PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Os salários aviltantes dos médicos no serviço público prejudicam o profissional e a população


ENTREVISTA (JC pág. 3)
O tema desta edição é Telemedicina e o entrevistado Chao Lung Wen


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Oficializado pedido do Cremesp para regulamentação de lei sobre internação psiquiátrica


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Legislação básica em saúde pode ser acessada on line ou recebida via e-mail


RESOLUÇÕES (JC pág. 6)
Anvisa publica resolução normatizando prescrição e comercialização de anorexígenos


ESPECIAL (JC págs.7/8/9)
Em matéria especial, Cremesp mostra a complicada situação salarial dos médicos que atuam no serviço público


SAÚDE (JC pág. 10)
Acompanhe as orientações da Secretaria da Saúde, aos médicos, sobre casos suspeitos de febre amarela


GERAL 1 (JC pág. 11)
Vida de Médico: nova seção inaugurada nesta edição, mostra a vida simples de um médico do interior


LABORATÓRIOS (JC pág. 12)
Medicina x Indústria Farmacêutica, na visão de Gilbert Welch, Lisa Schwartz e Steven Woloshin


GERAL 2 (JC pág. 13)
Acompanhe a Coluna dos Conselheiros do CFM, com Clóvis Constantino e Isac Jorge


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O tema da vez deste canal é Falta de recursos financeiros do paciente


GERAL 3 (JC pág. 15)
Blog aborda dependência química e o uso de substâncias psicoativas


HISTÓRIA
Sta Casa de Votuporanga: história de empenho, parcerias e realizações ao longo de 25 anos


GALERIA DE FOTOS



Edição 245 - 02/2008

GERAL 3 (JC pág. 15)

Blog aborda dependência química e o uso de substâncias psicoativas


Dependência química é tema de blog

Objetivo é aproximar médicos e pesquisadores da discussão sobre uso de substâncias psicoativas

Os últimos anos têm sido marcados por avanços científicos bastante significativos no estudo das funções cerebrais, fato que tem incentivado a investigação e desenvolvimento de substâncias psicoativas para fins terapêuticos. Todo esse progresso, entretanto, vem sendo acompanhado pelo uso abusivo de substâncias que atuam diretamente no cérebro – sejam elas lícitas ou ilícitas –  entre os brasileiros.

Atento aos riscos e desdobramentos que esse cenário pode representar para a saúde pública, a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Faculdade de Medicina da Unifesp criou um blog voltado para médicos, que discute a dependência química entre os brasileiros. “A idéia surgiu como forma de aproximar os estudiosos do assunto daqueles que trabalham na área, porém não têm tempo de se atualizar e também têm dificuldades com a língua inglesa”, afirmou Ronaldo Laranjeira, médico psiquiatra e coordenador da Unidade. Além de explicações detalhadas sobre psicofarmacologia e os tratamentos para drogas psicoativas, como o álcool, tabaco, opióides e opiáceos, ecstasy, anestésicos etc., o blog traz artigos científicos, links para publicações sobre temas afins e notícias.

O uso nocivo e a dependência de drogas são responsáveis por boa parte das taxas de acidentes de trabalho, absenteísmo e aposentadorias precoces. Entre os médicos, o psiquiatra ressalta que a dependência química é tão habitual quanto na sociedade. “Em se tratando de médicos, particularmente essa dificuldade é ainda maior, pois o uso de substâncias pode colocar a saúde de terceiros em risco”, alertou Laranjeira.

Os interessados podem acessar o blog sobre dependência química AQUI

Cursos & Eventos

Pós-graduação I
Inscrições abertas para os cursos de pós-graduação promovidos pela Uniad – Unifesp: Dependência Química Presencial. Inscrições de 14/01/2008 a 04/04/2008. Dependência Química Virtual. Inscrições de 14/01/2008 a 08/08/2008. Mais informações pelo telefone (11) 5575-1708 ou pelo e-mail cursos@uniad.org.br

Angiologia e Cirurgia Vascular I
22° Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. De 14 a 16 de março, com pré-encontro no dia 13 de março (encontro de residentes e cursos), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 2533-7905, e-mail secretaria@sbacvrj.com.br, ou pelo site www.sbacvrj.com.br

Angiologia e Cirurgia Vascular II
26° Encontro dos ex-estagiários do Serviço de Cirurgia Vascular e Angiologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Dia 16 de fevereiro, no Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera. Inscrições gratuitas pelo site www.sbacvsp.org.br

Tanatologia
2° Curso de Tanatologia e Educação para a morte: uma abordagem plural e interdisciplinar, organizado pela disciplina de Emergências Clínicas da Fmusp. De março a novembro de 2008. Informações e inscrições pelo site www.antoninorocha.com.br, ou pelo telefone (11) 3069-6412.

Oftalmologia
Estão abertas as inscrições para o 31º Congresso de Oftalmologia da Unifesp. De 28 de fevereiro a 1° de março, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 5085-2087, ou pelo site www.oftalmologiaunifesp.com.br

Cirurgia Plástica
9° Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica. De 14 a 16 de março, no WTC Hotel, em São Paulo. Informações e inscrições pelo site www.simposiointernacional.com.br

Envelhecimento Saudável
Programa de Envelhecimento Saudável do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3549-0000, para obter informações. Início em 12 de fevereiro, com vagas limitadas.

Diagnóstico por imagem
Curso de Controle de Qualidade em Diagnóstico por Imagem, oferecido pela PUC-SP. Mais informações e inscrições pelo telefone (11)3670-3300, site www.pucsp.br/cogeae ou e-mail infocogeae@pucsp.br

Pós-graduação II
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina Intensiva da Faculdade Redentor, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva do Brasil (Amib) e Academia Superior de Saúde e Ensino, em São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto. Mais informações pelo site www.pos.redentor.edu.br, ou pelo telefone (22) 3822-2338/ (22) 3823-7551.


Curtas

Droga contra pressão alta em gestantes
Pesquisadores do Centro de Toxinologia Aplicada  do Instituto Butantan acabam de encontrar uma substância presente no veneno da jararaca capaz de atuar diretamente nos casos de hipertensão gestacional. Conhecida como pré-eclâmpsia, a doença atinge mulheres a partir da vigésima semana de gestação e pode até matar. Os responsáveis pelo trabalho pesquisam há quatro anos as aplicações medicinais de moléculas sintéticas derivadas do veneno de cobras. A partir dos estudos foi possível identificar um mecanismo capaz de atuar diretamente nas artérias para manter os vasos sanguíneos relaxados e, com isso, controlar a pressão. Testes realizados com animais, recém-concluídos, comprovaram a eficácia da nova substância. Cerca de 3,2 milhões de mulheres ficam grávidas por ano no Brasil. Segundo o Conselho Brasileiro de Cardiopatia e Gravidez, 10% delas apresentam pré-eclâmpsia, que é responsável por cerca de 30% dos óbitos maternos.

Remédio gratuito para mães

A Secretaria de Estado da Saúde implantou na Maternidade Estadual Interlagos um programa inédito para garantir às mães que derem à luz na unidade a medicação prescrita para o período de pós-parto, no momento da alta hospitalar.  O projeto surgiu depois que profissionais da maternidade perceberam que muitas mães, quando retornavam para a consulta com seus bebês, não tinham ido a uma Unidade Básica de Saúde retirar os medicamentos indicados pelo médico. Pelo novo programa, toda mulher que for atendida na maternidade receberá, assim que tiver alta, todos os remédios necessários para os 20 dias subseqüentes. São vitaminas, analgésicos e antibióticos que a paciente retira na hora, garantindo seu tratamento até a próxima consulta médica. A estimativa da unidade é distribuir aproximadamente 30 mil remédios mensalmente. A Maternidade Estadual Interlagos, maior da cidade de São Paulo, realiza cerca de 450 partos por mês.

Importação para pesquisa é simplificada
Foi dado mais um passo para simplificar o despacho aduaneiro de importação de bens para a pesquisa científica e tecnológica. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no dia 23 de janeiro, simplifica e concede prioridade na liberação de materiais a serem utilizados em pesquisa científica e tecnológica. Após consulta pública feita no mês de dezembro, a diretoria colegiada da Agência estabeleceu as novas regras de desembaraço aduaneiro, instituindo estratégias sanitárias e definindo as documentações necessárias para simplificar a importação e exportação.

Acreditação de laboratórios
O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) – antes voltado apenas para as unidades processadoras de análises dos exames coletados – incluirá os postos de coleta e as unidades captadoras de análises laboratoriais (UCAL), vinculadas ao laboratório a ser acreditado. O novo escopo dessa acreditação – processo pelo qual uma agência reconhecida avalia uma instituição – representa uma vantagem para médicos e usuários na medida em que amplia a confiança na qualidade dos serviços prestados em suas diferentes etapas.


Este conteúdo teve 2009 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 161 usuários on-line - 2009
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior