Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-01-2025
    Defesa da saúde da população
    Cremesp apoia o CFM no pedido de banimento do PMMA pela Anvisa
  • 22-01-2025
    Anuidade para Pessoa Jurídica
    CFM prorroga prazo para médicos PJ solicitarem desconto de 80% na anuidade de 2025
  • 20-01-2025
    Cerimônia
    Cremesp participa de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC)
  • 17-01-2025
    Cremesp e CFM
    Encontro inédito reforça laços e destaca gestão inovadora da regional paulista
  • Notícias


    15-04-2013

    Reunião

    Presidenta Dilma recebe representantes de entidades médicas para discutir saúde pública e distribuição de profissionais no país


    Na reunião em Brasília, representantes das entidades médicas pedem apoio de Dilma para o SUS, Carreira de Estado e Revalida

    Representantes das entidades médicas tiveram reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, neste dia 4 de abril, às 16h, em Brasília, para tratar de assuntos ligados à saúde pública e à distribuição de médicos no país. Os médicos reafirmaram apoio ao SUS e ao projeto de Iniciativa Popular que reivindica investimento de 10% das receitas brutas da União para a saúde pública. Manifestaram ainda que a distribuição dos médicos só se resolverá com a criação de uma Carreira de Estado e se posicionaram contrários à facilitação de revalidação de diplomas estrangeiros de Medicina, defendendo o atual sistema Revalida. Numa conversa franca com os médicos, Dilma se mostrou receptiva aos temas tratados.

    Além da presidenta, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, estiveram presentes o presidente e o conselheiro do Cremesp, Renato Azevedo e Henrique Carlos Gonçalves, respectivamente; o 1º vice-presidente e o secretário geral do CFM, Carlos Vital Corrêa Lima e Henrique Batista e Silva; o presidente da APM, Florisval Meinão; o 1º tesoureiro e o 1º vice-presidente da AMB, José Luiz Bonamigo Filho e Jorge Carlos Machado Curi; o presidente e o vice-presidente da Fenam, Geraldo Ferreira Filho e Otto Fernando Baptista; e a presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Jadete Barbosa Lampert.

    Exame do Cremesp
    No encontro com Dilma, foi comentado sobre o índice de 46% de reprovação dos egressos de escolas médicas no Exame do Cremesp, cuja participação é obrigatória para a obtenção do registro profissional no Estado de São Paulo. Dilma se mostrou surpresa e preocupada com a situação da formação médica e propôs a criação de uma Comissão para discutir o ensino médico no Brasil.

    A presidenta afirmou que não tomará nenhuma medida em relação aos assuntos tratados sem consultar as entidades médicas e marcará novas reuniões. “O encontro foi bastante proveitoso e esperamos um encaminhamento positivo dos temas tratados”, comentou Azevedo. 

    Representantes das entidades médicas nacionais entregaram a Dilma Rousseff um documento com propostas para promover a interiorização da medicina, o aperfeiçoamento da formação médica e dos instrumentos de financiamento, gestão e controle. Acesse aqui a íntegra da carta.


    Fotos: Roberto Stuckert Filho (Presidência da República)

    Tags: MédicossaúdeDilmapresidentaCremespCFM.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 32 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 717 usuários on-line - 32
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.