PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Saúde com qualidade de vida: desafio do milênio


ENTREVISTA
Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Saúde do Estado de São Paulo


MOVIMENTO MÉDICO
Passeata paralisa rodovias do ABC contra planos de saúde


GERAL
Fórum de Discussões sobre Sistema Único de Saúde


CONSELHO 1
Destaque para a modernização do Jornal e do site


CONSELHO 2
"A Medicina empacotada", por Renato Azevedo Júnior


ESPECIAL
Série SUS: a crise nas Santas Casas do Estado de São Paulo


NACIONAL 1
A polêmica sobre Boletim de Ocorrência após estupro, continua


NACIONAL 2
Atualização da relação de especialidades médicas e áreas de atuação


ATUALIZAÇÃO
O atendimento no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Jabaquara


AGENDA
Vencedores da terceira edição do Prêmio Jovem Cientista


NOTAS
Alerta Ético


RESOLUÇÃO
Cremesp torna obrigatória Comissão de Revisão de óbitos


HOMENAGEM
Carol Sonenreich, diretor do Depto de Psiquiatria e Psicologia Médica do HSPE


GALERIA DE FOTOS



Edição 212 - 04/2005

CONSELHO 1

Destaque para a modernização do Jornal e do site


Cremesp moderniza jornal e site

 Com o objetivo de aperfeiçoar o projeto gráfico do Jornal do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina faz, a partir desta edição, uma série de mudanças na diagramação. O diretor de Comunicação do Cremesp, Luiz Carlos Aiex Alves, explica que “as mudanças visam proporcionar aos leitores uma leitura mais clara, rápida e atualizada”.

A mudança mais visível é a da capa, que está mais explicativa e, espera-se, também mais atraente. O objetivo é prender a atenção dos leitores antes da leitura das páginas posteriores. Deve haver, a cada edição, em média três grandes destaques, mais os títulos das matérias menores embaixo e a entrevista do mês. “Assim, mesmo quem não tenha tempo de ler o jornal inteiro, vai estar informado do conteúdo principal do mês”, comenta Aiex.

Seguindo uma tendência iniciada nas últimas edições, as cores serão utilizadas para estimular a leitura, porém com cuidado para não fugir do projeto jornalístico. As demais mudanças são mais sutis, como alteração de alguns tipos de letra, limpeza em lugares com excesso de informação, inserção de resumos após os títulos para ajudar o entendimento e “olhos” dentro de matérias para possibilitar leitura dinâmica.

O Jornal do Cremesp, desta forma, procura melhorar o que já era considerado bom, conforme revelou pesquisa do Datafolha realizada no ano passado, unindo um conteúdo avaliado como excelente a um projeto gráfico que estimule a leitura das matérias.

Site

A partir de maio, também o Portal do Cremesp  terá novos serviços e informações. O objetivo é otimizar o espaço da página inicial, colocando um número maior de informações que possam ser acessadas rapidamente.
 
Em relação ao conteúdo, a principal novidade é a criação do Canal Acadêmico, destinado aos estudantes de Medicina. A proposta é fornecer informações científicas da área de saúde pertinentes à formação e especialização profissional, além de cursos, eventos e agenda de Residência Médica, entre outros.

“O objetivo do Cremesp é criar novas ferramentas para melhor interagir com a classe médica, com os acadêmicos de Medicina e com a comunidade”, explica o conselheiro Moacyr Perche, responsável pelos serviços do Conselho via Internet. 

A partir de agora serão  disponibilizadas aos visitantes que acessam as versões web do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico a íntegra de artigos, pesquisas e entrevistas originais, que passam a complementar os textos divulgados nas edições em papel de ambas as publicações.

Boletim Eletrônico

O Cremesp envia todas as sextas-feiras, via e-mail, um Boletim Eletrônico, informativo que reúne os fatos mais importantes da semana na área médica, além de notícias sobre legislação atualizada em saúde, artigos em destaque do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico, oportunidades de emprego, cursos e eventos; e conteúdo das campanhas “Propaganda Sem Bebida” e “Proteja-se” (contra a abertura de novas escolas médicas).

A Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp também elabora um boletim eletrônico sobre os pareceres e reflexões produzidos em suas reuniões.

Para receber ambos os boletins ou um deles, via e-mail, basta inscrever-se on line na página principal do site do Cremesp


Conselho notifica Secretaria sobre agressão a médicos

O Cremesp foi informado que médicos e enfermeiros do Hospital Municipal Waldomiro de Paula, em Itaquera, na cidade de São Paulo, foram agredidos fisicamente por acompanhantes de pacientes. Segundo carta enviada ao Conselho, os casos de violência são freqüentes.

Os motivos apontados como causadores dessas agressões são: o elevado número de pacientes atendidos e, em contrapartida, o número insuficiente de médicos e pessoal de enfermagem. O tempo de espera por atendimento chega a ser em torno de quatro horas. Devido à falta de estrutura do hospital, muitas vezes os pacientes de emergência são atendidos nos corredores, ao lado de seus acompanhantes. Faltam equipamentos e materiais necessários.

A carta ressalta que os seguranças do Hospital são contratados para preservar o patrimônio municipal e não para proteger os funcionários. Já foi necessário, inclusive, pedir ajuda à Polícia Militar, destaca.

O Cremesp encaminhou notificação e ofício ao secretário municipal de saúde de São Paulo, Cláudio Lottemberg, solicitando providências urgentes
a respeito.

Guaratinquetá
O Cremesp e a Associação Paulista de Medicina-Regional de Guaratinguetá publicaram em 21 de março, em um jornal local, Carta de Repúdio à Violência sobre a agressão física de um médico no Centro Pediátrico e Ortopédico daquela cidade, informou o conselheiro da região, Pedro Henrique Silveira.

Entre outros pontos, a carta diz: “Dirigimo-nos à população em geral, inconformados com o fato ocorrido (...) em 18/03/05, quando um profissional médico no exercício de sua profissão foi covardemente agredido por um adulto e seu filho adolescente (...) que serão chamados à responsabilidade e certamente terão que prestar contas à sociedade por tamanha transgressão aos direitos do cidadão”.

Novos membros de Comissões de Ética são diplomados

conselho1_212.gif
A diplomação dos novos membros de Comissões de Ética Médica (CEMs) de São Paulo – procedimento formal realizado pelo Cremesp com o objetivo de empossar os eleitos para a gestão 2004/2007 nas instituições de atendimento em Saúde – já aconteceu em todo o Interior do Estado, no mês de abril, e ocorre na Capital, na sede do Conselho, entre os meses de fevereiro e maio de 2005.

Trata-se de cerimônia que conta com a participação de conselheiros e delegados do Cremesp, responsáveis por entregar certificados aos escolhidos por seus pares a ocupar os respectivos lugares nas CEMs – representantes do Conselho nas instituições, voltadas a garantir o correto desempenho ético do exercício da Medicina.

Segundo a seção de Registro de Empresas, até o momento já foram registradas 728 novas Comissões paulistas – correspondendo ao total de 5.051 membros, entre efetivos e suplentes –, num processo eleitoral iniciado no ano passado no dia 18 de outubro, Dia do Médico. Conforme determina a Resolução CFM 1.657/02, as Comissões têm mandato de 30 meses, devendo estar presentes em todos os estabelecimentos onde atuam mais de 15 médicos.

Além da função judicante, as CEMs possuem atribuições educativas e preventivas, sugerindo e acompanhando modificações necessárias e supervisionando as condições de trabalho locais e, num plano mais amplo, da categoria em geral.

Desde o ano de 2002, as Comissões podem capacitar-se e aperfeiçoar-se por meio de curso específico criado pelo Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem). Informações a esse respeito estão disponíveis no Centro de Bioética do Cremesp, telefone (11) 5908-5647 e no site http://www.bioetica.org.br

Informações sobre como realizar o registro de CEM: seção de Registros de Empresas, fones (11) 5098-5650; 5908-5651; 5908-5652.


Este conteúdo teve 1304 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 350 usuários on-line - 1304
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior