PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Cremesp questiona ranking dos melhores médicos divulgado pela mídia


ESPECIAL 1 (JC pág. 3)
Emenda Constitucional 29 é aprovada pela Câmara Federal


ATIVIDADES (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada deve fechar o ano com número recorde de participantes!


DIA DO MÉDICO (JC pág. 5)
No mês de outubro, Cremesp homenageou médicos com 50 anos de profissão, na capital e no interior


PESQUISA (JC pág. 6)
Estudo do Cremesp desvenda o perfil do médico paulista


CIÊNCIA (JC pág. 7)
A partir deste mès, novo canal de informações científicas on line


ESPECIAL 2 (JC pág. 8)
Seminário realizado no Cremesp avalia a EC-29 e a manutenção da CPMF


ESPECIAL 3 (JC pág. 9)
Acompanhe as principais falas dos palestrantes do seminário sobre o SUS


GERAL 1 (JC pág. 10)
Peter Rost fala com exclusividade sobre as relações entre a indústria farmacêutica e a Medicina


ENSINO MÉDICO (pág. 11)
Cremesp realiza a segunda fase de seu Exame para graduandos em Medicina


GERAL 2 (JC pág.12)
Samaritano sela acordo inédito com base no Rol de Procedimentos Médicos


GERAL 3 (JC pág.13)
Conselho Federal de Medicina, Dia do Médico e Mobilização Nacional Pró-SUS


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Como lidar com paciente com definição sexual ambígua?


GERAL 4 (JC pág.15)
Cuidados Paliativos: simpósio internacional acontece dia 14/11


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital Santa Marcelina: cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente pela instituição


GALERIA DE FOTOS



Edição 242 - 10/2007

ATIVIDADES (JC pág. 4)

Programa de Educação Continuada deve fechar o ano com número recorde de participantes!


Educação Médica Continuada no Interior

Em outubro, o Programa do Cremesp foi realizado em Presidente Prudente, Jales, Sorocaba, São José dos Campos e Taubaté


Henrique Liberato e Krikor Boyaciyan, ao centro, no encontro sobre Saúde da Mulher em Presidente Prudente

Mais de 300 pessoas lotaram o auditório da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente para acompanhar o módulo Saúde da Mulher, do Programa de Educação Médica Continuada. O evento, realizado no último dia 4, foi organizado pelo conselheiro do Cremesp, Henrique Liberato Salvador. “Estamos levando atualização médica principalmente ao profissional da rede pública e do Programa de Saúde da Família”, afirmou.

Durante a manhã, o conselheiro Krikor Boyaciyan e os professores da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Temístocles Lima e Aníbal Sabino, proferiram palestras sobre Intercorrências clínicas mais freqüentes na gestação: conduta; Infecções mais freqüentes na gestação: conduta; Exames laboratoriais: o que deve ser solicitado; Ultra-sonografia na gestação: o que o pré-natalista precisa saber;  e Identificação do risco obstétrico: quando encaminhar? No período da tarde, os temas Amamentação; Cuidados com a puérpera e com o recém-nascido; Assistência ao parto e Planejamento familiar foram debatidos por Fernando Barreiro, Erika Fujita, Elza Utino e Giovana Mariotto.

O evento teve o apoio da Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo, da Associação Paulista de Pediatria, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e da Sociedade de Medicina da cidade.  O programa do Cremesp irá realizar, nos dias 7 e 8 de novembro, ainda na cidade de Presidente Prudente, a atualização em Diabetes. O evento será coordenado pelo Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (USP). “Pretendemos, além dos médicos, envolver os educadores; haverá palestras para os agentes de saúde e uma reunião com todos os diretores de escola”, informa Liberato.

Neurologia em Sorocaba

Em Sorocaba, foi apresentado o 20º módulo, sobre Neurologia, nos dias 19 e 20. José Henrique Andrade Vila, coordenador do Programa na Capital, iniciou o evento com o tema Conceitos básicos sobre Hipóxia, Dano Cerebral na Hipertensão Arterial e nas Descompensações Diabéticas graves. No primeiro dia, também proferiram palestras Eduardo Genaro Mutarelli (Dano Cerebral nas Doenças Sistêmicas e na Hidrocefalia de Pressão normal) e Augusto Cesar Panalva de Oliveira (Dano Neurológico nas Infecções do Sistema Nervoso Central). O segundo dia de evento teve os seguintes temas: Dano Neurológico nas Infecções do Sistema Nervoso Central, por Jorge Carlos Machado Curi; Medidas Terapêuticas Emergenciais no Trauma Neurológico, com Helder José Lessa Zambelli; Encaminhamentos em Trauma Neurológico, com Marcos Augusto Stavale Joaquim; e Prognóstico do Trauma Neurológico Tratado, com Miguel Giudicissi Filho.

Temas diversos
Nos dias 5 e 6 de outubro, foi a vez de Jales receber o 19º módulo do programa, intitulado Temas diversos. No primeiro dia, a abertura foi feita pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, que falou sobre Reparação de Danos. Também proferiram palestra o conselheiro e coordenador da Educação Continuada no Interior, Renato Ferreira da Silva (Prontuários e atestados médicos); e José Fernando Vilela Martin (Hipertensão arterial). O segundo dia começou com palestra sobre Diabetes Mellitus, feita por Marco Antonio Fernandes Dias; seguida por Maurício de Nassau Machado, que falou sobre Infarto Agudo do Miocárdio; e, por último, José Altino ministrou palestra sobre Diagnóstico Precoce de Neoplasias Mais Comuns.

São José dos Campos recebeu, no dia 27, o módulo sobre temas diversos. A abertura foi feita por Henrique Carlos Gonçalves (Momento Ético). Também proferiram palestras Renato Françoso Filho (Perícia Médica); Jarbas Simas (Resolução 126); José Marques Filho ( Ler/Dor e Lombalgia); e Benigno Augusto de Castro (A Relação Psiquiatra Assistente/Médico Perito).

Cardiologia em Taubaté
No dia 24 de outubro ocorreu o Curso de Atualização de Cardiologia e Insuficiência Cardíaca, no auditório do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté. O evento foi organizado pelo conselheiro Pedro Henrique Silveira. Também participaram do programa os conselheiros José Henrique Andrade Vila e Maria do Patrocínio Tenório Nunes.

Próximos encontros:

Dias 7 e 8 - Presidente Prudente:  Diabetes
Dias 9 e 10 - Novo Horizonte: Temas Diversos
Dias 9 e 10 - Capital: Oftalmologia


Ética Médica


Delegados e membros das CEMs fazem curso de capacitação

Delegados do Cremesp recém-empossados participaram, dia 6 de outubro, do Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica na sub-sede da Vila Mariana. Além dos delegados, o curso também é direcionado aos membros das Comissões de Ética Médica (CEMs) de hospitais –  que são  os representantes do Cremesp dentro das instituições. Por meio da análise de casos reais, o curso capacita os profissionais para o enfrentamento dos dilemas éticos do exercício da Medicina, e para a observação das condições adequadas de trabalho e de atendimento dentro dos hospitais.
 
Em outubro, foram capacitadas as Comissões de Ética Médica das seguintes instituições: Casa de Saúde Santa Helena, Hospital de Base, Hospital do Olho, Instituto de Moléstias Cardiovasculares, Instituto de Urologia e Nefrologia, todos de São José do Rio Preto; Hospital Unimed de Bebedouro; Hospital e Maternidade Albert Sabin de Atibaia; Associação Paulista de Medicina de Guairá; Hospital Municipal José Soares Hungria, em São Paulo; Hospital Geral de Pedreira, em São Paulo; além dos hospitais Pio XII, Santa Casa e Unimed de Barretos.

As comissões de ética que tenham interesse em agendar cursos devem entrar em contato com o Centro de Bioética do Cremesp, pelo telefone (11) 5908-5647.


Este conteúdo teve 1406 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 235 usuários on-line - 1406
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior