Ladislau, representando o Cremesp, fala aos presentes durante o encontro na APM O atendimento eletivo a todos os planos será suspenso em São Paulo na próxima quinta, 25/04, Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde. Apenas as urgências e
emergências serão atendidas normalmente. Os médicos também tomarão toda a
Avenida Paulista com faixas nos cruzamentos das duas
vias, denunciando os problemas enfrentados na relação com os planos de
saúde.
As ações foram definidas durante reunião representantes de entidades
médicas e de cirurgiões dentistas na sede da Associação Paulista de
Medicina (APM), em 15 de abril. João Ladislau Rosa, coordenador do Departamento de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), participou do encontro, corroborando o apoio dos diretores e conselheiros da Casa nas ações.
Ficou confirmado que a programação do movimento terá início às 7h da manhã, quando serão estendidas, em toda a extensão da ilha que divide as duas pistas da Avenida Paulista, bandeiras e faixas para conscientização da população
sobre os problemas que os profissionais de saúde enfrentam com planos e
operadoras, atingindo, também, os usuários que necessitam de
atendimento. Às 9h, haverá uma concentração na esquina das avenidas Paulista com Brigadeiro Luis Antonio. Depois, médicos e cirurgiões dentistas caminharão até as escadarias do prédio da Gazeta, no nº 900 da Avenida Paulista, para um ato público, às 10 horas, quando soltarão 10 mil balões negros em forma de protesto com os rumos da saúde suplementar no país, encerrando o ato.
Entre as principais reivindicações do movimento estão: consulta a R$ 90,00; reajuste dos procedimentos com recomposição das perdas acumuladas (balizador CBHPM); contratos dignos (sem frações de índices como critério de reajuste); CBHPM como referência no processo de hierarquização; fim das interferências das empresas na relação médico-paciente.
Coletiva de imprensa Na próxima terça, 23 de abril, às 11h, haverá uma coletiva à imprensa para esclarecer o movimento dos médicos. Na ocasião, também será divulgada uma pesquisa sobre a opinião dos médicos, cirurgiões dentistas e fisioterapeutas em relação os planos de saúde. Ao todo, foram entrevistados cinco mil profissionais que responderam um questionário de 30 perguntas.
Fotos: Osmar Bustos
Tags: APM, movimento médico, Dia Nacional, planos de saúde, operadoras, CBHPM, honorários, ação, Paulista, 25 de abril, coletiva.
|