Desde 21 de maio, os médicos podem se inscrever para participar do curso à distância - “Influenza - Atualização no manejo clínico” no endereço eletrônico: www.unasus.gov.br/influenza.
O curso é resultado de uma ação da Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde, com execução da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
O objetivo da iniciativa é atualizar profissionais médicos que atuam na rede de assistência a saúde e reforçar o manejo correto da influenza, de acordo com protocolos atualizados do Ministério da Saúde, que inclui o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda e grave.
O curso traz quatro casos clínicos interativos, com comentários sobre erros e acertos a cada decisão que o médico tomar. Uma novidade nesse conteúdo auto-instrucional é um vídeo ao final de cada um dos casos estudados, trazendo comentários e explicações de médicos especialistas sobre o tema abordado. Além disso, o menu do curso traz materiais de apoio como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e links para outros conteúdos.
A plataforma de treinamento à distância também é compatível com smartphones e dispositivos móveis nos sistemas Android ou iPhone. Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular.
O curso pode ser concluído em etapas, adaptando-se aos horários mais convenientes de acordo com o ritmo de trabalho, podendo ser realizado aproximadamente em seis horas.
O acesso ao curso é aberto também para visitantes, como estudantes de medicina e demais profissionais de saúde.
Metodologia
A partir da página principal do curso o participante irá escolher um caso clínico. O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos, e responder às perguntas em relação as condutas mais adequadas para aquele paciente. Sempre que necessário poderá consultar o protocolo de tratamento da influenza por meio dos hiperlinks e receberá um comentário para cada escolha que fizer com a explicação acerca da adequação de suas respostas. Ao final de cada caso, será apresentada uma discussão completa em texto com referências bibliográficas, e vídeo, com comentários de médicos especialistas.
O menu do curso traz materiais complementares e links para facilitar a atualização da comunidade médica e demais profissionais interessados em relação às atuais recomendações do Ministério da Saúde para manejo clínico de casos de Influenza.
O Ministério da Saúde divulgou um Protocolo de Tratamento da Influenza - 2013. O documento pode ser acessado AQUI.
Em tempo
São Paulo teve 328 casos da gripe A(H1N1), sendo que 55 levaram o paciente a óbito. Em todo o País, foram 388 casos e 61 deles com morte. Em 2012, os 2.614 casos registrados levaram a 351 mortes.
Nos casos de Influenza, o antiviral Tamiflu (oseltamivir) deve ser utilizado nas primeiras 48 horas após a suspeita da doença, sem necessidade de confirmação por exame laboratorial. O medicamento é distribuído gratuitamente nos postos de saúde de todo o país, mediante a apresentação da prescrição médica. Também pode ser adquirido em farmácias e drogarias, sempre com a receita médica.
Para qualquer dúvida quanto ao fornecimento do Tamiflu, ligue para a Ouvidoria do SUS 0800 644-4414.
Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde
Tags: H1N1, influenza, curso, online, secretaria de saúde, vigilância, distância.
|