CAPA
EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari: "Sobre temas urgentes e emergentes"
ENTREVISTA
Uma conversa informal com Rodrigo Pinho, procurador-chefe do Ministério Público do Estado
MOVIMENTO MÉDICO
CRMs retomam mobilização por principais reivindicações da classe
ATIVIDADES
Acompanhe as conclusões dos Fóruns Regulamentadores da propaganda em Medicina
GERAL
A Medicina e a computação gráfica: programas simulam funcionamento do corpo humano
ESPECIAL
COPEM do Cremesp avalia treinamento de acadêmicos em serviços médicos
ETICA
Como responder a dilemas éticos relacionados à sobrevida de pacientes terminais?
FRAUDES
Falsos médicos. Cremesp adota medidas concretas para evitar a falsificação de documentos profissionais
LEGISLAÇÃO
CRF-SP divulga manual com a relação de produtos de venda proibida em farmácias e drogarias
AGENDA
Diretoria e conselheiros marcam presença em eventos pertinentes à classe médica
TOME NOTA
Alerta Ético: Medicina não é comércio!
NOTAS
Programe-se com a agenda selecionada de Cursos e Eventos para este mês de agosto
HISTÓRIA
Acompanhe conosco o crescimento do Hospital das Clínicas, o maior da América Latina
GALERIA DE FOTOS
GERAL
A Medicina e a computação gráfica: programas simulam funcionamento do corpo humano
Computação gráfica facilita estudo dos órgãos e doenças
Programa Homem Virtual simula funcionamento do corpo humano
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) desenvolveu um projeto de computação gráfica para estudar corpos humanos e seus órgãos internos. São o Homem Virtual e a Mulher Virtual, utilizados por professores da faculdade, e que também poderão ser utilizados pela população, para melhor conhecer os sintomas das doenças. O software gráfico simula a fisiopatologia das doenças, a ação dos medicamentos no organismo, a produção de sons, o ciclo menstrual, os processos da audição e da visão etc. Há um acervo de mais de 90 vídeos para explicar o funcionamento de diferentes partes do corpo humano.
O Homem Virtual foi utilizado por Dráuzio Varella durante a série Questão de Peso, do programa Fantástico. Em uma parceria entre a Universidade de São Paulo, a TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação e a PUC do Rio de Janeiro, o Homem Virtual também foi utilizado na série Geração Saúde, do Ministério da Educação, em Brasília, com o objetivo de ensinar os adolescentes a cuidar de sua saúde e conhecer os sintomas das doenças. Os primeiros programas, lançados em abril, foram sobre a saúde da pele. Cerca de 28 milhões de alunos no Brasil serão atingidos pela proposta do Ministério da Educação.
O Ministério da Saúde, junto com a Organização Pan-americana da Saúde, usa o programa para o controle da hanseníase no Brasil, que é o segundo no mundo com maior número de casos, em parte porque a população desconhece a doença. O primeiro CD-Rom sobre a hanseníase será distribuído para agentes comunitários da saúde da família, alunos e escolas, ensinando o que é a doença, como se transmite, seus sinais, órgãos atingidos, e orientando para o contato com o médico no caso de suspeita.
Na FMUSP, a repercussão entre alunos e professores tem sido positiva. O projeto gráfico possibilita um auto-aprendizado, já que os alunos podem consultar o acervo e entender os processos orgânicos sem a necessidade da presença física do professor.
Implantes
Norma padroniza ligas metálicas
A experiência clínica prolongada vem comprovando, há mais de dez anos, que as ligas de níquel-titânio utilizadas em implantes cirúrgicos são bem aceitas pelo corpo humano. O sucesso dessas intervenções, entretanto, depende da qualidade da matéria-prima, que é importada da Europa e dos EUA, numa relação regida basicamente pela confiabilidade do fornecedor. Com o objetivo de qualificar a matéria-prima, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicará uma norma até meados de agosto.
O projeto da norma foi desenvolvido pela Comissão de Estudos de Implantes Ortopédicos do CB 26 – Comitê Brasileiro Odonto-médico-hospitalar, com a participação do Inmetro, Anvisa, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), fabricantes de implantes e universidades. A norma vai fixar os requisitos químicos, físicos, mecânicos e metalúrgicos de produtos conformados de níquel-titânio, na forma de barras, fios, bobinas e tubos, contendo de 54,5% a 57% de níquel, empregado para a fabricação de dispositivos médicos e implantes cirúrgicos.
O coordenador da Comissão, Marcos Campos, explica que a liga que tem por base os elementos Níquel e Titânio, conhecida também como Nitinol, caracteriza-se por manter certa memória, principalmente no módulo de elasticidade. Tem uma estrutura que permite a recuperação de um formato pré-estabelecido, mediante determinado carregamento mecânico. “Sua aplicação foi iniciada e propagada na área de Traumatologia, sobretudo nas cirurgias de reconstrução ligamentar, nas quais são utilizados fios para passagem do enxerto de tendão e nas âncoras de fixação ligamentar fabricados com esse material”, observa.
O representante do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Heitor Luz, conta que o mercado nacional de implantes consome quantidades relativamente pequenas da matéria-prima, fato que, praticamente, inviabiliza sua produção interna. Assim, ou o material é importado diretamente pelo fabricante de implantes, ou adquirido de empresas intermediárias de importação. O documento de qualificação que acompanha a matéria-prima, segundo Heitor Luz, nem sempre é confiável, como diversas vezes comprovado pelo INT, em análises de outros materiais importados amostrados pela Anvisa. Informações: www.abnt.org.br ou www.int.gov.br
Serviços de saúde
Prefeitura de São Paulo qualifica primeiras OSs na área de Saúde
A Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo qualificou, dia 11 de julho, as primeiras cinco entidades como Organizações Sociais (OS) da área de Saúde. São elas, a Casa de Saúde Santa Marcelina; Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde; Serviço Social da Construção Civil de São Paulo (Seconci-SP); Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam); e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Escola Paulista de Medicina. As organizações atenderam às exigências da Lei 14.132/06, inclusive a comprovação de que não têm fins lucrativos e têm experiência de no mínimo cinco anos na área de Saúde.
A qualificação e assinatura do Contrato de Gestão com a Prefeitura foi possível após a derrubada de liminar da Justiça Federal que impedia a implantação do modelo de Organizações Sociais (OSs) nos serviços de saúde da cidade.
Eventos
4º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética será em São Paulo
Entre os dias 19 e 22 de setembro de 2006 acontece o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, o 2º Fórum Brasileiro de Bioética e o 2º Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem, que agregam como tema central Bioética e Vulnerabilidade. Constam da programação conferências, mesas-redondas, sessões livres, sessões-pôster e um dia temático. No tema específico de Bioética, o evento está dividido em quatro eixos básicos: Vulnerabilidade: fundamentos; Vulnerabilidade e sujeitos de pesquisa; Vulnerabilidade na prática clínica e Vulnerabilidade na saúde pública. Na área de Enfermagem, serão abordados os temas Vulnerabilidade e cuidados; e Usuários de serviços de saúde e seus direitos. Os eventos são coordenados pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); Centro de Estudos de Bioética de Portugal, Sociedade de Bioética de São Paulo e Centro Universitário São Camilo, com apoio do Cremesp, da Universidade de São Paulo; do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e da Escola Superior de Enfermagem Imaculada Conceição (Esenfic).
Local: Centro Universitário São Camilo, Campus Ipiranga, av. Nazaré, 1501, São Paulo. Informações: www.scamilo.edu.br e www.bioetica.org.br
Ribeirão Preto lembra os 50 anos do Congresso Médico Brasileiro
No próximo mês de outubro, Ribeirão Preto comemora seus 150 anos de fundação. No mesmo mês, a comunidade médica da região lembra os 50 anos de realização do 1º Congresso Médico Brasileiro, encontro histórico, organizado pela Associação Médica Brasileira e pelo Centro Médico de Ribeirão Preto, sob a direção dos professores Hilton Rocha (AMB) e Plínio Uchôa (CMRP). Para marcar o cinqüentenário do Congresso, e o sesquicentenário da cidade, o próprio Plínio Uchôa sugeriu a organização do Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, atividade que reunirá profissionais de saúde e docentes de todo o Brasil, entre os dias 26 e 28 de outubro próximo.
O congresso comemorativo está sendo organizado por Isac Jorge Filho, José Marques Filho, Reinaldo Ayer e Gabriel David Hushi, conselheiros do Cremesp. Informações sobre a programação e local do evento podem ser obtidas pelos e-mails cbio@cremesp.org.br e cm@keynet.com.br ou pelo tel (11) 5908-5647, no Centro de Bioética do Cremesp.