Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 21-05-2019
    Bioética
    Estudantes contemplados no Programa de Bolsas 2019 apresentam os temas de suas pesquisas
  • 17-05-2019
    Interior
    Cremesp discute mudanças na nova versão do Código de Ética Médica em Andradina e Araçatuba
  • 17-05-2019
    Clínica médica
    Inscrições da II Olimpíada Brasileira de Medicina Interna estão abertas até 26/05 para estudantes e residentes 
  • 16-05-2019
    Cuidados paliativos 
    Presidente do Cremesp ressalta papel do conhecimento para o exercício da autonomia pelo paciente
  • Notícias


    16-11-2014

    Nota de falecimento

    Diretores e conselheiros do Cremesp, consternados, informam a morte do médico e ex-ministro da saúde Adib Jatene


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo manifesta extremo pesar pela morte do médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, profissional e ser humano admirado por sua luta incansável em prol de uma assistência à saúde de qualidade. Cirurgião torácico, cardiologista e inventor de métodos e equipamentos, seu falecimento ocorreu na noite de sexta-feira (14/11), em São Paulo, vítima de infarto agudo do miocárdio. Ele deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

    Em 2012, Jatene recebeu do Conselho Federal de Medicina a “Comenda Sérgio Arouca”, outorgada pela autarquia àqueles que se destacam por suas relevantes contribuições à Medicina e à Saúde Pública ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais.



    Médico e ministro

    Acriano de Xapuri, Jatene era filho de um comerciante libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.

    Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Desenvolveu um coração-pulmão artificial e inventou uma técnica de cirurgia do coração especial para recém-nascidos, mundialmente conhecida como Cirurgia Jatene.

    Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

    Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

    Membro da Academia Nacional de Medicina, é autor e coautor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional. Também fez parte de mais de 30 sociedades científicas de várias regiões do mundo e recebeu quase duas centenas de títulos e honrarias em vários países.

    Nos últimos anos, dedicava-se à luta por um ensino médico de qualidade no Brasil. Como responsável por uma comissão criada no âmbito do Ministério da Educação, visitou dezenas de escolas médicas, avaliando suas estruturas e, em muitos casos, recomendando a aplicação de sanções a esses estabelecimentos.
     

    Fonte: G1

    Tags: Adib Jatenepesarfalecimento.

    Este conteúdo teve 1108 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 52 usuários on-line - 1108
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior