Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    05-11-2014

    Paralisação

    Entidades farão coletiva à imprensa para explicar motivos da suspensão do atendimento médico a planos de saúde


    Nesta quinta-feira,13 de novembro, as entidades médicas paulistas realizam entrevista coletiva à imprensa na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), a partir das 10h30, para esclarecer os motivos e como será a suspensão do atendimento eletivo aos usuários de  planos de saúde Green Line, Economus, Cruz Azul Saúde,  Ameplan, Assimédica, CET, Classes Laboriosas, Correios, Intermédica, Notredame e Trasmontano, na sexta-feira, 14 de novembro

    Para não prejudicar os pacientes, os representantes da categoria médica orientam a remarcação de consultas e procedimentos simples para outras datas. Também informam que será mantida a assistência às urgências, emergências e cirurgias pré-agendadas.

    Para ajustar os últimos detalhes da suspensão aos planos de saúde das operadoras que não negociaram ou não enviaram propostas à Comissão Estadual de Honorários Médicos – composta pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM) e pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) – representantes da classe médica reuniram-se em 3 de novembro, na sede da APM.

    O Cremesp esteve representado na reunião pelo segundo-secretário, Renato Azevedo Júnior,  e pelos conselheiros Akira Ishida e Otelo Chino Júnior. Para Renato Azevedo, apesar de as empresas-alvos da paralisação não terem participado das reuniões, ou enviado propostas, a maioria foi receptiva. Ao todo, foram realizados 40 encontros durante este ano. “As negociações com os planos de saúde não podem deixar de acontecer nunca. Através delas conseguimos reajustes dos honorários médicos com algumas das operadoras. Todas as vezes que deixamos de negociar, perdemos”, afirmou o diretor do Cremesp.

    Além da coletiva e da paralisação, as entidades divulgaram uma carta à sociedade explicando os motivos da paralisação e enviaram documento similar aos médicos credenciados a estes planos de saúde e às empresas que possuem convênios para seus funcionários junto a estas operadoras.


    Motivos da paralisação
    No início do ano, uma carta-convite foi enviada para todas as operadoras, convidando-as a negociar com as entidades médicas. Na primeira reunião com cada uma, foram apresentadas as reivindicações para o ano, decididas na reunião ampliada da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu) em 14 de fevereiro.

    A pauta incluía valorização das consultas médicas, chegando ao patamar de R$ 100; reajuste dos procedimentos com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), incluindo recuperação das perdas acumuladas nos últimos anos; e sistema de hierarquização dos procedimentos médicos, tendo como referência a CBHPM. No total, foram realizadas mais de 40 reuniões.

    "Buscamos uma relação amistosa com os planos de saúde, o que não é um trabalho fácil, mas que tem apresentado avanços nos últimos três anos. Elas alegam que os hospitais e laboratórios levam grande parte do montante destinado aos prestadores, sobrando apenas entre 5% e 6% para os médicos, e que a Judicialização da Saúde também vem aumentando os custos, mas mesmo assim temos conseguido negociar”, informa Marun David Cury, 2º diretor de Patrimônio e Finanças da APM.


    Contratualização
    Outro item das reivindicações dos médicos era a contratualização de acordo com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), especialmente quanto ao cumprimento da Instrução Normativa nº 49, que determina que todos os contratos contenham critérios e periodicidade de reajuste dos honorários de forma clara, não sendo aceitas minutas com frações de índices.

    O tópico foi conquistado com a Lei 13.003/14, em 24 de junho deste ano. No entanto, para entrar em vigor, em 24 de dezembro, a legislação precisa ser regulamentada por meio de Resolução Normativa da ANS. Por conta disso, quatro reuniões estão sendo realizadas na sede da Agência, no Rio de Janeiro – 25 de setembro, 17 de outubro, 4 e 11 de novembro -, entre representantes da ANS, dos médicos e demais prestadores de serviços, das operadoras de planos de saúde, Ministérios e demais partes envolvidas.

    As entidades médicas têm participado dos encontros e enviaram suas propostas por meio de modelo de contrato formulado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). No entanto, alguns tópicos merecem atenção e estão sendo monitorados, para que a proposta final seja favorável à classe.

    Entre os pontos que precisam ser melhor esclarecidos estão: a aceitação de negociações coletivas, por meio das entidades médicas; sobre quais valores serão concedidos os reajustes, como rol de procedimentos da ANS, CBHPM etc.; recomposição das perdas acumuladas dos honorários; quando será estabelecido pela ANS o índice anual de reajuste para os prestadores de serviços; e a desvinculação da lei a um índice de qualificação dos prestadores de serviços que a ANS vem tentando implantar há algum tempo.

     


    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    "A Comissão Estadual de Negociação com os Planos de Saúde, composta pela Associação Paulista de Medicina, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Sindicato dos Médicos de São Paulo, informa que a Life Empresarial Saúde enviou proposta de reajuste de consultas e procedimentos médicos, de modo que não faz parte do rol das operadoras de planos de saúde que terão o atendimento suspenso no dia 14 de novembro de 2014."


     

    Fonte: Informações divulgadas pelo Departamento de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina

     

     

    Tags: mobilizaçãoparalisaçãocoletivaimprensaAPMentidadesplanosoperadoras.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 37 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 288 usuários on-line - 37
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.