Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    05-04-2012

    Plenária temática

    Médicos propõem mudanças nas diretrizes de prescrição e dispensação de medicamentos


    Wilson, Pereira, Menegazzo, Renato, Emiko, Bacheschi e Mapelli  

    Para discutir e propor ajustes nas diversas etapas que envolvem a prescrição e a dispensação de medicamentos de uso continuado, o Cremesp realizou uma plenária temática,  em 30 de março, em sua sede. Foram convidados para para os debates  Reynaldo Mapelli Júnior, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde; Emiko Fukuda, diretora de medicamentos do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo; Pedro Eduardo Menegasso, presidente do Conselho Regional de Farmácia; e Wilson Carlos Teixeira Júnior, mestre em Direito Internacional.

    Também integraram a mesa Renato Azevedo, presidente do Cremesp, o conselheiro Antonio Pereira Filho, que coordenou o encontro, e o conselheiro Luiz Alberto Bacheschi, que proferiu palestra.


    Renato Azevedo (ao lado de Antonio Pereira): "é preciso estabelecer uma legislação ética para a prescrição de medicamentos de uso contínuo"  

    “Esse tema é recorrente em nossas plenárias porque os médicos têm muitas dúvidas e dificuldades em entender as diferentes regras que envolvem uma prescrição; não há legislação ética a respeito”, afirmou o presidente do Cremesp, Renato Azevedo.

    Pereira citou o artigo 37 do Código de Ética Médica, que veta ao médico a prescrição de tratamento sem exame direto do paciente. “É justamente essa a questão que se coloca, quando o médico é procurado para transcrever uma receita com a qual o paciente teve uma dispensação limitada”, disse. “E o médico, muitas vezes movido por motivos humanitários, transcreve a receita sem exame direto do paciente, e acaba transgredindo o Código”. Para o conselheiro, é preciso que se façam mudanças nas diretrizes de dispensação de medicamentos. “Temos de levar essa discussão, pois existe um conflito ético entre a legislação vigente e a deontologia.”

    Bacheschi também recorreu ao CEM para dar ênfase à responsabilidade do médico. “É direito do médico indicar o procedimento adequado ao paciente, seja por 30, 60 ou 180 dias. Além disso, é vedado ao médico causar dano ao paciente, por ação ou omissão,” declarou. Segundo ele, em nossa realidade existe um excesso de regulamentação, com exagero de atitudes restritivas por conta da Anvisa.  “Evidentemente, há de se respeitar o ordenamento jurídico, mas se o médico é responsável pelo tratamento, cabe a ele decidir a periodicidade da consulta e prover o paciente da medicação necessária àquele período.”

    Mappelli argumentou que do ponto de vista jurídico, a respeito da liberdade do médico, “a Constituição, em seu artigo 197, diz que as ações de serviço em saúde são de relevância pública. Não há, em nenhuma circunstância, um direito privado em medicina, isso significa que o médico tem de atuar observando a legislação do país. As ações de saúde também podem ser exercidas por parceiros particulares, desde que sob a fiscalização e controle do poder público”, argumentou. 

    Ele acredita, entretanto, que a discussão em relação a prazos de receitas é bastante pertinente e técnica, e deve ser feita para aperfeiçoar as normas que existem, desde que o poder público possa regulamentar isso. “O problema é complexo e talvez o SUS não tenha condições de atender rapidamente a todos e exigir de imediato a prescrição pública, mas, ao mesmo tempo, não pode concordar com uma prescrição privada sem critério nenhum”, ressaltou.

    Mappeli sugeriu que o Cremesp auxilie no aperfeiçoamento da legislação, exercendo um papel importante na discussão do que realmente deve ser exigido, como devem ser os prazos etc., e também na orientação do bom e punição do mau profissional, que desobedece as regras. “Preencher formulário em branco é crime, é falta ética. E já é quase consenso que algo precisa ser feito em relação aos abusos”, alertou.

    Por Aglaé Silvestre/ Fotos: Osmar Bustos e Beatriz Machado  

    Tags: medicamentosdispensaçãoprescriçãoéticamédica.

    Veja os comentários desta matéria


    É absurdo e antiético o médico prescrever medicamento sem saber a causa sintomática do paciente, podendo causar danos irreversíveis ao mesmo, fui vitima desse tipo de procedimento, apenas por reclamar sintomas e no escuro o profissional receitar medicamento apenas pelo sintoma e não pela exatidão de um diagnóstico através de imagens. É absurdo o profissional não saber que cada exame mostra um diagnóstico com exatidão, não sou médica mas tive que estudar para ficar esclarecida, porque as barbeiragens na área são sinceramente absurdas e inaceitáveis, e pelo andar da carruagem no futuro teremos péssimos profissionais no mercado, cuidando da saúde.
    Tatiana

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 73 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 337 usuários on-line - 73
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.