Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-01-2025
    Cremesp e CFM
    Encontro inédito reforça laços e destaca gestão inovadora da regional paulista
  • 16-01-2025
    Praticidade
    Cremesp adota Pix para recebimento da anuidade
  • 16-01-2025
    Compromisso com as normas legais
    Supremo Tribunal Federal reafirma critérios para registro de especialistas e rejeita ação da Abramepo
  • 14-01-2025
    Classificação de doenças
    Disponibilização ocorre em várias etapas, e deve valer a partir de 2027
  • Notícias


    24-03-2014

    Audiência

    Representantes de conselhos profissionais da área da saúde debatem crise na formação profissional

    A crescente queda na qualidade da formação na área da saúde,  que  coincide com a abertura desenfreada de novas  escolas, ao mesmo tempo em que aumentam as denúncias  por imperícia, é uma preocupação ética que une os conselhos profissionais do país.

    Esta foi uma das principais conclusões da Audiência Pública que reuniu conselhos profissionais e entidades na Assembleia Legislativa do Estado São Paulo (Alesp), para debater  sobre o tema “O papel dos conselhos de fiscalização da área de saúde, na qualidade da formação profissional para a proteção da sociedade”.

    Responsáveis  pelas fiscalização e  regulamentação do  exercício das profissões que compõem a área da saúde, os conselhos decidiram se organizar para buscar soluções aos problemas comuns.  O grupo também reúne representantes da área de ensino, do poder público nas três esferas e parlamentares, entre outros.

    Uma das alternativas debatidas na Assembleia, neste 18 de março, foi a realização de um exame de proficiência que avalie a qualidade dos cursos oferecidos.


    Ladislau: "o Exame do Cremesp, obrigatório, tem mostrado resultados preocupantes e que exigem maior fiscalização dos cursos de Medicina"


    Presente na mesa de trabalhos, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), João Ladislau Rosa, falou sobre a experiência do Exame do Cremesp, obrigatório há dois anos, e que vem  apresentando preocupantes índices de reprovação.

    Durante os debates, o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, um dos coordenadores do Exame, destacou que a avaliação dos recém-graduados em Medicina é um marcador de progresso que não penaliza o aluno, que recebe o resultado de seu teste  em casa.  Da mesma forma, as escolas recebem  o resultado de sua avaliação geral em envelope lacrado, sem que os  alunos sejam  identificados. Além disso, o Cremesp também envia os resultados da avaliação por escola ao Ministério da Educação.
     


    Ayer: "a avaliação realizada pelo Conselho é um marcador de progresso
    que não penaliza o aluno"


    Entre os conselhos profissionais participantes do fórum, estiveram presentes Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Farmàcia, Psicologia, Nutrição, Biologia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Biomedicina, entre outros.

     

     

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

     

    Tags: audiênciaassembleiaformação profissionalética profissionalconselhos.

    Veja os comentários desta matéria


    A qualidade do ensino médico está ruim, e o incentivo precoce pela escolha de especialidade, fazem a inversão do que é ser especialista. Exceto o CREMESP, a quem parabenizo, os demais conselhos deixam a desejar na defesa da sociedade. Não adianta estimular a formação de especialistas como forma de suprir a grande deficiência do ensino. Enquanto as entidades médicas e o governo não assumirem que a formação médica está criticamente enferma, nenhuma atitude será tomada para sanar essa situação. Quem sofre por isso, é o cidadão.
    Maria Cristina Pacheco

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 26 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 531 usuários on-line - 26
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.