PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Dia do Médico: emoção e carinho aos profissionais com mais de 50 anos de profissão


ENTREVISTA
Nosso convidado é Mário Tsuchiya, médico perito da Previdência Social e do IML


ATIVIDADES DO CREMESP
Recadastramento dos médicos paulistas: todos serão chamados até março de 2007


EXAME DO CREMESP 2006
Cremesp realiza, pelo segundo ano consecutivo, avaliação dos sextanistas de Medicina


DIA DO MÉDICO 1
Teatro Municipal foi palco de homenagem especial aos médicos com mais de 50 anos de profissão


DIA DO MÉDICO 2
Cremesp, APMs do ABC e Unimed/ABC homenageiam médicos da região em noite de gala


DIA DO MÉDICO 3
O Jornal do Cremesp mostra sonhos e desejos de médicos que amam sua profissão


ATUALIZAÇÃO
Estamos preparados, de fato, para "receber" a gripe aviária no país?


PREVIDÊNCIA
Aposentadoria: benefícios cada vez menores e serviços cada vez piores. Qual a saída?


ACONTECEU 1
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


ACONTECEU 2
Confira as atividades de diretores e conselheiros em eventos ligados à Saúde


ALERTA ÉTICO
Esclareça suas dúvidas sobre quebra de sigilo profissional


GERAL
Os melhores destaques para o crescimento e atualização profissional estão reunidos aqui


HISTÓRIA
Confira a trajetória do HC da Unicamp, referência para mais de 5 milhões de habitantes da região


GALERIA DE FOTOS



Edição 230 - 10/2006

ACONTECEU 2

Confira as atividades de diretores e conselheiros em eventos ligados à Saúde


Parceiros pela saúde


Henrique Carlos e Altino Pinto, respectivamente 2º e 3º da esq. para a dir., durante reunião realizada em Registro

Representantes do Cremesp, da Direção Regional de Saúde (DIR-XVll) e de hospitais, além de promotores de Justiça, diretores e conselheiros municipais de saúde do Vale do Ribeira participaram da primeira de uma série de reuniões programadas para discutir problemas da atenção a saúde da população com base no Termo de Cooperação em Defesa da Sociedade e do Livre Acesso à Saúde. A reunião aconteceu no dia 27 de setembro, em Registro, com a participação do secretário geral do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves e do delegado regional Altino Pinto. O termo assinado entre o Ministério Público de São Paulo e o Cremesp, em maio passado, prevê a realização conjunta de palestras, cursos e seminários sobre questões relativas à saúde pública, troca de material bibliográfico nas áreas de interesse comum e outras atividades associadas à mútua cooperação.

Outros eventos
Henrique Carlos Gonçalves
participou também das seguintes atividades:

- Proferiu a palestra “Responsabilidade profissional do médico perante a Justiça Civil e o Conselho Regional de Medicina” em fórum promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM) para discutir a responsabilidade, civil, ética e penal dos médicos. Durante o encontro, dia 22 de setembro, em São Paulo, profissionais da medicina e do direito palestraram sobre o tema, com o objetivo de identificar e prevenir os eventuais conflitos entre médicos e pacientes.
- Representou o Cremesp e proferiu palestra sobre a experiência da entidade em relação ao erro médico na Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá, durante o congresso sobre o tema “Atenção Primária da Saúde: limitações e perspectivas”, realizado de 4 a 6 de outubro.
- Participou também de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde e médicos da Prefeitura de São Bernardo do Campo, na sede do Cremesp, dia 22 de setembro. 
- Participou de Workshop em “Cuidados Paliativos em Pediatria”, proferindo palestra sobre Legislação Brasileira e Recomendações do Cremesp no Cuidado à Criança/Adolescente Terminal, a convite do Hospital do Câncer, em São Paulo, dia 7 de outubro.


- Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestra sobre Bioética e Ética em Residência, a convite do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC, em Sorocaba, dia 12 de setembro. Também participou de debate sobre o “Exame de Avaliação do Cremesp”, na Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, dia 20 de setembro. Proferiu palestra sobre o “Exame”, por ocasião da semana de Integração Cultural e Científica dos Acadêmicos de Medicina, em Londrina, dia 22 de setembro. Proferiu palestra sobre “Terminalidade da Vida”, a convite da Associação Médica do Hospital Samaritano, em São Paulo, dia 27 de setembro. Também participou de mesa redonda sobre “Doação de Órgãos”, seus aspectos éticos, religiosos, sociais e jurídicos, a convite da Faculdade de Medicina de Marília, dia 28 de setembro. Participou do evento sobre Educação Continuada, em São Paulo, dias 29 e 30 de setembro.

- José Henrique de Andrade Vila participou da entrega de carteiras médicas, em São Paulo, dia 12 de setembro. Também proferiu palestra de abertura da 3ª Semana do Coração, de Presidente Prudente, dia 25 de setembro.

- Eurípedes Balsanufo Carvalho participou da reunião do Fórum dos Conselhos da Área da Saúde, no Conselho Regional de Nutrição, em São Paulo, dia 14 de setembro.

- Kazuo Uemura participou do 1º Ciclo de Palestras sobre “Responsabilidade Jurídica dos Profissionais da Saúde”, abordando o tema “Processos Éticos no CRM”, na APM, em Guarulhos, dia 14 de setembro. Também participou do jantar de comemoração ao dia do médico, em Suzano, dia 18 de outubro.

- Isac Jorge Filho participou do 26º Encontro Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, abordando o tema Ética em Medicina-Denúncias contra Atos Médicos, em Águas de Lindóia, dia 28 de setembro. Participou de reunião que tratou da remuneração para plantão à distância, a convite da Federação das Unimeds, em São Paulo, dia 30 de setembro. Participou de reunião sobre o Exame do Cremesp na Unaerp, em Ribeirão Preto, dia 2 de outubro. Participou também do Simpósio A Residência Médica: Visões Técnicas e de Gênero, a convite da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, em São Paulo, dia 4 de outubro. Também participou de mesa-redonda sobre os limites de atuação dos médicos e dos fisioterapeutas, a convite da Associação de Fisioterapeutas do Brasil, por ocasião do Intercobraf, em São Paulo, dia 12 de outubro. Participou da abertura e mesa-redonda sobre erro médico, por ocasião do Encontro Sul-Brasileiro de Cirurgia CBC/Sobracil, em Blumenau, dia 18 de outubro.

- José Marques Filho participou de mesa-redonda “Códigos Profissionais”, o papel dos Conselhos de Medicina, na FCMSCSP, em São Paulo, dia 15 de setembro.

- Renato Françoso Filho participou da reunião que tratou sobre a remuneração para plantões à distância, a convite da Federação das Unimeds, na Federação Intrafederativa Centro Paulista, em Limeira, dia 16 de setembro. Também participou do 1º Simpósio de Perícia Médica Previdenciária de São Paulo, proferindo palestra sobre “Perícias Médicas e Cremesp”, na sede do Conselho, dia 23 de setembro.

- Luiz Alberto Bacheschi participou da solenidade de abertura do 4º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em São Paulo, dia 19 de setembro.

- João Ladislau Rosa ministrou curso sobre Fiscalização, a convite do CRM do Pará de 27 a 29 de setembro. Também ministrou palestra sobre Prontuário Médico, a convite do Hospital Alvorada Santo Amaro, em São Paulo, dia 4 de outubro.

- Krikor Boyaciyan, diretor corregedor, proferiu palestra sobre Ética Médica no exercício da Ginecologia e Obstetrícia (GO) durante o XII Congresso de GO da Região Sudeste, em Vitória, ES, dia 6. Proferiu Discurso de Abertura do II Encontro Regional de GO de Sorocaba-Botucatu-Vale do Ribeira, em Sorocaba, dia 20. No mesmo dia participou da Jornada Científica Cultural em comemoração aos 50 anos do Departamento de GO da FMRP-USP, em Ribeirão Preto. Proferiu palestra sobre Ética profissional no exercício da Obstetrícia na FMUSP, em São Paulo, dia 25.

- Bráulio Luna Filho participou da reunião sobre o exame do Cremesp, em São Paulo, dia 11 de outubro.

- Renato Azevedo Junior ministrou palestra de encerramento da 2ª Semana do Coração, em Presidente Prudente, dia 29 de setembro.

- Lavínio Nilton Camarim participou do 8º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp, em Ribeirão Preto, dia 14 de setembro. Proferiu palestra sobre Ética em Publicidade Médica, a convite do Hospital Pérola Byington, em São Paulo, dia 20 de setembro. Também participou de palestra sobre “Publicidade Médica”, na sede do Cremesp, dia 22 de setembro. Participou de palestra sobre Ética em Publicidade Médica e Ética em Pesquisas, no Internacional Workshop – Tratamento Cirúrgico do Diabetes Melitto 2, em São Paulo, dia 29 de setembro. Participou do 11º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp, em Botucatu, dia 18 de outubro. Palestrou sobre “Ética em Publicidade Médica”, na Faculdade Unoeste, em Presidente Prudente, dia 19 de outubro. Juntamente com Renato Françoso Filho, Lavinio participou do Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp, em Piracicaba, dia 5 de outubro e com Moacyr Esteves Perche participou do mesmo Forum  em Campinas, dia 27 de setembro.

Julgamentos Simulados
O Cremesp segue realizando julgamentos simulados em hospitais e escolas médicas. Trata-se de uma atividade preventiva para promover o ensino da ética médica, além de compartilhar as dúvidas e os conflitos gerados no exercício da medicina. Nos dias 19 e 20 de outubro foram realizados mais dois, em Sorocaba e São Paulo. Em Sorocaba, o julgamento contou com a participação dos conselheiros Antonio Pereira Filho, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, José Henrique de Andrade Vila e João Márcio Garcia. Estiveram presentes no julgamento de São Paulo, realizado no Hospital Santa Marcelina, os conselheiros Antonio Pereira Filho e Eurípedes Balsanufo Carvalho (na foto abaixo, 3º e 4º da esq. para dir.).



Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 472 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.