Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-01-2025
    Medicina Baseada em Evidências
    Cremesp realiza simpósio para auxiliar os médicos na tomada de decisões baseadas em evidências científicas
  • 22-01-2025
    Defesa da saúde da população
    Cremesp apoia o CFM no pedido de banimento do PMMA pela Anvisa
  • 22-01-2025
    Anuidade para Pessoa Jurídica
    CFM prorroga prazo para médicos PJ solicitarem desconto de 80% na anuidade de 2025
  • 20-01-2025
    Cerimônia
    Cremesp participa de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC)
  • Notícias


    03-04-2013

    Ato Público

    Médicos e parlamentares cobram aumento do financiamento para a saúde e carreira de Estado no SUS


    Médicos manifestam-se em defesa da saúde pública no Senado Federal

    A mobilização em defesa da saúde pública e da dignidade na medicina reuniu nesta terça-feira (2/04), no Senado Federal, em torno de 500 médicos de todo o país, além de parlamentares. Os manifestantes cobraram do governo soluções para os problemas da saúde, como o aumento do financiamento do setor e a valorização profissional daqueles que atuam no SUS, por meio da criação de uma carreira de Estado  – semelhante ao de juízes e promotores.


    Diretores e conselheiros da Casa presentes na ação deste 2 de abril


    Pelo Cremesp participaram o seu presidente, Renato Azevedo Júnior; a tesoureira Silvia Mateus; o corregedor Krikor Boyaciyan; o coordenador das Delegacias Metropolitanas, Rui Telles; além dos conselheiros Carlos Alberto Monte Gobbo, Silvana Morandini, Pedro Teixeira Neto, Renato FrançosoDesireé Callegari (que também é 1º secretário do CFM). 

    A concentração catalisou a insatisfação da categoria com as ações do governo federal, dentre elas, a intenção de flexibilizar as regras para revalidação de diplomas de profissionais formados no exterior e a proposta de reduzir impostos para dar subsídios e destinar recursos públicos às operadoras de planos de saúde. Para presidente do Cremesp é um contra-senso o  governo federal  favorecer  o setor  privado em detrimento da saúde pública que está subfinanciada e, por isso, prejudicada.  


    Renato Azevedo (à direita): carreira de médico no serviço público é imprescindível para a qualidade do atendimento na saúde

    Durante o ato público, vários parlamentares manifestaram-se em favor da causa médica e comprometeram-se a defender a aprovação de matérias em prol da saúde e da medicina. Uma das propostas é a Emenda Constitucional (PEC) 454/09 que cria a carreira de médico no serviço público. O tema está em tramitação e no momento aguarda parecer de uma comissão especial criada na Câmara.

    “Os médicos pedem dignidade para si e para seus pacientes. Viemos aqui em defesa de causas legítimas da sociedade e também dos profissionais que vivenciam diariamente as dificuldades que existem na saúde pública do Brasil”, afirmou o presidente em exercício do CFM, Carlos Vital, no início da concentração no auditório Petrônio Portela, no Senado.

    Para o senador Paulo Davim (PV/RN) e o deputado Eleuses Paiva (PSD/SP), os médicos têm força política para aprovar demandas de interesse da sáude no Congresso. Eles acreditam, por exemplo, que a categoria pode auxiliar a Comissão Especial da Câmara destinada a discutir o financiamento da saúde pública. Atualmente a comissão debate três Projetos de Lei Complementar – 123/12, 124/12 e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que deve ser entregue à Câmara pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o “Saúde+10”.

     


    Fontes: Cremesp/CFM  Fotos: Márcio Arruda (CFM)

    Tags: senadoatopúblicomédicossaúdeSUScarreira.

    Veja os comentários desta matéria


    Interessante a faixa ao fundo, dizendo que deve-se manter o rigor dos exames feito aos médicos formados em outros países (grande parte, brasileiros), enquanto aqui, apesar da vergonhosa nota dos formados, nada é feito. Ah, entendi o que querem dizer é que fica chato vir um brasileiro que estudou em outro país, fazer bem melhor dos que aqui estudaram. CFM, CRM vamos acordar, exame SIM, mas para todos e, quem não passa, não tem CRM Tanto os daqui como os de lá.
    Victor Bernardo

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 49 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 705 usuários on-line - 49
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.