CAPA
EDITORIAL
A Saúde após as Eleições
ENTREVISTA
Ética em Pesquisa no Brasil
ARTIGOS
Max Grimberg e Ronaldo Laranjeira
PLANOS DE SAÚDE
Operadoras que reajustaram honorários médicos são minoria
DIA DO MÉDICO 1
Amiamspe comemora 40 anos
DIA DO MÉDICO 2
Simesp divulga estudo sobre violência nos serviços de saúde
DIA DO MÉDICO 3
Cremesp lança publicações e site no Dia do Médico
ATUALIZAÇÃO
Envelhecimento populacional
SERVIÇO DE DESTAQUE
Cubatão
GERAL 1
Prêmio Nobel de Medicina
AGENDA
CRM´s do Nordeste promovem Encontro
GERAL 2
Saúde do Trabalhador ganha Manual
HOMENAGEM
Luiz Vénere Decourt
GALERIA DE FOTOS
GERAL 2
Saúde do Trabalhador ganha Manual
Saúde do Trabalhador ganha Manual
Será lançado no dia 20 de novembro o Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde: Doenças Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde. A publicação está sendo editada pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, e organizada pela Coordenadoria de Institutos de Pesquisa, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo, Fundacentro e Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).
O lançamento será realizado das 19 às 21 horas, no auditório da sede do Cremesp, à Rua da Consolação, 753, São Paulo (SP). Contará com a participação da Coordenadora da Área Técnica de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, Jacira Senna; do Coordenador da Comissão Intra-setorial de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Koshiro Otani; do presidente da Associação Nacional dos Médicos do Trabalho, René Mendes; entre outros palestrantes. Mais informações: (11) 3231-5390 ou (11) 3259-9075
Transplantes: Campanha de Doação de Órgãos é dirigida aos médicos
A Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, promovida anualmente pela Associação Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos (ABTO), em sua quarta edição, está sendo dirigida especialmente aos médicos. A intenção é alertá-los a fim de orientar melhor como proceder em caso de cuidados a pacientes com morte encefálica. Atualmente, as Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos dos Estados recebem apenas uma entre oito notificações de potenciais doadores.
O Brasil é hoje o segundo país em número de transplantes, atrás somente dos Estados Unidos, com cerca de 95% dos procedimentos sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, 55 mil pessoas aguardam ainda para receber um órgão e somente um terço do potencial de doadores é utilizado. “Como a população já está relativamente orientada, o que precisa ser feito agora é atingir também os profissionais e equipes de saúde, no sentido de aumentar as notificações de morte encefálica de pacientes”, ressaltou Milton Glezer, conselheiro do Cremesp.
Lançamento:
A campanha deste ano foi lançada no dia 23 de setembro, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. Na ocasião, além de Glezer, representando este Conselho, estiveram presentes também o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Saúde, Barjas Negri, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, o presidente da ABTO, José Medina Pestana, entre outros.
Albert Einstein inaugura novo Instituto de Ensino e Pesquisa
Foi inaugurada, no dia 5 de setembro, a nova instalação do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein (IEP), na capital paulista. Concebido inicialmente em 1998, o IEP possui hoje Escola de Saúde, Centro de Pesquisa e Centro de Informação Científica, que contam com importantes parcerias de centros nacionais e internacionais, além da Fapesp. Foram investidos, nas instalações, mais de R$ 6 milhões. Representando o Cremesp, estiveram presentes à cerimônia de inauguração os conselheiros Caio Rosenthal e Milton Glezer. “O Instituto do Hospital Albert Einstein está bem estruturado, com disponibilização de informações eletrônicas e demais serviços em pesquisa e ensino, e isso só enriquece a classe médica”, ressaltou Rosenthal.