PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Eleição Presidencial e o SUS


CONSELHO
Cremesp lança Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia


ENTREVISTA
“O contrário da violência não é a não violência. É a cidadania”


ARTIGOS
Emílio César Zilli e Nabil Ghorayeb


GERAL 1
Formulários brancos precisam ser preenchidos com mais atenção


GERAL 2
Terapia de Reposição Hormonal exige maior cautela


ESPECIAL
O programa de Saúde dos presidenciáveis


DESTAQUE
Hospital Santa Catarina: quase um século de bons serviços


ATUALIZAÇÃO
Programa de Hepatites Virais adota medidas preventivas


GERAL 3
De Olho no Site do Cremesp


AGENDA
Mini rodada de Anestesiologia é realizada em Santo André


GERAL 4
Cirurgia em pessoa com mais de 70 anos


AIDS
Conferência de Barcelona aponta o futuro da epidemia


GALERIA DE FOTOS



Edição 180 - 08/2002

GERAL 3

De Olho no Site do Cremesp


Muitas novidades foram implantadas no site do Cremesp no mês de agosto e outras devem estar disponíveis até o final de setembro. Para aumentar e enriquecer a interação entre o profissional médico e a sociedade, foram inaugurados dois novos canais que estimulam a participação ativa do usuário do site com a comunidade.

Banco de Trabalho Médico: espaço para que o médico e as instituições de saúde troquem oportunidades de trabalho, otimizando a interface entre busca e oferta. O objetivo do Cremesp, com essa iniciativa, é oferecer um instrumento on line que facilite a troca de informações sobre o mercado de trabalho médico, divulgando não apenas as oportunidades de emprego a profissionais de todas as especialidades, mas também a disponibilidade dos mesmos em candidatar-se a eventuais vagas oferecidas. Ao acessar este canal, o usuário encontra links para um formulário (de preenchimento e envio on line), que pode ser utilizado para a inclusão de profissionais que procuram emprego e por estabelecimentos que oferecem oportunidades de trabalho, além de uma relação com oportunidades de trabalho disponíveis.

Trabalho Comunitário: tem a proposta de incentivar a participação voluntária do médico, oferecendo oportunidades para o exercício pleno da cidadania. A idéia de criar este novo canal de interação entre o usuário do site e a comunidade surgiu da consciência de tornar possível o trabalho voluntário em instituições e associações que se preocupam com grupos mais carentes da população. Permite, também, ações em defesa da cidadania em diversas áreas além da saúde, como meio ambiente, direito, cultura e lazer. Este canal traz ainda a legislação no setor, links mais importantes para quem quer informar-se melhor a respeito do assunto, possibilidade para cadastramento on line de pessoas físicas (que tenham vontade de participar) e jurídicas (fundações que precisam de voluntários), notícias e eventos.

Com relação às informações de saúde divulgadas no site, coletadas dos principais veículos nacionais e internacionais, a novidade está na sua nova classificação: todo o conteúdo dos clippings foi reestruturado em nove seções (em substituição às cinco inicialmente estabelecidas), abordando temas mais diversificados e direcionados para: Bioética, Científicos Brasil, Científicos Internacionais, Educação Médica, Espaço Cultural (livros, arte, lazer), Informática Médica, Medicamentos, Planos de Saúde e Sistema Único de Saúde. A pesquisa por palavra-chave continua disponível, porém mais completa, cobrindo todos os textos contidos nas novas seções. Para visualizar os temas abordados é só clicar no tópico que lhe interessa e você terá uma relação de todas as matérias editadas até o momento na seção escolhida, por ordem cronológica.

As novidades não param aí: o site do Cremesp permite que o usuário acesse, por meio de um link especial, as Especialidades Reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e suas respectivas áreas de atuação; na seção Fale com a Gente o usuário escolhe o departamento para o qual quer enviar suas sugestões ou críticas, contando com um formulário especialmente desenvolvido para isso (é opinar e clicar para enviar); e no canal Questões Éticas e Jurídicas em saúde, pode-se solicitar orientações sobre o tema preenchendo, on line, o formulário encontrado no link localizado no rodapé do menu, na página principal do site.

O Guia Médico, lançado em junho para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes, obteve 25.732 acessos únicos apenas no período entre 1º e 15 de agosto, indicando o grande sucesso da iniciativa do Cremesp em disponibilizar ao usuário informações sobre os profissionais cadastrados neste Conselho. Para facilitar a alteração dos dados e manter a relação dos médicos sempre atualizada, foi criada a Lista de Médicos com Endereços Desatualizados (em ordem alfabética), para que o profissional possa requerer a inserção de seus novos dados.

Até o final do ano, muitas outras novidades serão implementadas no site do Cremesp para que você encontre o que procura, fácil e rapidamente.

Dúvidas, idéias, críticas e sugestões? Você tem um canal aberto para entrar em contato conosco. Acesse a editoria do site em: http://www.cremesp.org.br/sugestao



Programa de Qualidade Hospitalar ganha prêmio ECO 2002

O Projeto de Controle de Qualidade do Atendimento Médico Hospitalar (CQH), uma parceria entre o Cremesp, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Sociedade Médica Paulista de Administração e Saúde, receberá o prêmio ECO 2002, oferecido pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP). Vencedor na categoria Saúde, o projeto receberá o prêmio em 30 de agosto, na sede da entidade.

O CQH é um programa que visa a melhoria contínua da qualidade do atendimento médico-hospitalar, por meio de adesão voluntária e do estímulo à participação e auto-avaliação, envolvendo funcionários e usuários dos serviços. Conta hoje com a adesão de mais de 150 hospitais e tem o foco no incentivo à mudança de atitude e comportamento como principal componente.

A Amcham-SP oferece, desde 1982, o prêmio ECO (Empresa Comunidade) a empresas que vão além de suas próprias atividades e contribuem para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida, por meio de ações sociais.

Receberão também o prêmio as empresas Companhia Vale do Rio Doce (categoria conservação e educação ambiental), Belgo Mineira (cultura), Dow Química (educação) e Telemig Celular (participação comunitária).



Corregedores e assessorias jurídicas dos CRM’s promovem encontro

Foi realizado, nos dia 27 e 28 de junho, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, o I Encontro dos Corregedores e Assessorias Jurídicas dos Conselhos de Medicina.

Estiveram presentes representantes de entidades como Edson de Oliveira, presidente do CFM; e os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Gomes de Barros e José Delgado. Foram tratados temas como a relação dos Conselhos de Medicina e processos disciplinares, a aplicabilidade do novo Código de Processo Ético-Profissional e relações com o Ministério Público.

O conselheiro e corregedor do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, esteve presente e ressaltou a questão da conciliação nos processos, ponto levantado pela maioria dos corregedores presentes. “O Cremesp levantou outro ponto importante em relação àqueles conselheiros que, num julgamento, não votam pela culpa do acusado com a maioria. Com isso, mesmo tendo votado contra a culpa do médico em princípio, eles também são obrigados a condená-lo, indicando infração de um artigo e conferindo-lhe uma pena; não podem se abster”, lembrou Desiré.

O encontro também serviu para troca de informações e como preparação para a próxima reunião dos corregedores dos CRM´s, a ser realizada em Natal, Rio Grande do Norte, entre 18 e 20 de setembro.

Este conteúdo teve 1122 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 492 usuários on-line - 1122
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior