Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-09-2024
    Eleições das Comissões de Ética Médica
    Inscrições de chapas começam em 18 de setembro com a publicação do edital pela Comissão Eleitoral da respectiva instituição de saúde
  • 06-09-2024
    Atesta CFM
    Conselho Federal de Medicina lança plataforma online para emissão de atestados médicos
  • 06-09-2024
    Encontro inédito
    Cremesp participa de reunião entre os Conselhos Regionais, de diferentes profissões, e o governo do Estado de São Paulo
  • 05-09-2024
    Empresas Médicas
    Fórum do Cremesp tem proposta de mesa com MP e TCM  para aperfeiçoar fiscalizações em OSs
  • Notícias


    24-06-2013

    Trabalho Médico

    Conselhos de medicina de todo país lançam campanha em favor de Carreira de Estado para médicos do serviço público

    “Carreira de Estado para o médico do SUS. É bom para a saúde, é bom para o Brasil”, é o mote de campanha lançada pelos Conselhos de Medicina em defesa de uma política de recursos humanos e de valorização do trabalho médico no sistema público de saúde do país.  A campanha inclui publicação de anúncios em jornais e revistas e a exibição de vídeos e spots de rádio. O objetivo é levar a ideia - que é apontada pelas entidades de classe como a saída para resolver os problemas de assistência - ao conhecimento da sociedade e dos tomadores de decisão.  Para os Conselhos de Medicina a criação de carreira de Estado para médicos é uma alternativa pertinente e viável para ampliar o acesso ao atendimento em áreas de difícil provimento.

    Com a implementação da carreira para o médico do SUS, espera-se o fortalecimento da assistência pública de saúde. Ela seria delineada à semelhança das carreiras dos promotores, juízes e militares, o que contribuiria para sanar alguns problemas crônicos da saúde brasileira, como a precarização do trabalho médico, a deficiência da rede de estabelecimentos de atenção e a falta de políticas de interiorização da medicina.

    As carreiras de Estado foram previstas pela Emenda Constitucional 19, de 1998, conhecida como reforma administrativa. Segundo o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS do CFM, Aloísio Tibiriçá, está aberto entre as entidades médicas o debate sobre a formatação ideal do modelo de carreira, mas os fundamentos da proposta estão colocados.  Para ele, alguns pontos não podem faltar: a inserção por meio de concurso público; possibilidade de ascensão profissional e transferência de local; condições de atualização científica e teleconferência para se discutir casos clínicos; referência de internação e encaminhamento de emergências; e condições de trabalho com uma equipe de saúde.

    Enquanto não há uma solução definitiva, duas propostas semelhantes de Emenda à Constituição sobre o tema tramitam no Congresso Nacional: a nº 454 de 2009 na Câmara dos Deputados, e a n º 34 de 2011 no Senado Federal.

     

    Veja o vídeo da Campanha AQUI.


    Fonte: CFM

    Tags: Campanhacarreiraestadomédicoconselhos.

    Veja os comentários desta matéria


    Louváveis todas as iniciativas para reivindicar plano de carreira. Infelizmente no nº 308 do Jornal do Cremesp, à pag.3, na entrevista com o Secretário de Saúde de S.Paulo, ignora-se a situação dos médicos aposentados. Após 40 anos de serviço público só temos direito ao ostracismo? Os planos só existem para quem se acha na ativa? Somos esquecidos pela própria classe que nos pede apoio. Hoje só se pensa no Mais Médicos, não nos que Ainda São Médicos. É de lamentar...
    Ricardo Hanna
    Inaceitável médicos estrangeiros trabalharem no Brasil sem revalidação dos diplomas.
    MIRON GOMES
    Economia p/o SUS... na realidade o governo de bobo não tem nada..., só estavam esperando algum motivo para inundar o mercado com médicos (isso fora a abertura indiscriminada de faculdades de Medicina), pois é a lei da oferta e procura... daqui há dez anos vai ter tanto médico no mercado que teremos editais de concurso público para médico de posto de saúde 40 horas para ganhar r$ 1.000,00!! Vagas que serão disputadíssimas devido ao enorme número de médicos no mercado. Sempre vai ter algum médico importado morto de fome que vai aceitar a vaga, e aí, gradativamente e de forma irreversível, a folha salarial do SUS irá cair para a enorme alegria do governo que irá economizar centenas de bilhões! Sim, o objetivo é o aviltamento do salário do médico no médio/longo prazo. A PEC 37 foi derrubada, mas só com grande mobilização popular. Partamos, pois, para as ruas e também para uma ampla campanha de esclarecimento ao público: importar médicos parece uma boa solução para todos os problemas, mas as verdadeiras intenções são outras...
    claudio
    Sou médico há 25 anos e há 4 estou no interior de Santa Catarina. E os colegas aqui querem somente o litoral, mesmo com atraso de salário, além de mais baixo. Aqui temos salário em dia, as condições referidas no final, e mesmo assim não se consegue (mais médicos). Saí do Vale do Paraíba em São Paulo e acho um absurdo a escolha dos colegas. Vejo como solução, aqui, a vinda de cubanos, desde que façam a prova.
    Luiz Eduardo Andrade

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 11 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 470 usuários on-line - 11
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.