PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Hora de agradecer - Editorial de Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
A presidente do Conselho Regional de Farmácia é a entrevistada desta edição


BALANÇO 1
Acompanhe as atividades do Cremesp de janeiro de 2005 a março de 2006


BALANÇO 2
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 3
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 4
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


ATIVIDADES DO CONSELHO
Destaque para os encontros regionais do Cremesp no interior


LEGISLATIVO
Cremesp apóia o PL 856/05, que proíbe cartões de descontos de funerárias


AGENDA
A presença do Conselho em eventos de importância para a classe médica


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o exagero no diagnóstico


GERAL
Cursos e Eventos, Súmulas, Pesquisas. Atualize-se!


HOMENAGEM
Nelson Okano: referência ética em decisões difíceis


GALERIA DE FOTOS



Edição 223 - 03/2006

AGENDA

A presença do Conselho em eventos de importância para a classe médica


I Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de 2006

Promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o I Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina de 2006 aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de março, em Brasília. O evento reuniu cerca de 200 médicos que participam das atividades ligadas aos Conselhos de Medicina e os principais representantes das entidades médicas de todo o país: Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Contou também com a participação dos representantes da Anvisa. Representaram o Cremesp Isac Jorge Filho, presidente; Desiré Callegari, vice-presidente; Marli Soares, primeira-tesoureira; Renato Françoso, segundo-tesoureiro; Luiz Carlos Aiex Alves, diretor de Comunicação; Krikor Boyaciyan, corregedor; Henrique Carlos Gonçalves, primeiro-secretário; João Márcio Garcia, diretor de Fiscalização; e os conselheiros Lavínio Nilton Camarim e Henrique Liberato Salvador.

Associação Médica do Hospital Samaritano tem nova presidência

O segundo-secretário do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, tomou posse como presidente da Associação Médica do Hospital Samaritano, em São Paulo, no dia 16 de fevereiro. A cerimônia contou com a presença dos representantes do Cremesp: presidente, Isac Jorge Filho; do vice-presidente, Desiré Carlos Callegari; do diretor de Comunicação Luiz Carlos Aiex Alves; e dos conselheiros Bráulio Luna Filho e José Marques. Os presidentes: Jorge Carlos Machado Curi (APM); Cid Carvalhaes (Sindicato dos Médicos de São Paulo); e Luís Fernando Franco (da Academia de Medicina), também estiveram presentes. “Foi um coquetel de posse que reuniu presidentes de importantes entidades, em demonstração da unidade médica”, disse Renato Azevedo.

Gastroenterologia e Cirurgia Geral

A Netgastro, especialista em curso de educação continuada à distância de Gastroenterologia e Cirurgia Geral promoveu, no dia 11 de março, um ciclo de palestras e debates, cujos temas centrais eram Nutrição, Síndromes ´Dolorosas e Doenças Cok. O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, proferiu palestra sobre a importância da atualização médica para a prática profissional. O evento também foi transmitido via teleconferência. A participação no evento, em pelo menos cinco sessões, garantia até 10 pontos para a revalidação do Título de Especialista.

Associação congrega médicos que trabalham no Hospital Sírio Libanês

Isac Jorge Filho, presidente do Cremesp, esteve presente na assembléia de instalação da Associação dos Médicos que trabalham no Hospital Sírio Libanês, em 22 de fevereiro, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB). Também compareceram à cerimônia de posse: o presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, e o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, que também é conselheiro do Cremesp. Eugênio Américo Bueno Ferreira, presidente da Associação, ressaltou a importância do apoio dado pelas entidades médicas. Esclareceu que o objetivo da associação é congregar os médicos que trabalham naquele hospital para desenvolverem atividades em prol dos profissionais e ser um canal de comunicação, facilitando as ações da Diretoria Clínica. Isac Jorge Filho, representando o Cremesp, manifestou sua satisfação pela criação da associação: “Estamos certos de que a associação terá papel importante no desenvolvimento ainda maior da boa Medicina e será excelente estrutura a colaborar com as iniciativas da administração do hospital”.

Outros eventos da presidência

Isac Jorge Filho participou também dos seguintes eventos:

II, III e IV Encontro Regional do Cremesp, realizados, respectivamente, em Araçatuba, Ribeirão Preto e em Piracicaba (leia matéria na página 11 desta edição).

Reunião de trabalho sobre Propaganda de medicamentos: contribuição à Consulta Pública 84/Anvisa, a convite da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, dia 14 de março.

Foi o expositor da mesa de discussão A Consulta Pública 84 na perspectiva dos profissionais de saúde. O evento contou com a participação de representantes dos gestores de saúde estaduais e municipais de São Paulo.

Recebeu visita de Milton Arruda Martins, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), na sede do Cremesp, dia 21 de fevereiro.

Solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dia 10 de março, na Associação Paulista de Medicina (APM).

Diretoria e conselheiros

O conselheiro Alfredo Rafael Dell´Aringa participou da cerimônia de entrega de carteiras profissionais aos médicos, dia 6 de março, na Delegacia Regional de Marília.

O conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho proferiu palestra e realizou julgamento simulado aos novos residentes e internos do Hospital do Servidor Público Estadual, dia 9 de março.

Renato Françoso Filho participou do Encontro Regional de Diretores Clínicos, em Bragança Paulista, dia 10 de março.

Os conselheiros Moacyr Esteves Perche e Henrique Liberato Salvador participaram do Curso de Capacitação de Comissões de Ética Médica, em Presidente Prudente, no dia 11 de março.

O segundo-secretário, Renato Azevedo, ministrou aula sobre “Associação Médica – Experiência no Hospital Samaritano”, a convite da AACD, dia 15 de março.

O conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira participou do I Congresso de Especialidades Odontológicas do HCFMUSP, debatendo sobre Aspectos Bioéticos da Atividade Interdisciplinar e Multiprofissional – Interfaces nas Atividades Profissionais, no Centro de Convenções Rebouças, dia 23 de março.

Ruy Tanigawa participou do II Seminário de Política Nacional de Medicamentos, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, dia 24 de março.

Krikor Boyaciyan ministrou palestra sobre Infrações éticas dos médicos tocoginecologistas, no Centro de Estudos Ayres Netto, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, dia 2 de março. Também proferiu palestra sobre Infrações éticas dos médicos que exercem a Ginecologia e Obstetrícia, na VII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia, em São José do Rio Preto, dia 9 de março. No dia 17 do mesmo mês, participou da 15ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, presidindo a conferência sobre Medicina Defensiva.


Este conteúdo teve 82 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 318 usuários on-line - 82
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.