Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-10-2019
    Resíduos sólidos
    Prazo para cadastro de PJs que geram lixo na cidade de São Paulo se encerra no dia 31 de outubro
  • 09-10-2019
    Palestra em Sorocaba
    Causa básica da morte é item fundamental na Declaração de Óbito, observa presidente do Cremesp
  • 08-10-2019
    Gacem
    Promovido 1º encontro com presidentes das Comissões de Ética Médica dos principais hospitais da Capital
  • 07-10-2019
    Roda de conversa
    Primeiro encontro regional com o presidente do Cremesp abordou principais dificuldades dos médicos de Ribeirão Preto
  • Notícias


    08-04-2013

    Y-Mind MEB

    Evento concebe inovação radical no campo da prevenção dos transtornos mentais e comportamentais

     
    Os mais importantes cientistas nacionais e internacionais estiveram reunidos, entre os dias 25 e 29 de março, no Y-Mind - Uma ciência de Vanguarda na Prevenção dos Transtornos Mentais, Emocionais e Comportamentais (MEB). O evento, sob a coordenação do Prof. Dr. Jair de Jesus Mari,  propôs a divulgação e consolidação de um novo paradigma na prevenção desses transtornos.

    Segundo Mari, os avanços recentes na área da Psiquiatria têm mostrado que os MEB são altamente complexos, afetam o cérebro numa fase dinâmica específica, e estabelecem uma interação gene-ambiente através de um processo de neurodesenvolvimento. Para ele, a prevenção é a forma mais eficaz capaz de reduzir a carga dessas doenças. "No entanto, algumas lacunas de conhecimento convivem com a total falta de possibilidade para a aplicação prática desses avanços", afirma Mari.

    Para o coordenador do evento, várias foram as novidades apresentadas e que merecem destaque. Entre elas, "a compreensão do suicídio como decorrente da interação genética, ambiente e epigenética; a incorporação da saúde mental nos currículos escolares do Canadá, os serviços planejados para os adolescentes na Austrália, os estudos avançados de genética e epigenética na compreensão da etiologia dos transtornos mentais", afirmou. 

    Durante o encontro, foi estabelecido que para falar em prevenção ou remissão dos sintomas é preciso, antes de tudo, compreender os mecanismos cerebrais envolvidos no surgimento dos sintomas. Para os pesquisadores, é preciso rever a maneira como as doenças psiquiátricas são classificadas, abandonando o modelo compartimentado onde cada indivíduo recebe uma única classificação.

    Segundo os participantes, os modelos atuais são teóricos,  desenvolvidos exclusivamente para organizar as pesquisas. Embora tenham sido importantes para nos transportar até os dias de hoje, eles já se esgotaram. Para Mari, "precisamos de um novo paradigma e um novo sistema de classificação das doenças mentais, proposto pelo National Institute of Mental Health (NIMH), e batizado de Research Diagnostic Criteria (RDOC), pode ser bastante promissor neste sentido."

    Para Jair Mari, o evento foi um sucesso total. "Tivemos a oportunidade de discutir, com especialistas nacionais e internacionais, um tema bastante negligenciado na literatura", afirmou. Segundo o professor, participaram do encontro 20 conferencistas internacionais, e 102 estudantes de pós-graduação, sendo 25 do Estado de São Paulo, 27 de outros Estados do país, e 50 acadêmicos do exterior, representando 25 nações.

    A Escola de Ciência Avançada Y-Mind  conseguiu reunir, no encontro, os principais investigadores brasileiros e  internacionais na área. Para Mari, esta  iniciativa, "além de permitir uma inovação radical no campo de prevenção dos transtornos mentais, teve a pretensão de influenciar as políticas de saúde mental no Estado de São Paulo e no país, contribuindo para colocar a psiquiatria brasileira na vanguarda do conhecimento global."

    Jair de Jesus Mari é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e Coordenador da Pós-Graduação da UNIFESP, Ph.D. pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, e - Pesquisador I-A do CNPq.

    Tags: transtorno mentaltranstorno comportamentalpsiquiatriaY-MindJair Mari.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 35 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 323 usuários on-line - 35
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior