Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    10-10-2011

    Psoríase e Vitiligo

    Encontro na Câmara Municipal focou a qualidade de vida do paciente



    Nacime Mansur (ao microfone): "a capacitação de profissionais de saúde sobre psoríase e vitiligo é fundamental para o acompanhamento correto do paciente"


    O Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase realizou no último sábado (08/10), o 9º Encontro Municipal e o 7º Encontro Nacional de Psoríase, com três grandes desafios: esclarecer dúvidas da população em relação à doença; atualizar profissionais de saúde sobre as formas de tratamento, e desmitificar a doença frente as pessoas que convivem com o paciente.

    O encontro, na Câmara Municipal de São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 1.300 pessoas, dentre elas, o diretor e segundo-tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Nacime Salomão Mansur, participante ativo da mesa de discussões sobre perguntas feitas pela plateia.

    Para Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase, combater a ignorância em relação à psoríase e ao vitiligo, com informação, é a principal arma contra a doença. “O encontro deste ano abordou questões práticas referentes aos portadores destas doenças, incluindo temas voltados à convivência do paciente com sua ‘grande família’, que reúne além dos parentes diretos, pessoas que convivem com o ele no dia a dia, como amigos e colegas de trabalho”.  O Encontro de Psoríase foi criado por Sabbag e pelo médico e vereador (PV-SP) Gilberto Natalini.


    Nacime Mansur e Gilberto Natalini (3º e 5º da dir. p/a esq., respectivamente) tomam seus lugares na mesa de abertura do encontro

    Ao final foi apresentada uma Carta Compromisso (abaixo) com o relato das ações desenvolvidas desde o Encontro de 2010 e aquelas que serão realizadas até maio de 2012, quando serão celebrados os 10 anos consecutivos do Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo.

    Carta Compromisso

    “A partir dos Encontros realizados anteriormente, vários objetivos já foram alcançados, como a criação do projeto de lei, que hoje é o de  nº 286/07, incluindo a psoríase na pauta da saúde pública da cidade de São Paulo. Foi selado acordo com o PAM Maria Zélia, que adquiriu uma máquina de fototerapia e hoje o ambulatório tem uma área especializada no tratamento da doença. A Secretaria Municipal de Saúde publicou um decreto instituindo o programa de psoríase na cidade de São Paulo, além da conquista de mais um Centro de Psoríase, no Ambulatório de Especialidades Maurice Pate-Penha, por meio de uma emenda parlamentar de autoria do médico e vereador Gilberto Natalini.  A  impressão de 300.000 cartilhas educativas e como compromisso para o próximo ano ficaram: inclusão da odontologia nos próximos encontros, aquisição de mais uma máquina de fototerapia, agora para a zona sul e a inclusão da terapia em família no tratamento da psoríase e do vitiligo.” 


    Fonte e Fotos: Assessoria Márcia Stival e Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase

    Tags: psoríasevitiligopacientefamiliaresamigos.

    Este conteúdo teve 15 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 385 usuários on-line - 15
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.