Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    29-04-2013

    Bioética

    Cremesp promove encontro das Comissões de Ética Médica na subsede da Vila Mariana


    O primeiro de uma série de encontros de Comissões de Ética Médica (CEM), organizado pelo Centro de Bioética do Cremesp, lotou, em 25 de abril, o auditório da subsede da entidade, em Vila Mariana. Na ocasião representantes das CEMs da Capital e do Interior, além de interessados nesse âmbito, acompanharam palestra sobre o trabalho dessas extensões do Conselho nas instituições médicas, além de outra, voltada à Bioética, disciplina usada no dia a dia das comissões para embasar suas discussões éticas.

    O encontro foi aberto pelo presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, que salientou o importante papel das Comissões na análise preliminar de situações de conflito envolvendo médicos e/ou atendimentos prestados à população. Revelou ainda algumas novidades envolvendo tal universo, como a criação de um mailing específico, com o intuito de “facilitar e intensificar sua comunicação com a nossa Casa”.



    Renato Azevedo

    Em seguida falou Henrique Carlos Gonçalves, diretor do departamento jurídico do Cremesp, que traçou um painel relativo à criação dos Conselhos de Medicina no Brasil, e das CEM, importantes como retaguarda aos CRMs, em especial, os que agregam o maior número de médicos. “Com aproximadamente 130 mil médicos em exercício e cerca de 39.000 empresas médicas registradas em São Paulo ficaria impossível aos 42 conselheiros realizarem a análise de todas as demandas que chegam por aqui”.

    Foi uma das motivações para que o Conselho Federal de Medicina (CFM) criasse as CEMs, em 1985, com intuito de realizar funções sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina em sua área de abrangência (Vide Box). “Houve, portanto, uma delegação parcial da competência dos Conselhos às Comissões, que é limitada, já que não podem julgar, condenar ou punir os médicos”.


    Henrique Carlos

    Bioética

    Em seguida, foi a vez do também conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, que abordou a Bioética que, em sua visão, “fornece a sustentação necessária às análises e reflexões sobre condutas ético-profissionais, especialmente em situações que envolvem valores como a dignidade da pessoa humana”.



    Reinaldo Ayer

    Conforme destacou, ainda que o Código de Ética Médica seja em grande parte deontológico (voltado a deveres inerentes a uma profissão), em seu cerne, direciona-se ao conceito bioético de “Beneficência” em relação aos pacientes.

    O final do encontro foi marcado por debate que contou  com intensa participação dos presentes, atingindo-se, assim, os objetivos essenciais de aproximação entre o Cremesp e as CEMs e, como conseqüência, mútua troca de experiências.

    Estima-se que cerca de 40 Comissões se fizeram presentes, por meio de seus presidentes ou membros efetivos e suplentes. Apenas para mencionar algumas, da Capital, CEM da Associação de Amigos da Criança Deficiente (AACD); do Hospital Albert Einstein; Hospital IGESP; e Hospital Infantil Cândido Fontoura. Do Interior, CEM da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí; do Hospital Estadual de Américo Brasiliense; AME de Itapevi e da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio.


    Representantes de CEM da Capital e do Interior

    Estão previstos ainda outros encontros do gênero em outras cidades do
    Estado: no dia 24 de maio, por exemplo, Ribeirão Preto recebe as CEMs. Em breve, mais informações!

    Funções
    Uma das funções primordiais das Comissões é a judicante, instruindo sindicâncias e formulando relatório circunstanciado acerca de um eventual problema de natureza ética, encaminhando-o ao Cremesp.

    Fora esta, porém, há múltiplas outras atribuídas às Comissões, de acordo com o que determina o CFM. Por exemplo, nem todos sabem, mas cabe às CEMs supervisionar, orientar e fiscalizar o exercício da atividade médica, bem como, colaborar com o Cremesp na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar sobre temas relativos à Ética Médica.

    Também são suas prerrogativas, entre outras, fornecer subsídios à direção da instituição onde funciona, buscando melhoria das condições de trabalho e de assistência médica, e atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da Instituição onde funciona quanto às normas legais que disciplinam seu comportamento ético.

    Curso de Capacitação
    Desde a implementação do Curso de Capacitação às Comissões de Ética Médica, em 2002, o Cremesp enfatiza sua vocação de apoio às CEM.

    Coordenado pelo Centro de Bioética e elaborado pelo Grupo de Capacitação às Comissões de Ética Médica (GACEM), na gestão do então coordenador Gabriel Oselka (2002 a 2012), o treinamento já abrangeu dezenas de conselheiros e, principalmente, de delegados do Cremesp, que desde o início participam como alunos, tornando-se em seguida instrutores, trabalho relevante para se atingir o objetivo de padronizar – e, por que não dizer, melhorar? – a atuação das Comissões.

    Texto: Concília Ortona
    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: ComissãoÉticaMédicacapacitaçãobioética.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 35 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 321 usuários on-line - 35
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.