PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Isac Jorge Filho: "A polêmica do aborto e violência sexual"


ENTREVISTA
O imunologista e professor Júlio Voltarelli aborda procedimentos em pesquisa que envolvem células-tronco adultas e embrionárias


CONSELHO 1
Cremesp fiscaliza profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência


MOVIMENTO MÉDICO
A necessidade de aumentar as notificações de eventos adversos


POLÍTICA DE SAÚDE E ÉTICA MÉDICA
Norma Técnica do MS não prevê Boletim de Ocorrência para abortamento legal


ENSINO MÉDICO
A pauta principal do encontro de Tarso Genro com entidades médicas foi a abertura de novos cursos de Medicina no país


MOBILIZAÇÃO
Cremesp participa de Ato Público que reuniu cerca de 2 mil pessoas contra a MP 232


DIA DA MULHER
Jovens médicas recém-formadas contam porque escolheram a Medicina como profissão


ATUALIZAÇÃO
Atendimento às vítimas de trauma: treino deve começar na Universidade


CONSELHO 2
Acompanhe a participação do Conselho em eventos importantes para a classe, realizados no mês de março


NOTAS 1
Alerta Ético


NOTAS 2
A retenção de honorários médicos


HISTÓRIA
Homenagem ao médico patologista Mário Rubens Guimarães Montenegro


GALERIA DE FOTOS



Edição 211 - 03/2005

CONSELHO 2

Acompanhe a participação do Conselho em eventos importantes para a classe, realizados no mês de março


Agenda

“A Aids no feminino”

No dia 10 de março aconteceu no auditório do Cremesp o debate “A Aids no Feminino” promovido pela Grupo Pela Vidda, ONG que atua na luta contra a Aids, com o apoio do Conselho. Participaram do evento, que contou com grande número de presentes, o infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e conselheiro do Cremesp, Caio Rosenthal; o psicanalista e colunista do jornal “Folha de S.Paulo” Contardo Calligaris e da fundadora do Movimento Latino-americano e Caribenho de Mulheres Vivendo com HIV/Aids e do Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas, Nair Brito. Neste site você encontra a cobertura completa do evento.

Conselho visita Fmusp

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho participou de reunião para conhecer os membros da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp). A visita à Faculdade aconteceu em 25 de fevereiro. A Congregação é o órgão máximo da Fmusp. É formada por 99 membros entre diretor; vice-diretor; presidentes das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Comissão de Pesquisa, Comissão de Cultura e Extensão Universitária; chefes dos Departamentos; representantes dos professores associados, doutores, assistentes e auxiliares de ensino, discentes e servidores não-docentes.

Agenda dos Conselheiros

- Solenidade de entrega de Carteira Profissional de Médico e Identidade Médica, dia 24 de fevereiro, na Delegacia Regional do Cremesp em Santo André, com a presença do vice-presidente, Desiré Carlos Callegari.
- Reunião da IV Campanha “Doe Sangue” com a participação do vice-presidente, Desiré Carlos Callegari, dia 24 de fevereiro, na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.
- Reunião entre os conselheiros Henrique Carlos Gonçalves, José Henrique Andrade Vila e o advogado Antonio Couto, especialista em pesquisa sobre o trabalho médico, para discutir ações conjuntas que limitem a indústria de indenização contra médicos, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, dia 25 de fevereiro.  - Solenidade de entrega de Carteira Profissional de Médico e Identidade Médica, dia 28 de fevereiro, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, com a presença do diretor das Delegacias do Interior, Kazuo Uemura.

Delegacias

Delegados fazem curso para aperfeiçoar sindicâncias


Com o objetivo de aprimorar as sindicâncias instauradas no Cremesp, os delegados da Casa fizeram um curso de capacitação, nos dias 26 de fevereiro e 5 de março. Sindicância é o expediente inicial aberto pelo Conselho para apurar as denúncias recebidas. Nessa fase são ouvidos denunciantes, denunciados, testemunhas e analisados os documentos e provas. É determinante para a abertura de processo disciplinar ou arquivamento da denúncia. Seguindo o manual didático de orientação preparado pelo Departamento Jurídico do Cremesp, foram apresentados aos participantes o conceito e o início do processo de sindicância, de conciliação entre as partes, apresentação de provas, elaboração do parecer inicial, prescrição da pretensão punitiva e do sigilo processual.

Participaram do curso inicial, em 26 de fevereiro, 31 delegados do interior. O coordenador das delegacias do interior, Kazuo Uemura, destacou a necessidade de maior atenção às partes expositiva e conclusiva de uma sindicância como fundamental para todo expediente. “Os delegados foram instruídos a seguir formalidades jurídicas e éticas que podem caracterizar as possíveis infrações ao Código de Ética Médica e fazer com que a sindicância seja transformada em processo disciplinar”.  

De acordo com o diretor das delegacias da capital, Antonio Pereira Filho, o curso do dia 5 de março contou com a presença de 46 delegados atuantes na cidade de São Paulo. “Esperamos que, a partir do curso, os delegados estejam mais aptos a desenvolver essa atividade judicante do Conselho, tornando mais eficiente a condução dos expedientes de denúncia”.  
Além de Pereira e Kazuo, o primeiro-secretário do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, também colaborou com os curso.

Cremesp amplia delegacia da Zona Norte

A Delegacia Metropolitana do Cremesp da Zona Norte da capital foi ampliada e passou a contar com mais duas salas, uma para os delegados e outra para audiência, além da recepção e de atendimento ao público que já existiam. No local também foi instalado um novo computador, que futuramente contará com Internet para acesso do público médico. A subsede foi reinaugurada em três de março em cerimônia que contou com a presença do vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari; do coordenador das delegacias da capital, Antonio Pereira Filho e do conselheiro João Ladislau Rosa, além de delegados do Cremesp e autoridades locais.

Segundo Antonio Pereira Filho, “o aumento da área física das delegacias é uma diretriz atual do Cremesp, para garantir mais agilidade aos serviços e maior conforto aos médicos”.

Onde fica:
Rua Conselheiro Saraiva, 306, 19° andar, cjs. 191 e 192, Santana, São Paulo.
Atendimento:
das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Telefones: (11) 6950-9251 e (11) 6972-9775
E-mail: drrno@cremesp.org.br


Nota de falecimento

Faleceu o psiquiatra e delegado do Cremesp na cidade de Campinas, Albert Zeitouni, vítima de enfarte, no dia 6 de março. Nascido no Egito, Zeitouni tinha 57 anos e era formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.


Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 287 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.