Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 14-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp presta homenagem ao médico Manlio Basilio Speranzini
  • 13-11-2025
    SEMPRE AO LADO DO MÉDICO JOVEM
    Cremesp discute ensino e ética profissional com a nova geração de médicos durante o Conasp
  • 12-11-2025
    Juntos com os médicos do interior
    Cremesp demonstra mais uma vez seu pioneirismo e leva a Ribeirão Preto o 2º Treinamento de Inteligência Artificial em Medicina
  • 12-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp lamenta profundamente o falecimento do médico Ivlacir Idilhermano Vasques Silva
  • Notícias


    17-02-2013

    Formação médica

    Nova portaria do MEC sobre cursos de medicina é discutida durante reunião dos presidentes dos CRMs do país


    Desiré e Azevedo (2º e 3º da esq. para dir.) representaram São Paulo no encontro    

    A alteração nos critérios de abertura de cursos médicos no Brasil foi um dos temas polêmicos discutidos pelos presidentes dos Conselhos de Medicina de todo o país, reunidos nesta quarta-feira, 06/08, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília.

    Para autorizar a abertura de novos cursos, o Ministério da Educação  (MEC) passa a considerar a demanda de médicos em cada Estado e o número de vagas  já existentes. Ainda de acordo com a Portaria nº 2/2013, publicada no Diário Oficial da União de  04/02, Estados com relação maior que 1,3 vaga por 10 mil habitantes terão limites mais restritivos para abertura de cursos. 

    De acordo com o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, que esteve presente na reunião, as novas medidas, isoladamente, não terão efeitos sobre o problema da má distribuição de profissionais pelo país. Azevedo lembra que não há evidências de que o médico fixa-se na região onde foi formado. Porém, está demonstrado que ele vai para onde há melhor remuneração. Para ele, uma política de fixação de médicos nos locais onde há maior demanda por profissionais, passa, necessariamente, pela criação de uma carreira de Estado dentro do SUS.  

    Apesar de considerar a medida positiva, o presidente do CFM, Roberto d’Ávila, também avalia que somente a criação de uma carreira de Estado e uma política de interiorização da assistência em saúde vão garantir a fixação de profissionais nas áreas de difícil provimento.

    A reunião contou ainda com a participação do conselheiro do Cremesp Desiré Callegari, que também é representante do Estado de São Paulo junto ao CFM e diretor de Comunicação do órgão. 

    Mudanças no código de processos

    A reforma do Código de Processo Ético-profissional (CPEP) foi outro tema discutido por presidentes, juntamente com conselheiros, corregedores e assessores jurídicos dos conselhos regionais de medicina do país, em reunião que teve início um dia antes, 05/02.

    Os debates dão continuidade aos trabalhos iniciados em dezembro de 2012, com objetivo de atualizar o texto para situações não previstas no código vigente. Por São Paulo participaram das discussões o coordenador do Departamento Jurídico, Henrique Carlos Gonçalves; o corregedor, Krikor Boyaciyan; e o vice-corregedor, Rodrigo Durante Soares. 

    Acesse íntegra da Portaria 02/2013 do MEC. 

    Fontes: Cremesp/CFM/ Fotos: Vevila Junqueira  

    Tags: CRMsvagasmedicinareuniãopresidentes.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 112 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 1619 usuários on-line - 112
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.