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CAPA

EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)


HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)


ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)


ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)


ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)


BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)


BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)


BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)


BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)


BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)


BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)


GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)


GALERIA DE FOTOS



Edição 238 - 06/2007

BALANÇO 6

Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)



COMUNICAÇÃO

Jornal, revista e sites espelham a intensa atividade do Conselho

Levar aos médicos e à população informações relevantes à atividade médica e à saúde é a prioridade da Assessoria de Comunicação do Cremesp. Para melhor direcionamento dos trabalhos, há cerca de um ano, houve uma divisão estrutural no departamento. O serviço de assessoria à imprensa foi desmembrado da redação onde são produzidas as publicações do Conselho, passando a ser denominada Assessoria da Presidência (confira balanço abaixo).

Na Assessoria de Comunicação são feitos os sites do Conselho, e produzidos, redigidos, editados e revisados o Jornal do Cremesp e a revista Ser Médico, cujas tiragens de 107.500 exemplares são distribuídas gratuitamente aos médicos e empresas de saúde. Em outubro de 2006 foi elaborado um novo projeto gráfico para o JC, que tem periodicidade mensal. A diagramação tem agora menos texto, mais imagens e cores. O objetivo foi deixar o jornal mais leve e atrativo. A revista Ser Médico é uma publicação trimestral que aborda assuntos médicos e também temas variados das áreas social, cultural, política e econômica. O Cremesp possui ainda o impresso Nós, Cremesp, um jornal bimestral voltado ao público interno.

A Comunicação colabora também na produção do programa Alerta Médico, veiculado quinzenalmente na TV Unifesp. Em agosto de 2006 o cenário do Alerta Médico foi remodelado, com o objetivo de deixá-lo mais aconchegante e visualmente mais atrativo. Nos últimos 15 meses foram produzidos 24 programas.

Na Internet, a Assessoria de Comunicação é responsável pelos conteúdos dos sites do Cremesp, do Banco de Empregos Médicos, e das campanhas Proteja-sePropaganda Sem Bebida, atualizados diariamente com informações para os médicos, estudantes de Medicina e para a população. Um Boletim Eletrônico, semanal, é redigido e enviado por e-mail aos médicos que se cadastram para recebê-lo.

Diversas publicações avulsas (cadernos e manuais) são editadas e revisadas pela Assessoria de Comunicação do Cremesp, que também faz o acompanhamento gráfico das publicações. Durante a terceira diretoria da gestão 2003-2008 essa assessoria participou do lançamento dos livros: Avaliação das Condições de Funcionamento dos Serviços de Saúde Vinculados ao Ensino Médico e do relançamento do Código de Ética Médica.

CENTRO DE BIOÉTICA
Ação efetiva em favor da ética

Entre outras tarefas, o Cremesp, por meio de seu Centro de Bioética, organizou julgamentos simulados; reformulou o site, hospedado no endereço www.bioetica.org.br; organizou a retomada da capacitação às Comissões de Ética Médica (CEMs); desenvolveu curso de Bioética voltado a alunos de Medicina, a ser lançado em breve; e o Programa de Bolsas para Estudantes.

Julgamentos simulados
Desenvolvido pelo Cremesp há cerca de 15 anos, o Julgamento Simulado reproduz toda a dinâmica de julgamentos de processos ético-profissionais do Conselho. Nos últimos 15 meses foram promovidos 41 julgamentos, contando sempre com o empenho e a participação de conselheiros e delegados do Conselho.

Site de Bioética
A reformulação do site do Centro de Bioética constitui-se num dos atuais diferenciais do Centro. Além do layout renovado e modernas ferramentas – que facilitam e dinamizam a navegação – foram implementadas várias novidades ao conteúdo, como a seção Enquete, na qual o usuário pode opinar e interagir sobre temas polêmicos; e, ainda, espaço destinado às discussões da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética.

Comissões de Ética
O Grupo de Capacitação às Comissões de Ética Médica (Gacem) reformulou o Manual de Capacitação das CEMs, com o apoio do Centro de Dados do Conselho, e retomou os cursos de treinamento às Comissões de Ética Médica. Outra missão atualmente desenvolvida pelo Gacem corresponde à elaboração de material didático e curso sobre Bioética, a ser ministrado, em breve, a alunos de Medicina.

Bolsas em Ética Médica
Fruto de parceria entre o Centro de Bioética e a Câmara Técnica de Bioética, o Programa de Bolsas em Ética Médica para Estudantes de Medicina, ora em sua 6ª edição, foi realizado também, com sucesso, no ano passado.

PLANOS DE SAÚDE

Conselho e Idec avaliaram lei e mercado em relatório

Além da CBHPM, principal reivindicação dos médicos junto aos planos e seguros de saúde, o Cremesp acompanhou de perto o setor. Organizou um workshop sobre saúde suplementar e as ações da Agência Nacional de Saúde (ANS). Na ocasião, foram discutidos mecanismos de controle dos planos de saúde e sua legislação. O resultado do encontro foi a retomada de um fórum permanente entre as entidades para acompanhar a qualidade dos serviços oferecidos e as políticas adotadas pela ANS.

Um desdobramento importante dessa iniciativa foi o lançamento de um relatório, em conjunto com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), avaliando os nove anos da Lei dos Planos de Saúde. O estudo analisa o mercado, mostra falhas na sua regulamentação e avalia o papel  da ANS.

Outra iniciativa bastante significativa foi o workshop realizado na sede do Cremesp com diversas Unimeds e entidades médicas para discutir, entre outros temas, o estado de disponibilidade e aprofundar as questões sobre alguns itens da CBHPM.

Mídia repercutiu iniciativas

A  Assessoria de Imprensa/Assessoria da Presidência, criada em maio de 2006, desempenhou as seguintes atividades: atendimento a jornalistas e meios de comunicação; produção de textos e artigos, organização de coletivas, divulgação de notícias do Cremesp na mídia por meio de releases e contatos diretos com jornalistas; fornecimento de subsídios para entrevistas e pronunciamentos do presidente, diretores e conselheiros; identificação de assuntos em pauta nos meios de comunicação, que possam requerer ação ou opinião do Cremesp; clipping de entrevistas junto à mídia; coordenação do Planejamento estratégico 2007/2008, acompanhamento da Pesquisa Datafolha; e colaboração com a Assessoria de Comunicação.

No período de maio de 2006 a junho de 2007 a Assessoria de Imprensa/Assessoria da Presidência atendeu 1.343 demandas da imprensa (TVs, rádios, jornais impressos, revistas e agências de notícias/Internet). Elaborou e/ou acompanhou os estudos, pesquisas, relatórios e campanhas: Campanha Propaganda Sem Bebida; Relatórios IML; Medicamento: um direito essencial; O Médico e a Justiça; Avaliação das condições de funcionamento dos serviços de saúde vinculados ao ensino médico; Planos de Saúde – 9 anos da Lei 9656/98.

Assessorou também os seguintes termos de cooperação e parcerias: Ministério Público Estadual – ações conjuntas; Assembléia Legislativa – projetos de lei; Câmaras Municipais de Presidente Prudente e Sorocaba – projetos de lei; INSS – perícias médicas; OAB/SP – exame de avaliação de egressos e bioética; Conselhos Profissionais – regulamentação da profissão; Entidade médicas estaduais (APM, Simesp, sindicatos, especialidades; parcerias: Câmara Municipal de São Paulo e Federação das Entidades Médicas. Convênios que viabilizaram estudos e publicações: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – Estudo: O Médico e a Justiça e 9 anos da regulamentação dos Planos de Saúde; Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) – Estudo: Mercado de Trabalho Médico; Conselho de Farmácia/Idec – Cartilha de Medicamentos; Secretaria de Estado da Saúde – Pesquisa: Residentes; Denem (Direção Nacional dos Estudantes de Medicina) – Código de Ética dos Estudantes de Medicina.

A Assessoria de Imprensa criou ainda os novos espaços no site do Cremesp: Cremesp na mídia: matérias publicadas sobre o Cremesp; e Sala de Imprensa: textos/informações produzidos pela Assessoria.




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