Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 09-07-2024
    MEETING TRIBUTÁRIO MÉDICO
    Evento inédito discutirá incentivos fiscais e Reforma Tributária para médicos
  • 05-07-2024
    PMMA Defesa do Ato Médico
    Cremesp notifica Anvisa e pede suspensão cautelar imediata de comercialização, venda e distribuição de produtos com PMMA
  • 04-07-2024
    Ética
    Guia de Boas Práticas na Divulgação Médica traz orientações seguras sobre comunicação nas redes sociais
  • 03-07-2024
    Esclarecimento
    Comissão Regional Eleitoral desmente fake news e informa que quatro chapas continuam disputando o pleito em São Paulo
  • Notícias


    05-12-2014

    Saúde pública

    CFM e CRMs cobram transparência nas listas de espera do SUS e prometem reforçar as fiscalizações


    Por conta do sucateamento e abandono dos principais prontos-socorros e hospitais do Brasil, os Conselhos Federal (CFM) e Regionais de Medicina (CRMs), entre eles o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), cobraram do Ministério Público e das Secretarias de Saúde transparência nas listas de espera para realização de consultas, exames, internações e, principalmente, cirurgias ou serviços especializados de maior complexidade. Os representantes da categoria médica, em nota divulgada nesta sexta-feira, 5 de dezembro, exigiram a divulgação dos dados das listas de espera e prometeram intensificar as fiscalizações na rede hospitalar.

    A partir das ações de fiscalização, serão divulgados os resultados encontrados e os mesmos serão enviados, em relatórios, aos órgãos competentes, como Ministério Público e Tribunais de Contas. Os conselhos Federal e Regionais pretendem, com essas medidas, denunciar os problemas existentes e obrigar os gestores a apresentarem respostas urgentes à sociedade.

    O documento foi resultado da reunião entre a Diretoria do CFM e os presidentes dos CRMs, em Brasília. Para os Conselhos, apesar dos problemas frequentes apontados pelos médicos, Ministério Público, Defensoria Pública da União (DPU) e imprensa, permanece “a total falta de respeito dos gestores para com pacientes e profissionais da saúde, comprometendo a assistência e a vida de milhares de cidadãos”.

    Veja a nota na íntegra AQUI

     

     

    Fonte: CFM

     

     

    Tags: prontos-socorroslista. esperaconsultasinternaçõescirurgiasnotaCFMCRMs.

    Veja os comentários desta matéria


    Recomendo que se amplie a fiscalização aos ambulatórios de Atenção Básica que tem espera de até mais de 2 meses e de Especialidades com esperas de mais de 5 meses, bem como ao SADT cuja regulação mantém esperas de mais de 5 meses. Resumindo, a assistência à saúde pública pelo SUS deve ter a atenção, acompanhamento e fiscalização intensa, especialmente nas unidades estaduais e municipais, pois a desatenção chegou ao ponto dos profissionais e funcionários da área da saúde pública preferirem ser atendidos na rede privada, tamanho é o descaso vigente em todas as esferas...
    Miguel

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 265 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 590 usuários on-line - 265
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.