PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A análise sem preconceito da qualidade do ensino médico - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Maria Cristina Cury, secretária municipal de Saúde


GERAL 1
Destaque p/a posse das novas diretorias da AMB e APM


CBHPM
Projeto de Lei 743/2005 é apresentado por deputados estaduais médicos


ATIVIDADES DO CONSELHO
Módulo de dezembro de EMC aborda Infectologia, Psiquiatria e Neurologia


COMUNICAÇÃO
Cadastre-se para receber em seu e-mail nosso Boletim Eletrônico!


FORMAÇÃO MÉDICA
Inscritos na primeira etapa do exame do Cremesp superou expectativas


ATUALIZAÇÃO
A prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata


ARTIGOS
Opinião do conselheiro - Lavínio Nilton Camarim e Itiro Shirakawa


GERAL 2
Delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, é homenageado


AGENDA
Destaque para a visita que o Cremesp realizou ao Jornal Folha de S. Paulo


NOTAS
Alerta Ético sobre imperícia


GERAL 3
Médicos do Estado conquistam reajuste salarial


HOMENAGEM
O médico patologista João Paulo Aché de Freitas é o homenageado desta edição


GALERIA DE FOTOS



Edição 218 - 10/2005

COMUNICAÇÃO

Cadastre-se para receber em seu e-mail nosso Boletim Eletrônico!


Oportunidades

Cadastre-se no Banco de Empregos e
no Boletim Eletrônico do Conselho

Site tem 1.500 profissionais e 700 empresas cadastradas

O Cremesp mantém dois canais de informação permanentemente abertos e atualizados para que os médicos possam acompanhar os acontecimentos da área da Medicina e saúde em geral. Além desses, notícias diárias sobre Bioética são disponibilizados no site www.bioetica.org.br

O site do Banco de Empregos Médicos recebe um número recorde de currículos e visitas diárias: são cerca de 1.500 profissionais cadastrados e perto de 700 empresas do setor de Saúde divulgando suas oportunidades a médicos de diversas especialidades.

O Bem.org vai muito além de sua proposta inicial: juntamente com a troca de informações sobre as ofertas de emprego, o portal também se preocupa em informar sobre cursos e eventos que possam, de alguma maneira, contribuir com o crescimento profissional e pessoal. Divulga também o calendário de Residência Médica 2006 (cujas inscrições estão sendo abertas em várias instituições), de cursos de pós-graduação e a programação de exames para obtenção do título de especialista (estabelecida pelas Sociedades de Especialidade).

Para receber todas estas informações on line, além da Programação de Educação Médica Continuada do Cremesp, a legislação básica em Saúde relacionada ao exercício da Medicina, as notícias das campanhas Propaganda Sem Bebida e Proteja-se (contra a abertura indiscriminada de escolas médicas), o calendário de congressos e eventos do período, além de uma sinopse das notícias de Saúde da semana: cadastre seu e-mail na página principal de nosso Portal  Todas as sextas-feiras é enviado o Boletim Eletrônico Cremesp. Dúvidas, sugestões, críticas: editoria@cremesp.org.br

Bioética
Há três anos no ar, o site do Centro de Bioética registra, a cada dia, o aumento expressivo no número de acessos. O grupo responsável pela página pretende, em breve, reformular e modernizar algumas áreas do site. Serão mantidas as mais visitadas, com “Deu na Mídia” – coluna atualizada diariamente com notícias em Bioética  e “Biblioteca” – que traz as últimas referências bibliográficas na área.

Interesse público

Alerta Médico”: novos programas na TV Unifesp

Quinzenalmente, uma nova entrevista é apresentada no programa de TV do Cremesp – Alerta Médico – veiculado pela TV Unifesp, que faz parte do Canal Comunitário. Os temas, sempre da área médica, podem interessar tanto aos profissionais médicos quanto à população em geral.

O programa vai ao ar às terças-feiras, quintas e sábados, às 19 horas, em canais a cabo: 11 na Net e 71 na TVA (na foto acima, o conselheiro Reinaldo Ayer é o entrevistado da noite).

Desde o início da segunda fase do programa, em julho último, foram veiculados os seguintes temas de entrevistas com conselheiros do Cremesp: Educação continuada – José Henrique Andrade Vila; Avaliação dos Recém-formados em Medicina no Estado de São Paulo – Bráulio Luna Filho; Direito à saúde – Eurípedes Balsanufo Carvalho; Trabalho médico – Jorge Carlos Machado Curi; Hérnia – Gaspar de Jesus Lopes Filho; e Paciente Terminal – Antônio Pereira Filho. Do dia 1º a 12 de novembro será divulgada a entrevista sobre Erro Médico, com o conselheiro Renato Azevedo Júnior; e de 15 de novembro a 3 de dezembro, sobre Radiologia, com o conselheiro André Scatigno Neto.

Canal 11 - NET
Canal 71 - TVA
Terças, quintas e sábados, às 19 horas

Prevenção

Cremesp promove Fórum sobre Publicidade Médica

Com o objetivo de prevenir novas denúncias contra médicos, o Cremesp promove, em 8 de novembro, às 20 horas, em sua sede à rua da Consolação, 753, o I Fórum Regulamentador de Publicidade Médica. Promotores, representantes de órgãos de defesa do consumidor e da Justiça, do Conselho Federal, de sociedades de especialidades e do próprio Cremesp debatem a propaganda imoderada e suas implicações éticas e sociais. A coordenação do evento está a cargo do conselheiro Lavínio Nilton Camarim.

A publicidade médica imoderada tem sido objeto de freqüentes denúncias ao Cremesp. De 1º de janeiro de 2000 a 31 de agosto de 2005 foram denunciados 765 casos, colocando a publicidade em quarto lugar no ranking das principais queixas de exercício antiético da Medicina.

“A idéia é utilizar a informação para proteger o cidadão e o próprio médico. Com essa iniciativa, queremos alertar a todos sobre os riscos da propaganda imoderada” afirma o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho. “O que buscamos, enfim, é o caminho da conscientização, pois esta, certamente, tem resultados melhores do que punições isoladas”.

A cobertura do evento será divulgada na próxima edição do Jornal do Cremesp e no site www.cremesp.org.br

Opinião

Colabore com a pesquisa Datafolha/Cremesp

Parte dos médicos do Estado de São Paulo serão contatados pelo Instituto Datafolha para responder a uma pesquisa sobre a avaliação dos estudantes de sexto ano e recém formados em Medicina. Além desses profissionais, outros três segmentos serão pesquisados: estudantes de Medicina, formadores de opinião e população em geral. O objetivo é verificar qual a opinião e a expectativa desses setores em relação ao exame. A pesquisa avaliará também a imagem do Cremesp e dos médicos. É muito importante que todas as pessoas contatadas aceitem responder à pesquisa, cujo resultado subsidiará a tomada de decisões do Conselho em relação ao exame e colaborará para que a entidade possa atender cada vez melhor as demandas de médicos e da população em geral.

Movimento médico

São Paulo sedia Encontro dos CRMs do Sul e do Sudeste

Conselheiros dos Conselhos Regionais de Medicina dos Estados das regiões Sul e Sudeste do país encontravam-se reunidos na sede central do Cremesp no momento do fechamento desta edição do Jornal do Cremesp, no início de novembro, para discutir temas ligados à Medicina, saúde, ensino médico e à atuação dos CRMs. Esse encontro é realizado periodicamente com o objetivo de estabelecer estratégias comuns de ação, fortalecendo a atuação conjunta dos CRMs e subsidiando as ações adotadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que também participa do evento.

O 19º Encontro dos Conselhos de Medicina do Sul e Sudeste previa discutir, entre outros assuntos, a Legislação dos Conselhos, Ensino Médico na Graduação, Atualização do Título de Especialista, Mercado de Trabalho, Plano de Cargos e Carreira do SUS, Relação com a Sociedade, Os Médicos e os Meios de Comunicação, e O Paciente Terminal: Aspectos Clínicos e Bioéticos.


Este conteúdo teve 100 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 330 usuários on-line - 100
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.