PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
O PCCS da Prefeitura de São Paulo, por Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2007, o geneticista Oliver Smithies, fala sobre células-tronco


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Módulos de Atualização Médica do Cremesp: público recorde confirma importância da iniciativa


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Homenagem a médicos com 50 anos de dedicação integral à Medicina chega ao interior


ATIVIDADES 3 (JC págs. 6 e 7)
Cremesp lidera Ato Público pela aprovação do PL-2733, que restringe a propaganda de cerveja na TV


ESPECIAL
Aprovação do PCCS vem de encontro às reportagens especiais do Cremesp sobre salários dos médicos no município


GERAL 1 (JC pág. 10)
Em Opinião de Conselheiro, José Henrique Vila aborda o transplante cardíaco


GERAL 2 (JC pág. 11)
Vida de Médico: conheça porquê um ortopedista de Ribeirão Preto é destaque desta edição


IND. FARMACÊUTICA (JC pág. 12)
Na série Medicina & Indústria Farmacêutica, em foco a propaganda de medicamentos e o ensino médico


GERAL 3 (JC pág. 13)
Na coluna dos conselheiros do CFM, o periódico Bioética e a linguagem médica são temas de Clóvis Constantino e Isac Jorge, respectivamente


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Tire suas dúvidas sobre questões que envolvem dependência química e consumo de drogas ilícitas


GERAL 4 (JC pág. 15)
Reuniões do Clube do Fígado seguem com sucesso todas as primeiras terças-feiras do mês


HOMENAGEM (JC pág. 16)
Homenagens pelo Dia da Mulher lembram médicas de ascendência japonesa que atuam no Estado


GALERIA DE FOTOS



Edição 247 - 04/2008

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Módulos de Atualização Médica do Cremesp: público recorde confirma importância da iniciativa


Atividades do Cremesp 1

Médicos lotam auditórios da Capital e do Interior


Capital: cresce participação de médicos no Educação Continuada

O módulo 15º do Programa de Educação Médica Continuada da Capital, que tratou de temas relacionados a Antimicrobianos, foi realizado no Grand Hotel Ca´d´Oro, nos dias 28 e 29 de março, em São Paulo, com a presença de um público recorde de 450 inscritos. “Começamos com uma freqüência pequena e hoje a maioria dos módulos tem superado 300 médicos generalistas. Ao final deste módulo, sem dúvida, grande parte da população atendida pelos médicos participantes terá um acréscimo na atenção à sua saúde”, afirmou o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, na abertura do evento.

Sob a coordenação do médico infectologista Renato Satovschi Grinbaum, foram apresentadas diversas palestras e discutidos diferentes aspectos do tema. “O evento foi muito produtivo. A participação do público foi fabulosa, principalmente na discussão de casos interativos. Posso dizer que cumpriu o objetivo”, afirmou o coordenador. No dia 28, os temas discutidos foram: Momento Ético (Henrique Carlos Gonçalves); O que significa utilizar um antimicrobiano de forma correta? (Renato Satovschi Grinbaum); Infecções gastrintestinais: Diarréias – quando dar antibiótico e diarréia associada a antibiótico (Rodrigo da Costa Carneiro); e Infecções de pele e partes moles (Thais Guimarães). No dia 29, os temas foram: Paciente com febre sem foco aparente: prescrever antibiótico ou não? (Silvia Castro Caruso Christ); Caso clínico 1: Trauma (Renato Satovschi Grinbaum); Infecção urinária (Antonino Adriano Neto); e Caso clínico 2: Infecção do trato respiratório (Renato Satovschi Grinbaum).

Santos, Bauru, Penápolis, Barretos e Presidente Prudente

Santos


Santos: Arnaldo Lourenço, Henrique Carlos, Otacílio Sant'Anna e Raimundo Macedo

Realizado no dia 8 de março, o 25º módulo aconteceu na Associação dos Médicos de Santos, com mais de 150 participantes. O evento foi coordenado pelo conselheiro da região, Gabriel David Hushi. A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves e por: Arnaldo Duarte Lourenço (presidente da Associação dos Médicos de Santos), Otacílio Sant´Anna Jr. (presidente do Sindicato dos Médicos de Santos) e Raimundo Viana de Macedo (presidente da Unimed de Santos). As palestras trataram de Momento Ético (Henrique Carlos Gonçalves); Ética e Perícia Médica (Renato Françoso Filho); Resolução 126 (Jarbas Simas); Doenças psíquicas e incapacidade laborativa (Altair Rodrigues Cavenco); Ler/Dort e incapacidade laborativa (José Marques Filho); e Patologias de coluna e incapacidade laborativa (Claudino Guerra Zenaide).

Bauru


Módulo de Bauru é elogiado pelos participantes

O 29º módulo foi realizado nos dias 28 e 29 de março, na Associação Paulista de Medicina de Bauru, com temas de clínica médica e neurologia. Na sexta-feira, 28, as palestras foram: Momento Ético (Henrique Carlos Gonçalves); Insuficiência cardíaca congestiva: Terapêutica no terceiro milênio (José Henrique Andrade Vila); Anticoagulação prolongada na prática clínica – Indicação e limitações (Paulo de Lara Lavitola); O que o médico precisa saber sobre DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Maria do Patrocínio Tenório Nunes). No sábado os temas foram: Cefaléia: Avanços na avaliação e terapêutica das formas mais comuns (Getúlio Daré Rabello); Conduta inicial nos acidentes vasculares cerebrais – Isquêmicos e hemorrágicos (Luiz Alberto Bacheschi); e mesa-redonda sobre Hipertensão arterial – Epidemiologia e análise crítica da terapêutica.

Penápolis

Cidade da região de Araçatuba, Penápolis recebeu o módulo 27º do Programa de Educação Médica Continuada no último dia 27, na Casa do Advogado. Segundo José Marques Filho, coordenador do evento, “a presença de mais de 50 médicos da região favorece a ampla divulgação das informações”, comemorou. Os temas tratados foram: Momento Ético: Privacidade e confidencialidade (José Marques Filho); Aspectos éticos e legais no atendimento da criança e do adolescente (Clóvis Francisco Constantino); Dor torácica – abordagem prática (Marco Antônio Coelho Goiato); e Demências – diagnóstico precoce (Ricardo Luís Simões Wayhs).

Barretos


Conselheiro Renato Silva apresenta palestra em Barretos

No dia 17 de março, Barretos sediou o 26º módulo do Programa de Educação Médica Continuada, na Associação Paulista de Medicina da cidade. As pessoas que compareceram ao evento manifestaram grande interesse pelas palestras, nas quais foram abordados os seguintes temas: Momento ético (Renato Ferreira da Silva); Asma – abordagem prática (Carlos Marcelo Borges Santiago); Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Febre amarela (Luciana Souza Jorge); e Acidente vascular cerebral (Fábio de Nazaré Oliveira).

Presidente Prudente


Wagner, Nereu, Plácido, Salvador, Jaime, Krikor e Fernando

Sob a coordenação do conselheiro da região de Presidente Prudente, Henrique Salvador, e do delegado Jaime Barbosa, o Cremesp – em parceria com a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) – e a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, – realizou, no dia 27 de março, na sede da Casa do Médico, o segundo módulo do Programa de Educação Médica Continuada, sob o tema Saúde da Mulher, com a participação de mais de 300 pessoas. Os palestrantes Krikor Boyaciyan, conselheiro do Cremesp e presidente da Sogesp; Wagner José Gonçalves, diretor científico da Sogesp; e os médicos Antonio Plácido Pereira, Fernando Barreiros, Nereu Oguido, Vânia Sato e Fernando Valejo – discorreram sobre temas como câncer ginecológico e de mama, assim como a prevenção dessas doenças na região.



Este conteúdo teve 1351 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 391 usuários on-line - 1351
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior