NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Defesa da Medicina
Cremesp e CFM unem esforços para combater calotes e fortalecer a valorização dos médicos
4º Edição
Congresso de Medicina do Cremesp reafirma a centralidade da ética na profissão
Notícias
|
13-10-2011 |
Plano de carreira |
Em visita ao Conselho, Cerri anuncia concurso público para 700 médicos |
|
A abertura de um concurso público da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para 3,3 mil profissionais de saúde, incluindo 700 médicos, e o estudo de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) para o médico foram anunciados durante sessão plenária especial realizada na sede do Cremesp com o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, em 11 de outubro. Durante sua apresentação, Cerri declarou que uma comissão formada por membros da Secretaria, do Cremesp, da Associação Paulista de Medicina (APM) e do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) estudam um formato para que os médicos contratados possam se dedicar exclusivamente ao atendimento no setor público. O plano deve estar pronto até o final deste ano. Em sua análise do cenário atual da saúde no Estado, afirmou que existe um quadro de cargos e salários deficiente e desatualizado, com remuneração insatisfatória para os profissionais. E que a desvalorização do médico acontece não só no âmbito estadual, como também municipal e federal. Para ele, essa situação tem causado distorções, como a tolerância do gestor em relação à carga horária e gratificações por presença e permanência. “Gostaríamos que a carreira do médico fosse de dedicação integral, com ascensão adequada. Não sabemos quantos optariam por isso, mas creio que boa parte aceitaria, já que a dupla jornada cria dificuldades no cumprimento de horários e gera impactos na qualidade de vida do médico e do paciente”, afirmou. Ele frisou que a intenção é consolidar uma proposta de carreira pública que atenda à expectativa da classe médica do Estado. “Acreditamos que esse modelo, a ser criado em São Paulo, possa liderar a estrutura assistencial também nas esferas municipal e federal, buscando uma ação nacional”, destacou. Durante os debates, o secretário foi questionado sobre a forma de contratação e o valor do salário ideal para os médicos, que ainda não foi definido. Cerri respondeu que considera inadequada a remuneração média atual no Estado de São Paulo é de R$ 3,2 mil por 20 horas de trabalho. Veja matéria completa sobre este encontro na edição de novembro do Jornal do Cremesp, nº 287. Fotos: Osmar Bustos |





