Uma pesquisa com o mote “Como os médicos de diferentes regiões brasileiras trabalham com o paciente que se informa pela internet sobre seus agravos, exames ou medicações”, veiculada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR), busca descobrir e entender qual a influência da internet na relação dos profissionais da Medicina com seus pacientes. Médicos de todo o Brasil podem participar e responder ao questionário.
Entre os principais objetivos do levantamento, são destaques: 1) estimar a quantidade de pacientes que já vêm ao consultório informados sobre o seu provável diagnóstico, e quantos são os que procuram informações adicionais na internet após diagnóstico ou solicitação de procedimentos; 2) entender como os médicos brasileiros atuam quando atendem os pacientes experts; 3) e analisar como os profissionais da Medicina avaliam a qualidade da informação que os pacientes buscam na web e as prescritas pelo médico.
A pesquisa está sob responsabilidade dos médicos Fernando Todt Carbonieri e Alysson Rogério Mathioski, dos orientadores Luís Martins Collaço e Miguel Ibraim Hana Sobrinho, e do acadêmico da FEPAR, bolsista do PIBIC/CNPQ, Matheus Pereira Dias.
Os pesquisadores se comprometem a não divulgar a identificação do médico e a utilizar os dados coletados somente para fins do estudo. O tempo estimado para responder o questionário é de no máximo 5 minutos.
Todas as conclusões serão reportadas por meio de artigos e/ou apresentados em congressos/eventos científicos. Esclarecimentos de dúvidas e outras informações podem ser obtidos pelo e-mail pesquisa.dr.internet@gmail.com.
Responda ao questionário AQUI
Fonte: CRM-PR
Tags: pesquisa, internet, relação, médico-paciente, CRM Paraná, saúde.
|