Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-01-2025
    Cremesp e CFM
    Encontro inédito reforça laços e destaca gestão inovadora da regional paulista
  • 16-01-2025
    Praticidade
    Cremesp adota Pix para recebimento da anuidade
  • 16-01-2025
    Compromisso com as normas legais
    Supremo Tribunal Federal reafirma critérios para registro de especialistas e rejeita ação da Abramepo
  • 14-01-2025
    Classificação de doenças
    Disponibilização ocorre em várias etapas, e deve valer a partir de 2027
  • Notícias


    24-09-2012

    Ortotanásia

    A convite da OAB-regional Campinas, diretora do Cremesp participa de fórum disciplinar sobre o tema


    A diretora do Cremesp, Sílvia Mateus (ao microfone), durante sua apresentação no encontro


    Ortotanásia, eutanásia, distanásia. Um debate sobre esses temas polêmicos foi realizado em 19 de setembro, no Auditório do Instituto Presbiteriano Mackenzie, por ocasião do Fórum Disciplinar sobre Ortotanásia. Promovido e coordenado pela 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campinas, o encontro contou com a participação de Silvia Helena R. Mateus, diretora do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e conselheira responsável pela regional da Casa na cidade.

    Segundo o Código de Ética Médica, a ortotanásia consiste de procedimento ético, aplicado em situações clínicas irreversíveis e terminais, possibilitando ao médico evitar a realização de abordagens diagnósticas e terapêuticas desnecessárias, e propiciar aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados, na busca de uma morte digna sem dor ou sofrimento.

    O foco da discussão ateve-se principalmente sobre a diferença entre eutanásia e ortotanásia. Para Sílvia, "os profissionais que não atuam na área da saúde tendem a confundir os dois procedimentos." Segundo a diretora do Cremesp, a diferença básica entre eles refere-se ao fato de que na eutanásia sempre ocorre a abreviação da vida, enquanto na ortotanásia evita-se o prolongamento da morte pela distanásia, processo que ocorre de forma lenta e angustiante, tanto para o paciente quanto para os familiares que o acompanham."

    Participaram do encontro, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Joaquim de Paula Barreto Fonseca, professor de Medicina Legal; José Roberto de Souza, diretor da Faculdade de Medicina; além de Miriam Alexandre, médica cardiologista.

    Entre os palestrantes convidados, destaque para as conferências da presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-Campinas, Tereza Cristina de Abreu Garotti; de Marcelo Valdir Monteiro, presidente da Comissão de Cursos e Palestras da OAB-Campinas; Claudinor Roberto Barbieiro, coordenador da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Ricardo Negrão Nogueira, desembargador da 19ª Câmara de Direito Privado de São Paulo, e de Raimundo Cantuária, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

     Fonte e fotos: OAB Campinas

    Tags: ortotanásiaeutanásiadistanásiaCampinasOABfórum idsciplinar.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 36 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 459 usuários on-line - 36
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.