Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-11-2025
    Atendimento modernizado
    Cremesp prestigia inauguração das novas instalações destinadas à Oncologia do Hospital Nipo-Brasileiro (HNIPO) 
  • 18-11-2025
    Feriado
    Atendimento do Cremesp será interrompido no 20/11 e retomado no dia seguinte
  • 17-11-2025
    Inovação em Saúde
    Cremesp participa de agenda técnica em Portugal para fortalecer cooperação em saúde digital e inteligência artificial
  • 14-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp presta homenagem ao médico Manlio Basilio Speranzini
  • Notícias


    16-04-2012

    Anencefalia

    Especialistas vão definir critérios para ajudar médicos na tomada de decisão sobre interrupção de gestação

    Uma comissão especial, criada na sexta-feira (13/04), pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), terá a missão de estabelecer, em no máximo 60 dias, os critérios médicos para  diagnóstico de anencefalia. O  plenário do CFM reúne conselheiros médicos representantes de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

    A comissão foi criada logo após a decisão histórica  tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 12/03, de  que a interrupção de gravidez em virtude de feto anencéfalo não é mais crime no país.  Na prática, isso quer dizer que foi facultado à gestante decidir se quer ou não interromper a gravidez nesses casos. 

    O CFM considera que a antecipação terapêutica do parto nos casos de anencefalia – após diagnóstico clínico criterioso – reforça a autonomia da mulher, para quem, nestas situações, a interrupção da gestação não deve ser uma obrigação, mas um direito a ser garantido. Para o  conselheiro do Cremesp e professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP, Reinaldo Ayer de Oliveira, a decisão histórica  do STF é um avanço que protege a sociedade e a autonomia da mulher.  Ayer considera  importante que os critérios sejam estabelecidos com agilidade, mas com o cuidado que o assunto requer  para  garantir a segurança dos procedimentos médicos, em benefício da saúde individual e coletiva.

    O trabalho será iniciado ainda este mês e farão parte da comissão representantes do CFM, das sociedades médicas de pediatria, neurologia, ginecologia e obstetrícia, do Ministério da Saúde, além de experts em ultrassonografia fetal. Também poderão dar contribuições especialistas de algumas das principais universidades e escolas médicas do país.  

    O plenário do CFM, em sua maioria, considera acertada a sentença do STF, pois “contribui para o aperfeiçoamento das relações éticas na sociedade, estabelecendo uma ponte sólida entre a Medicina e o Poder Judiciário no debate e na deliberação acerca de temas de grande interesse para a assistência em saúde.”

    Fonte: Cremesp/ Centro de Bioética do Cremesp/ CFM

    Leia também:
    Anencefalia - Maioria dos ministros do STF é favorável à interrupção de gravidez


    Tags: anencefaliagestaçãogravidezinterrupçãocomissão especial.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 77 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 1239 usuários on-line - 77
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.