Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    27-11-2014

    Nota

    Cremesp conclama que universidades investiguem e previnam ocorrências de violência em festas de estudantes de Medicina


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) vem a público manifestar-se sobre as graves denúncias de estupro e outras violências nas festas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

    Repudiamos veementemente qualquer ato de violência e preconceito praticado por alunos contra colegas dentro e fora da universidade. Tais situações configuram crime e atentam contra a dignidade humana, além de colocar em risco a integridade física e psicológica das vítimas.

    Esperamos que condutas semelhantes, a exemplo dos trotes violentos, que ocorrem sistematicamente, sejam amplamente investigadas e coibidas com a punição legal dos participantes das agressões.  

    Tais comportamentos são inaceitáveis e não condizem com a natureza da profissão médica, voltada à saúde e ao bem estar do próximo.

    O Cremesp conclama que as universidades assumam efetiva atuação para investigar e, também, para prevenir ocorrências como as denunciadas, uma vez que são responsáveis por transmitir, aos estudantes, princípios e valores essenciais, tais como a ética e o respeito ao outro.

     

    São Paulo, 18 de novembro de 2014.
    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

    Tags: CremespviolênciaestudantesMedcinaUSP.

    Veja os comentários desta matéria


    É tempo de intervir numa questão antiga e que inexplicavelmente ficou sem ser sequer mencionada. Como médica formada há 28 anos, vejo cada vez maior relação entre essas mudanças de comportamento e a retirada - na fase da formação no colegial e na faculdade - de matérias como Filosofia, Antropologia, Sociologia e Ética, o que reduz a aquisição do conhecimento do surgimento e evolução tanto da espécie como do indivíduo, do pensamento e a participação na sociedade. Será que só a punição vai ser suficiente se não damos os princípios de razão para estes jovens? Parabenizo à Instituição pela preocupação e interesse neste assunto, de extrema importância e gravidade, porém, acho também que as formas de coibir estas condutas devem ser planejadas paralelamente.
    Ma. Roxana Viamont Alpire

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 97 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 346 usuários on-line - 97
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.