Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-09-2024
    Eleições das Comissões de Ética Médica
    Inscrições de chapas começam em 18 de setembro com a publicação do edital pela Comissão Eleitoral da respectiva instituição de saúde
  • 06-09-2024
    Atesta CFM
    Conselho Federal de Medicina lança plataforma online para emissão de atestados médicos
  • 06-09-2024
    Encontro inédito
    Cremesp participa de reunião entre os Conselhos Regionais, de diferentes profissões, e o governo do Estado de São Paulo
  • 05-09-2024
    Empresas Médicas
    Fórum do Cremesp tem proposta de mesa com MP e TCM  para aperfeiçoar fiscalizações em OSs
  • Notícias


    10-05-2013

    Repercussão

    Médicos protestam contra medida do governo em redes sociais e canais interativos


    O anúncio do governo federal  de que irá permitir a entrada de médicos estrangeiros no Brasil, incialmente 6.000 profissionais cubanos, vem gerando fortes protestos por parte dos médicos do país e suas entidades representativas.

    Praticamente todas as entidades médicas brasileiras reagiram veementemente ao anúncio.  Em resposta à nota de repúdio do Cremesp, a entidade recebeu inúmeras manifestações de profissionais por e-mail, redes sociais e outros canais interativos. Com classificações à medida como “criminosa”, “ilegal”, “irresponsável” e “eleitoreira”, muitos médicos  vem sugerindo ações coletivas de protesto e até mesmo uma “greve geral” , o que demonstra que a categoria está indignada e não aceita tal descalabro. Também estão circulando nas redes sociais algumas petições e abaixos-assinados contrários à proposta.         

    O presidente do Cremesp, Renato Azevedo, informou que as entidades médicas estão unidas o suficiente para lutar contra o que ele considera “uma afronta aos médicos, à medicina e à população brasileira”. Segundo Azevedo, no momento ainda não é possível tomar medidas judiciais, pois trata-se de um anúncio de intenção não formalizado, mas  que já estão sendo discutidas e articuladas algumas ações políticas para impedir que a intenção do governo prospere.                   

    O presidente do Cremesp destacou que, para atuar no Brasil, o médico formado em outro país precisa se submeter ao Revalida, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras, que tem índice de aprovação inferior a 10%. Além disso, precisa estar inscrito no CRM da jurisdição na qual vai atuar. "Qualquer proposta do governo fora dessas regras, além de ser uma ilegalidade, põe em risco a saúde da população brasileira", completou Azevedo.

    Acompanhe a repercussão e comentários da Nota de Repúdio do Cremesp no  Facebook, TwitterSite.        

     

     

    Tags: Redes sociaismédicosprotestosestrangeiroscubanosgovernoSUS.

    Veja os comentários desta matéria


    Sou médico formado no exterior e sou a favor do Revalida. Porém, ao realizar a prova dos 2 últimos anos do CREMESP, tive a impressão que é mais adequada aos conhecimentos pertinentes de um médico clinico, em outras palavras, é uma prova mais justa. Minha sugestão é que o Revalida seja elaborado pela fundação Carlos Chagas.
    Leonardo Abreu

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 17 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 480 usuários on-line - 17
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.