CAPA
EDITORIAL
Saúde com qualidade de vida: desafio do milênio
ENTREVISTA
Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Saúde do Estado de São Paulo
MOVIMENTO MÉDICO
Passeata paralisa rodovias do ABC contra planos de saúde
GERAL
Fórum de Discussões sobre Sistema Único de Saúde
CONSELHO 1
Destaque para a modernização do Jornal e do site
CONSELHO 2
"A Medicina empacotada", por Renato Azevedo Júnior
ESPECIAL
Série SUS: a crise nas Santas Casas do Estado de São Paulo
NACIONAL 1
A polêmica sobre Boletim de Ocorrência após estupro, continua
NACIONAL 2
Atualização da relação de especialidades médicas e áreas de atuação
ATUALIZAÇÃO
O atendimento no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Jabaquara
AGENDA
Vencedores da terceira edição do Prêmio Jovem Cientista
NOTAS
Alerta Ético
RESOLUÇÃO
Cremesp torna obrigatória Comissão de Revisão de óbitos
HOMENAGEM
Carol Sonenreich, diretor do Depto de Psiquiatria e Psicologia Médica do HSPE
GALERIA DE FOTOS
CONSELHO 1
Destaque para a modernização do Jornal e do site
Cremesp moderniza jornal e site
Com o objetivo de aperfeiçoar o projeto gráfico do Jornal do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina faz, a partir desta edição, uma série de mudanças na diagramação. O diretor de Comunicação do Cremesp, Luiz Carlos Aiex Alves, explica que “as mudanças visam proporcionar aos leitores uma leitura mais clara, rápida e atualizada”.
A mudança mais visível é a da capa, que está mais explicativa e, espera-se, também mais atraente. O objetivo é prender a atenção dos leitores antes da leitura das páginas posteriores. Deve haver, a cada edição, em média três grandes destaques, mais os títulos das matérias menores embaixo e a entrevista do mês. “Assim, mesmo quem não tenha tempo de ler o jornal inteiro, vai estar informado do conteúdo principal do mês”, comenta Aiex.
Seguindo uma tendência iniciada nas últimas edições, as cores serão utilizadas para estimular a leitura, porém com cuidado para não fugir do projeto jornalístico. As demais mudanças são mais sutis, como alteração de alguns tipos de letra, limpeza em lugares com excesso de informação, inserção de resumos após os títulos para ajudar o entendimento e “olhos” dentro de matérias para possibilitar leitura dinâmica.
O Jornal do Cremesp, desta forma, procura melhorar o que já era considerado bom, conforme revelou pesquisa do Datafolha realizada no ano passado, unindo um conteúdo avaliado como excelente a um projeto gráfico que estimule a leitura das matérias.
Site
A partir de maio, também o Portal do Cremesp terá novos serviços e informações. O objetivo é otimizar o espaço da página inicial, colocando um número maior de informações que possam ser acessadas rapidamente.
Em relação ao conteúdo, a principal novidade é a criação do Canal Acadêmico, destinado aos estudantes de Medicina. A proposta é fornecer informações científicas da área de saúde pertinentes à formação e especialização profissional, além de cursos, eventos e agenda de Residência Médica, entre outros.
“O objetivo do Cremesp é criar novas ferramentas para melhor interagir com a classe médica, com os acadêmicos de Medicina e com a comunidade”, explica o conselheiro Moacyr Perche, responsável pelos serviços do Conselho via Internet.
A partir de agora serão disponibilizadas aos visitantes que acessam as versões web do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico a íntegra de artigos, pesquisas e entrevistas originais, que passam a complementar os textos divulgados nas edições em papel de ambas as publicações.
Boletim Eletrônico
O Cremesp envia todas as sextas-feiras, via e-mail, um Boletim Eletrônico, informativo que reúne os fatos mais importantes da semana na área médica, além de notícias sobre legislação atualizada em saúde, artigos em destaque do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico, oportunidades de emprego, cursos e eventos; e conteúdo das campanhas “Propaganda Sem Bebida” e “Proteja-se” (contra a abertura de novas escolas médicas).
A Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp também elabora um boletim eletrônico sobre os pareceres e reflexões produzidos em suas reuniões.
Para receber ambos os boletins ou um deles, via e-mail, basta inscrever-se on line na página principal do site do Cremesp
Conselho notifica Secretaria sobre agressão a médicos
O Cremesp foi informado que médicos e enfermeiros do Hospital Municipal Waldomiro de Paula, em Itaquera, na cidade de São Paulo, foram agredidos fisicamente por acompanhantes de pacientes. Segundo carta enviada ao Conselho, os casos de violência são freqüentes.
Os motivos apontados como causadores dessas agressões são: o elevado número de pacientes atendidos e, em contrapartida, o número insuficiente de médicos e pessoal de enfermagem. O tempo de espera por atendimento chega a ser em torno de quatro horas. Devido à falta de estrutura do hospital, muitas vezes os pacientes de emergência são atendidos nos corredores, ao lado de seus acompanhantes. Faltam equipamentos e materiais necessários.
A carta ressalta que os seguranças do Hospital são contratados para preservar o patrimônio municipal e não para proteger os funcionários. Já foi necessário, inclusive, pedir ajuda à Polícia Militar, destaca.
O Cremesp encaminhou notificação e ofício ao secretário municipal de saúde de São Paulo, Cláudio Lottemberg, solicitando providências urgentes
a respeito.
Guaratinquetá
O Cremesp e a Associação Paulista de Medicina-Regional de Guaratinguetá publicaram em 21 de março, em um jornal local, Carta de Repúdio à Violência sobre a agressão física de um médico no Centro Pediátrico e Ortopédico daquela cidade, informou o conselheiro da região, Pedro Henrique Silveira.
Entre outros pontos, a carta diz: “Dirigimo-nos à população em geral, inconformados com o fato ocorrido (...) em 18/03/05, quando um profissional médico no exercício de sua profissão foi covardemente agredido por um adulto e seu filho adolescente (...) que serão chamados à responsabilidade e certamente terão que prestar contas à sociedade por tamanha transgressão aos direitos do cidadão”.
Novos membros de Comissões de Ética são diplomados
Trata-se de cerimônia que conta com a participação de conselheiros e delegados do Cremesp, responsáveis por entregar certificados aos escolhidos por seus pares a ocupar os respectivos lugares nas CEMs – representantes do Conselho nas instituições, voltadas a garantir o correto desempenho ético do exercício da Medicina.
Segundo a seção de Registro de Empresas, até o momento já foram registradas 728 novas Comissões paulistas – correspondendo ao total de 5.051 membros, entre efetivos e suplentes –, num processo eleitoral iniciado no ano passado no dia 18 de outubro, Dia do Médico. Conforme determina a Resolução CFM 1.657/02, as Comissões têm mandato de 30 meses, devendo estar presentes em todos os estabelecimentos onde atuam mais de 15 médicos.
Além da função judicante, as CEMs possuem atribuições educativas e preventivas, sugerindo e acompanhando modificações necessárias e supervisionando as condições de trabalho locais e, num plano mais amplo, da categoria em geral.
Desde o ano de 2002, as Comissões podem capacitar-se e aperfeiçoar-se por meio de curso específico criado pelo Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem). Informações a esse respeito estão disponíveis no Centro de Bioética do Cremesp, telefone (11) 5908-5647 e no site http://www.bioetica.org.br
Informações sobre como realizar o registro de CEM: seção de Registros de Empresas, fones (11) 5098-5650; 5908-5651; 5908-5652.