PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Voto ético


ENTIDADES MÉDICAS
Cremesp terá site exclusivo sobre Bioética


ENTREVISTA
Procurador alerta para os riscos das falsas cooperativas


DEBATE
O Juramento de Hipócrates deve ser revisado ou substituído?


GERAL 1
Planos de Saúde


ELEIÇÕES 2002
Médicos candidatam-se ao Legislativo


ELEIÇÕES 2002
Candidatos ao governo do Estado de São Paulo apresentam programas para a Saúde


GERAL 2
Serviço de destaque


ATUALIZAÇÃO
Apnéia do sono tem alta taxa de mortalidade


GERAL 3
De olho no site


AGENDA
Cremesp faz reunião com Corpo de Bombeiros


CURTAS
Julgamentos simulados


GERAL 4
Parecer


EVENTO
Brasil sediará o VI Congresso Mundial de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 181 - 09/2002

GERAL 3

De olho no site


De olho no site

Há um ano, nossa equipe vem trabalhando para transformar o site do Cremesp (http://www.cremesp.org.br) em um portal ao mesmo tempo de visual moderno, com acesso prático e simples para facilitar as consultas de interesse dos usuários, e de conteúdo atualizado, criteriosamente escolhido e editado para disponibilizar as principais notícias da área da saúde veiculadas em nosso país e fora dele.

O crescimento no número de visitas ao site, durante este primeiro ano de reestruturação de visual e conteúdo, mostra que estamos no caminho certo: em janeiro de 2002 contabilizamos 16.079 acessos únicos contra 32.345 acessos realizados em agosto, mostrando um crescimento de 100% no número de usuários que visitam e utilizam nosso site em apenas 8 meses. Estes números nos estimulam a progredir cada vez mais, mostrando que temos ainda um longo caminho a percorrer para colocar em prática, até o final deste ano, novas idéias e novos serviços, desafios que visam tornar, a cada dia, mais próxima a relação entre os profissionais médicos e a comunidade.

Entre os novos serviços inaugurados nos últimos meses e com altos índices de visitas, dois merecem destaque especial:

1. Guia Médico, que disponibiliza ao usuário as informações sobre todos os profissionais inscritos neste Conselho, oferecendo a oportunidade aos médicos de manter seus dados atualizados através de formulário disponível on-line no link Lista de Médicos com Endereços Desatualizados;
2. Banco de Trabalho Médico, que torna possível, on line, o intercâmbio entre profissionais médicos de todas as especialidades que procuram emprego e empresas da área da saúde que oferecem oportunidades de trabalho. Acessando esta seção, o usuário, seja pessoa física ou jurídica, pode oferecer seu trabalho através do preenchimento de formulários específicos, que podem ser enviados diretamente à editoria do site.

Além destes serviços, muitos acessos também estão sendo contabilizados para os links Especialidades Reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (com suas respectivas áreas de atuação), Legislação e Agenda de Congressos e Eventos Científicos (atualizada diariamente).

Fechamos o mês de setembro com chave de ouro: a mais nova publicação dos Cadernos Cremesp - Ética em Ginecologia e Obstetrícia, obra editada pela Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Cremesp, sob a coordenação do conselheiro Cristião Fernando Rosas, pode ser acessada em sua versão para web, na íntegra, no link http://www.cremesp.org.br/manual/etica_gineco_obst, reafirmando a proposta do Cremesp em possibilitar ao usuário do site manter-se atualizado de forma dinâmica e completa.

Dúvidas, idéias, críticas e sugestões? Você tem um canal aberto para entrar em contato conosco. Acesse a Editoria do site do Cremesp em:
http://www.cremesp.org.br/sugestao



Cirurgia Plástica

Câmara Técnica do Cremesp trata dos problemas inerentes à especialidade

O Cremesp, por meio da sua Câmara Técnica de Cirurgia Plástica, vem atuando ativamente no que diz respeito às dúvidas e problemas inerentes à especialidade. A conselheira do Cremesp e coordenadora dos trabalhos, Irene Abramovich, destaca a boa atuação da equipe. “Para formar a Câmara Técnica houve a preocupação de que fossem escolhidos representantes tanto da academia quanto das sociedades de especialidades. É importante ressaltar o reconhecimento pela atuação desses profissionais”, lembra Irene.

Os demais integrantes da equipe são Wilson Rubens Andreoni, delegado regional da subsede Vila Mariana, e os cirurgiões plásticos Hamilton Aleardo Gonella, Douglas Jorge, Roberto Rudge Ramos, José Yoshikazu Tariki, Marcus Castro Ferreira, Gerson Vilhena Pereira Filho, Antonio Carmo Graziosi e Antonio Egidio Rinaldi.

Desde 1996, ano de sua criação, a Câmara vem analisando, entre outros, os casos de denúncias nesta área de atuação médica. Até a metade de 2002, das 538 denúncias recebidas por este Conselho na área de Cirurgia Plástica, 340 (63,3%) foram encaminhadas para apreciação de seus componentes. A partir daí, as denúncias seguiram um dos três caminhos: foram arquivadas, transformadas em Processos Ético-Disciplinares (PD) e, dependendo do caso, foram solicitadas mais evidências como fotos ou até a indicação de um corpo de peritos, nesse caso, escolhido pelos próprios membros da Câmara, para decidir pela abertura ou não do PD.



Publicidade Médica

Do total das denúncias recebidas na área de Cirurgia Plástica, desde janeiro de 1993 até julho de 2002, cerca de 41% estão associadas somente à publicidade médica.
Por publicidade médica deve ser entendido sensacionalismo e autopromoção, por meio de revistas, anúncios e programas de televisão e rádio, por exemplo, além de aliciamento de pacientes, exibição de fotos pré e pós- operatório, entre outros.
A polêmica se deve ao fato, principalmente, de se associar o ato médico à expectativa de resultados, sobretudo estéticos. “A medicina deve ser vista como meio de se tratar as pessoas e não como fim, prometendo resultados”, explica Irene Abramovich.



Resoluções

Pelo menos dois assuntos mereceram especial atenção da Câmara Técnica nos últimos anos: são resoluções que inicialmente foram publicadas pelo Cremesp e que, posteriormente, acabaram sendo adotadas como resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Uma diz respeito à luta pelo reconhecimento da necessidade, em certos casos, do uso dos procedimentos da Cirurgia Plástica como complemento de um ato médico, como no caso da reconstrução mamária, conseqüência de mastectomias. “A reconstrução mamária, sempre que indicada com a finalidade de corrigir deformidade conseqüente de mastectomia parcial ou total, é parte integrante do tratamento da doença para qual houve indicação de mastectomia”, diz a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.483, de 11 de setembro de 1997, publicada após o Cremesp ter feito resolução (nº 80/97) alertando para o problema.

Outro questionamento que se tornou resolução do CFM (1621/01) após alerta feito por este Conselho, por meio da resolução nº 81/97, trata da especialidade como meio de tratar doenças e deformidades anatômicas, adquiridas, congênitas, traumáticas, degenerativas, oncológicas e não só fatores puramente estéticos. “O tratamento pela Cirurgia Plástica constitui ato médico cuja finalidade é trazer benefício à saúde do paciente, seja física, psicológica ou social”, diz um de seus artigos.

Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 317 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.