PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Saúde com qualidade de vida: desafio do milênio


ENTREVISTA
Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Saúde do Estado de São Paulo


MOVIMENTO MÉDICO
Passeata paralisa rodovias do ABC contra planos de saúde


GERAL
Fórum de Discussões sobre Sistema Único de Saúde


CONSELHO 1
Destaque para a modernização do Jornal e do site


CONSELHO 2
"A Medicina empacotada", por Renato Azevedo Júnior


ESPECIAL
Série SUS: a crise nas Santas Casas do Estado de São Paulo


NACIONAL 1
A polêmica sobre Boletim de Ocorrência após estupro, continua


NACIONAL 2
Atualização da relação de especialidades médicas e áreas de atuação


ATUALIZAÇÃO
O atendimento no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Jabaquara


AGENDA
Vencedores da terceira edição do Prêmio Jovem Cientista


NOTAS
Alerta Ético


RESOLUÇÃO
Cremesp torna obrigatória Comissão de Revisão de óbitos


HOMENAGEM
Carol Sonenreich, diretor do Depto de Psiquiatria e Psicologia Médica do HSPE


GALERIA DE FOTOS



Edição 212 - 04/2005

AGENDA

Vencedores da terceira edição do Prêmio Jovem Cientista


Nefrologista vence terceira edição do Jovem Cientista

O nefrologista Niels Olsen Saraiva Câmara, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi o vencedor da terceira edição do Prêmio Jairo Ramos - Jovem Cientista Médico,  promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM). Câmara recebeu prêmio de R$ 20 mil. Na categoria “Incentivo”, o vencedor foi o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Alfredo Ribeiro da Silva, que recebeu R$ 10 mil. (Foto: Paulo Lotufo, Niels Olsen e Jairo Luiz Ramos)   

A solenidade de premiação foi realizada em 15 de abril no auditório da APM. O objetivo do prêmio é estimular os médicos recém-formados a realizar trabalhos e pesquisas para o desenvolvimento de novos tratamentos e métodos de análises clínicas. O valor destinado ao prêmio é fruto dos direitos autorais do livro “Atualização Terapêutica”, a mais importante publicação escrita por Jairo Ramos.

O evento contou com a presença de Paulo Andrade Lotufo, diretor científico da APM e presidente da banca julgadora; Desiré Carlos Callegari, vice-presidente do Cremesp; Guido Arturo Palomba, vice-presidente da Academia Paulista de Medicina e diretor Cultural da APM; e de Jairo Luiz Ramos, filho de Jairo Ramos, entre outros.

História da Medicina Paulista

A cidade de Ribeirão Preto sediará o Congresso Paulista de História da Medicina, que acontecerá entre 26 e 29 de maio.O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, fará palestras sobre os temas “A História da Medicina” e “Ato Médico”, em 27 de maio. O evento será realizado no Hotel Internacional, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone (16) 636-6464

Galeria de ex-presidentes

A galeria de ex-presidentes do Cremesp, localizada no auditório da sede, recebeu mais um quadro. Uma pintura a óleo do conselheiro Clóvis Francisco Constantino, que presidiu o Conselho de outubro de 2003 a dezembro de 2004, foi colocada no auditório dia 20 de abril, em cerimônia à qual estiveram presentes conselheiros, delegados e funcionários do Cremesp.

Academia de Medicina tem nova diretoria

Luiz Fernando Pinheiro assumiu a presidência

A nova diretoria (biênio 2005/2006) da Academia de Medicina de São Paulo tomou posse dia 23 de março. O médico Luiz Fernando Pinheiro Franco assumiu a presidência da casa, substituindo Guido Palomba.  Na ocasião também foram comemorados os 110 anos de fundação da entidade. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari e do conselheiro Rui Telles Pereira.

“O Cremesp  e a Academia têm muitos objetivos em comum. Acredito que todos devemos trabalhar para o resgate da imagem do médico, de forma que ele seja tratado com respeito e o doente, com humanidade”, afirmou Callegari. O conselheiro do Cremesp, Rui Telles Pereira, integra a nova diretoria da academia no cargo de primeiro-tesoureiro.

Agenda dos Conselheiros

- Durante a cerimônia de entrega de carteiras a médicos recém-formados, realizada em 15 de março, o ex-presidente e atual conselheiro do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, entregou a de número 118.221 para Ronaldo Issashi Furuta. Na ocasião, Clóvis destacou que a carteira em questão registrava exatos 100 mil números acima de seu CRM. 
- O Julgamento Simulado, realizado no anfiteatro da Unimed Limeira, dia 31 de março, contou com a participação do tesoureiro suplente do Cremesp, Renato Françoso Filho.
- O conselheiro José Henrique Andrade Vila proferiu palestra sobre o tema “A História da Medicina e a Importância da Medicina Humanística”, dia 1º de abril, durante a Liga de Oncologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté.
- O primeiro-secretário, Henrique Carlos Gonçalves, e os conselheiros Gaspar de Jesus Lopes Filho e José Henrique Andrade Vila, proferiram palestra sobre “A responsabilidade civil dos profissionais liberais” dia 5 de abril, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
- O conselheiro Nacime Salomão Mansur compareceu à cerimônia de posse da nova diretoria da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (gestão 2005/2006), dia 7 de abril.
- A abertura do Congresso Paulista de Terapia Intensiva, evento que faz parte do World Federation of Societies of Intensive Critical Care Medicine, dia 13 de abril, contou com a participação do conselheiro Gabriel David Hushi.
- O conselheiro João Ladislau Rosa participou de Julgamento Simulado na cidade de Jandira, no dia 14 de abril.
- O vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, ministrou aula sobre “Prontuário Médico”, no Hospital Santa Helena, dia 14 de abril. No mesmo dia, Callegari e o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira proferiram palestra sobre Bioética, no Hospital Universitário de São Bernardo. Em 20 de abril, o vice-presidente do Cremesp proferiu palestra sobre “Ética em Programa de Saúde da Família”, na Faculdade de Medicina do ABC.
- O corregedor-adjunto, Ruy Yukimatsu Tanigawa, e o diretor do Departamento Jurídico, Adamo Lui Netto, participaram da inauguração das novas dependências da sede da Associação Paulista de Homeopatia, dia 15 de abril.
- A inauguração das instalações do COI – Medicina Integrada em Oncologia, dia 18 de abril, contou com a presença do conselheiro Bráulio Luna Filho.

Cremesp propõe parceria com Faculdade de  Ribeirão Preto

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho e o delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, visitaram, em 18 de abril, o diretor recém-empossado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), Marcos Felipe de Sá

Os representantes do Cremesp apresentaram a Felipe de Sá uma proposta de parceria para que a faculdade ofereça cursos de atualização aos médicos da região. A idéia foi recebida com simpatia pelo diretor da faculdade. “Vamos continuar conversando para tentar viabilizar esse projeto”, afirmou Isac.

Conselho participa de Congresso Mundial

Em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Cremesp participou, com um stand, do III Congresso Mundial da Sociedade de Medicina Física e Reabilitação. No congresso, realizado no início de abril na cidade de São Paulo, foram apresentadas as publicações do CFM e do Cremesp.


Este conteúdo teve 1159 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 239 usuários on-line - 1159
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior