o Estado.
A busca de uma maior proximidade com os residentes e as entidades médicas de Residência é uma das principais diretrizes da Ameresp, de acordo com Diego Ferreira de Andrade Garcia, presidente da associação. Membros da diretoria participam da Câmara Temática do Médico Jovem do Cremesp.
“Buscamos entender as demandas gerais e específicas de cada área. Nosso principal objetivo é o contato com os médicos residentes para atender queixas, denúncias e irregularidades, não somente técnicas e administrativas, mas também questões do dia a dia, como problemas entre funcionários”, declara Garcia.
O aumento do valor da bolsa é uma bandeira com a qual Garcia e sua equipe têm trabalhado. Eles também participam amplamente das discussões acerca do futuro da Residência Médica no País, tanto em relação ao Programa Mais Médicos, do governo federal, quanto ao serviço comunitário obrigatório, para estudantes de Medicina. “Essas questões são amplamente discutidas. Buscamos encontrar o melhor caminho para a manutenção da Residência”, enfatiza o presidente da Ameresp.
Para esse ano, projetos estão em andamento na associação, como a criação de novos eventos. “Gostaríamos de realizar, entre outras iniciativas, um simpósio sobre vários aspectos da vida do médico residente, incluindo questões financeiras, administrativas e judiciais, por exemplo”, conta Garcia. A atual gestão permanece até o segundo semestre de 2015, quando serão convocadas novas eleições.
Tags: Residência, hospitais, programas, Ameresp.
|