PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Voto ético


ENTIDADES MÉDICAS
Cremesp terá site exclusivo sobre Bioética


ENTREVISTA
Procurador alerta para os riscos das falsas cooperativas


DEBATE
O Juramento de Hipócrates deve ser revisado ou substituído?


GERAL 1
Planos de Saúde


ELEIÇÕES 2002
Médicos candidatam-se ao Legislativo


ELEIÇÕES 2002
Candidatos ao governo do Estado de São Paulo apresentam programas para a Saúde


GERAL 2
Serviço de destaque


ATUALIZAÇÃO
Apnéia do sono tem alta taxa de mortalidade


GERAL 3
De olho no site


AGENDA
Cremesp faz reunião com Corpo de Bombeiros


CURTAS
Julgamentos simulados


GERAL 4
Parecer


EVENTO
Brasil sediará o VI Congresso Mundial de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 181 - 09/2002

AGENDA

Cremesp faz reunião com Corpo de Bombeiros


Cremesp faz reunião com Corpo de Bombeiros

Foi realizada na sede do Cremesp, dia 3 de setembro, reunião com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Intermediada pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (Sborl), teve o intuito de discutir um parecer da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que restringe a prática da traqueostomia somente a médicos e não a outros profissionais. Como cerca de 70% dos atendimentos do Corpo de Bombeiros são na área de resgates, e muitos desses há a necessidade emergencial de se executar esse procedimento.

“Ficou acertado que as sociedades de especialidades irão ajudar as equipes de resgate com treinamento em procedimentos auxiliares, como uso de máscaras larinla e ressucitação cardíaca”, lembrou o conselheiro Kazuo Uemura, presente à reunião.

Participaram também o presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, o conselheiro Alfredo Rafael Dell’aringa, Luc Weckx, presidente da Sborl, e capitão Cola, coronel Camargo e major Martine, representantes do Corpo de Bombeiros.



APM inaugura nova sede em São Bernardo do Campo

A Associação Paulista de Medicina (APM) inaugurou sua nova sede na cidade de São Bernardo do Campo, dia 30 de agosto. O evento contou com as presenças de Gabriel David Hushi, presidente do Cremesp, do conselheiro desta casa, João Eduardo Charles e do presidente da regional inaugurada, João Parisi Neto. “A inauguração da primeira fase da sede própria da APM é um marco no movimento médico regional. Certamente, será um ponto de encontro onde os médicos poderão se reunir para momentos de lazer, discussões e trabalho. Isso resultará em conquistas em todos os níveis, desde o ponto de vista social, de qualidade de trabalho e remuneração, nesta atual diretoria, presidida por João Parisi, e que também será desenvolvida pelo próximo presidente, Romildo Gerbelli”, destacou Charles.



Projeto de Controle de Qualidade Hospitalar recebe Prêmio Eco 2002

O Prêmio Eco 2002, na categoria saúde, oferecido pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP) à empresas que se destacam em ações sociais, foi entregue ao Cremesp e à Associação Paulista de Medicina pelo projeto de Controle de Qualidade Hospitalar (CQH), coordenado por Haino Burmester. A cerimônia foi realizada no dia 30 de agosto, na sede da Amcham. Desde 1982, o Eco (Empresa Comunidade) serve como estímulo para que possam ser promovidas transformações entre empresas, Estado e sociedade civil.

O presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, e o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, receberam o prêmio das mãos do governador do Estado, Geraldo Alckmin. Também esteve presente, proferindo discurso, o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

O Eco 2002 foi entregue também às empresas Companhia Vale do Rio Doce (categoria conservação e educação ambiental), Belgo Mineira (cultura), Dow Química (educação) e Telemig Celular (participação comunitária).

Adesão voluntária
O CQH é um programa que tem a finalidade de melhorar, de forma contínua, a qualidade do atendimento médico-hospitalar. Utiliza-se, para isso, da adesão voluntária e do estímulo à participação e auto-avaliação, processo que envolve os funcionários das instituições e os próprios usuários dos serviços prestados. Não há, no entanto, intenção de classificar os melhores e os piores hospitais com isso. A idéia é incentivar mudanças a partir de avaliações próprias, intervindo, dessa forma, na gestão hospitalar e usando indicadores para tal. Atualmente, mais de 150 hospitais participam do programa.



CBO promove o XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (CBO) promoveu, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, o XV Congresso de Prevenção de Cegueira e Reabilitação Visual, no Expotrade Center, na cidade de Curitiba, Paraná. Compareceram ao evento cerca de 3.200 oftalmologistas de todo país e do exterior, em 32 simpósios, 90 cursos, 30 sessões de apresentação de temas livres e atividades especiais ligadas à prevenção de cegueira e reabilitação visual, defesa das prerrogativas profissionais do oftalmologista, ensino, residência médica, entre outros.

O coordenador da Comissão de Ética do CBO e conselheiro do Cremesp, Luiz Fernando Spínola Micuci, também compareceu ao evento, proferindo palestra sobre o tema “Ética em Oftalmologia”. “Foi grande a participação nesta palestra, que destacou a representação deste Conselho na área de oftalmologia, com bastante ênfase na área judicante. Também destacamos a Câmara Técnica de Oftalmologia do Cremesp, que subsidia a plenária para normatizar procedimentos”, destacou Micuci.



Lins recebeu XVII Congresso da APM

O Quality Resort & Convention Center, na cidade de Lins, recebeu, entre os dias 12 e 14 de setembro, o XVII Congresso da Associação Paulista de Medicina (APM).

Foi realizada ampla programação científica e social que incluiu palestras, simpósios, conferências e painéis, além de cursos e práticas esportivas. Entre os assuntos, destacaram-se discussões sobre SUS e saúde suplementar, atualização técnica profissional, administração de clínicas e consultórios, informática na medicina, entre outros.



SBPC realiza seu 36º Congresso

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC) realizou, de 4 a 7 de setembro, seu 36º congresso nacional, no ITM Expo, em São Paulo. O presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, participou do primeiro dia do evento, integrando as entidades médicas na solenidade de abertura.

Este conteúdo teve 84 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 296 usuários on-line - 84
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.