A crescente queda na qualidade da formação na área da saúde, que coincide com a abertura desenfreada de novas escolas, ao mesmo tempo em que aumentam as denúncias por imperícia, é uma preocupação ética que une os conselhos profissionais do país.
Esta foi uma das principais conclusões da Audiência Pública que reuniu conselhos profissionais e entidades na Assembleia Legislativa do Estado São Paulo (Alesp), para debater sobre o tema “O papel dos conselhos de fiscalização da área de saúde, na qualidade da formação profissional para a proteção da sociedade”.
Responsáveis pelas fiscalização e regulamentação do exercício das profissões que compõem a área da saúde, os conselhos decidiram se organizar para buscar soluções aos problemas comuns. O grupo também reúne representantes da área de ensino, do poder público nas três esferas e parlamentares, entre outros.
Uma das alternativas debatidas na Assembleia, neste 18 de março, foi a realização de um exame de proficiência que avalie a qualidade dos cursos oferecidos.
Ladislau: "o Exame do Cremesp, obrigatório, tem mostrado resultados preocupantes e que exigem maior fiscalização dos cursos de Medicina"
Presente na mesa de trabalhos, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), João Ladislau Rosa, falou sobre a experiência do Exame do Cremesp, obrigatório há dois anos, e que vem apresentando preocupantes índices de reprovação.
Durante os debates, o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, um dos coordenadores do Exame, destacou que a avaliação dos recém-graduados em Medicina é um marcador de progresso que não penaliza o aluno, que recebe o resultado de seu teste em casa. Da mesma forma, as escolas recebem o resultado de sua avaliação geral em envelope lacrado, sem que os alunos sejam identificados. Além disso, o Cremesp também envia os resultados da avaliação por escola ao Ministério da Educação.
Ayer: "a avaliação realizada pelo Conselho é um marcador de progresso
que não penaliza o aluno"
Entre os conselhos profissionais participantes do fórum, estiveram presentes Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Farmàcia, Psicologia, Nutrição, Biologia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Biomedicina, entre outros.
Fotos: Osmar Bustos
Tags: audiência, assembleia, formação profissional, ética profissional, conselhos.
|